SEGUIDORES

quinta-feira, 15 de julho de 2010

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

Imagem de Nossa Senhora do Rosário feita pelo artista abaeteense Zé Juca.
Foto: Mariana Corrêa- julho de 2009.
Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Foto: Mariana Corrêa- julho de 2009.

Festa de Nossa Senhora do Rosário- 11/07/2010
Foto: Wesley Patrick Ferreira Barbosa.

Festa de Nossa Senhora do Rosário-11/07/2010
Foto: Wesley Patrick Ferreira Barbosa.
Festa de Nossa Senhora do Rosário-11/07/2010
Foto:Wesley Patrick Ferreira Barbosa.

Festa de Nossa Senhora do Rosário- 11/07/2010
Foto: Wesley Patrick Ferreira Barbosa

Festa de Nossa Senhora do Rosário- 11/07/2010
Foto: Wesley Patrick Ferreira Barbosa.

Também conhecida como congado ou até mesmo por congo, a congada é uma dança popular folclórica de motivação africana.

Em Abaeté, a primeira guarda, o "Congo Real", foi fundada em 1930 mas a primeira sede da Associação do Congado Nossa Senhora do Rosário foi fundada em 1979 e localizava-se na rua Dr. Antônio Amador, na casa do seu presidente, o senhor Manoel Carvalho. Era formada por apenas duas guardas: Catupé e congo Real.

Hoje a sua sede está localizada na avenida Joaquina do Pompéu, 851.

Essa festa ocorre todos os anos , sempre no primeiro domingo do mês de julho ( com raríssimas exceções) e conta com a presença de várias cidades para tornar o evento ainda mais bonito.

6 comentários:

Ğïsä disse...

Como vim de Belo Horizonte,não conhecia esses tipos de festas de interior,fico deslumbrada com tudo que acontece aqui,achei tão interessante as pessoas se dedicarem por inteiro a essa festa e também os dançantes e principalmente os que vem de outras cidades, gostei muito.

MMS Consultoria Educacional disse...

Parabéns pela iniciativa de criar um blog sobre a história da nossa cidade menina.

EDINHO disse...

TÔ COM RAIVA , VC NÃO FOTOGRAFOU MINHA GUARDA;
BRINCADEIRA , FICOU OTÍMA A POSTAGEM .
MAIS A FESTA AGORA SERÁ SEMPRE NO SEGUNDO FIM DE SEMANA NÃO NO PRIMEIRO COMO ERA;POIS FOI DECRETADO FERIADO MUNICIPAL NA SEGUNDA SEGUNDA-FEIRA DO MÊS DE JULHO PARA O ENCERRAMENTO.ABRAÇOS

Arruda disse...

Edinho, sua guarda não foi fotografada porque as fotos tiradas neste ano não ficaram boas. No próximo ano, todas as guardas serão fotografadas, estou apenas iniciando meus registros. Obrigada pela visita e pelas informações sobre a festa. Abraços.

Unknown disse...

A melhor guarda de Abaete foi Fotografada ; Que eh a guarda Catupe do Pandeiro .... Essa e a guarda que mais bem representa Abate a guarda do TOe Foeiro

pedagogia disse...

Caro Michael e demais colegas,
Bom dia! Temos que tomar alguns cuidados ao tecermos certos comentáros e lembrarmos da história e memória de um povo, digo-lhes que não há Guarda de Congados "melhor/pior; feia/bonita e etc", há uma manifestação Cultural e Religiosa muito forte e bonita do povo de Abaeté/MG, representada e apresentada pelos Congadeiros de Abaeté para que tanta beleza da nossa História e memória seja apresentada ao mundo. Vamos valorizar o que temos em nossa cidade. Parabenizo as meninas por este BLOG, que traz algumas informações tão belas e positivas sobre a nossa cidade e nosso povo, qualquer informação, contem comigo, inclusive tenho alguns materiais sobre todas as Gurdas de Congados de Abaeté e do nosso país, sou de Abaeté, faço parte da ACNRA, resido em Contagem, sou graduado em História e escrevi a minha MONOGRÁFIA com o Tema: "Congado: Uma manifestação de cultura e fé do povo da cidade de Abaeté/MG". Qualquer duvida enviem msg. para o meu email: carlos.historiador.pereira08@gmail.com ou visitem o meu ORKUT (carlitos pereira). Abraços e estou a disposição.