SEGUIDORES

segunda-feira, 12 de julho de 2010

A IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO.

Atual Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
Foto Mariana Andrade Corrêa- julho/2009.
Atual Matriz Nossa Senhora do Patrocínio- Junho/2009
Foto: Ana Rúbia e Camila Eliane.
Rancho Alegre na Praça da Matriz- data desconhecida.
Foto cedida por Wesley Patrick F. Barbosa.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio demolida em 1935.

O nosso arraial começou com a construção de uma capelinha coberta de palhas de indaiá , em 1842, onde mais tarde se ergueu a primeira Igreja Matriz e hoje se encontra a segunda.

Em 1852 surgiu o projeto de contrução da nossa primeira Matriz sendo que a obra durou de 1856 a 1864 e seu construtor foi o Mestre Felício.

Motivo de orgulho para a população, o templo tinha duas torres e uma arquitetura harmoniosa se destacando diante das igrejas de Dores do Indaiá e Pitangui.

Em 1935 a velha Igreja foi substituída pela que temos hoje e com isso a nossa história começou a ficar apenas no papel e nas velhas fotografias.

A peça mais importante da igreja é a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio, que, de acordo com as informações da paróquia , foi importada da cidade portuguesa do Porto e doada para a cidade, em 1881, pelo Barão de Caldas e objeto de tombamento pelo Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Abaeté.

Na entrada do templo num armário de vidro podemos ver a Virgem Maria e o Senhor dos Passos. Há também uma imagem de Nossa Senhora da Aparecida, negra, de madeira, de cerca de 40 centímetros de altura.

Fonte: OLIVEIRA, JOSÉ ALVES DE.- História de Abaeté temperada com um pouco de sal e pimenta.- Belo Horizonte, Impr. Oficial, 1970, 8vo, 497 pp., il., brochura.

http://www.almg.gov.br/publicacoes/SaoFrancisco/historico.pdf

2 comentários:

Unknown disse...

Não tem mais fotos da Igreja antiga, queria fazer uma comparação das reformas realizadas

Unknown disse...

Alguém tem informações sobre um caixao que está na sacristia da igreja?