SEGUIDORES

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SENADOR SOUZA VIANA.

Fonte: Arquivo da E. M. " Senador Souza Viana".

Dr. José Cândido de Souza Viana, mais tarde Senador Souza Viana, nasceu em Curvelo (MG) no dia 07 de novembro de 1855 e faleceu no dia 11 de fevereiro de 1943 em Abaeté (MG).

Cursou Medicina no Rio de Janeiro tendo se formado em dezembro de 1882.


Fonte: Arquivo da E. M. " Senador Souza Viana".

Em junho de 1888 foi agraciado pela princesa Isabel com o título de Oficial da “Ordem da Rosa” pelos relevantes serviços prestados durante a epidemia da varíola.
Fonte: Arquivo da E. M. " Senador Souza Viana".
Obs.: A Imperial Ordem da Rosa é uma ordem honorífica brasileira criada pelo imperador Dom Pedro I para perpetuar a memória de seu matrimônio com D. Amélia de Leuchtenberg e Eischstaedt . O desenho foi idealizado por Jean – Baptiste Debret e segundo alguns historiadores o artista teria se inspirado nos motivos de rosas que ornavam o vestido de D. Amélia em retrato que lhe fora enviado da Europa, ou com o qual teria desembarcado no Rio de Janeiro ou ainda nas flores do vestido de casamento.
Esta Ordem servia para premiar militares e civis, nacionais e estrangeiros, que se destacassem por sua fidelidade à pessoa do imperador e por serviços prestados ao Estado, e comportava um número de graus superior às outras ordens brasileiras e portuguesas, então existentes.
De 1829 a 1831 o imperador D. Pedro I concedeu apenas 189 insígnias, mas D. Pedro II, em seu extenso período de reinado ( 1840-1889) chegou a agraciar, com esta ordem, 14.284 cidadãos.
"http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperial_Ordem_da_Rosa"

Casou-se com Dona Faustina de Oliveira Campos filha de Teófilo Ezequiel de Oliveira Campos e de dona Faustina Carolina Álvares da Silva ( filha do barão do Indaiá) com quem teve três filhos: Alda, Oscar e José Vianna.

Fixou residência em Abaeté em 1892.

Entrou para a política municipal em 1897 e foi eleito presidente da Câmara dos Vereadores e Agente Executivo sendo reeleito por vários mandatos. Posteriormente foi eleito Senador da República.

Foi responsável pelo planejamento da cidade sendo a planta feita pelo engenheiro Dr. Francisco Palmério ( pai do escritor Mário Palmério).

Com o apoio do Dr. Argemiro Itajubá instalou os moinhos de vento para o abastecimento de água na cidade. Os moinhos foram instalados em quatro pontos diferentes sendo um deles no Largo da Matriz e outro no Largo do Comércio.
Fonte: Largo do Comércio - data desconhecida.
Arquivo R. Arruda.

O Senador Souza Viana não era abaeteense mas aqui construiu a sua história e ajudou a construir a história da nossa cidade: como médico, administrador ou simplesmente como cidadão.

6 comentários:

MMS Consultoria Educacional disse...

Cada vez que entro neste blog me deparo com uma novidade e cada vez mais me orgulho de acompanhar este trabalho maravilhoso.

Escola Senador disse...

Navegando pela internet encontrei este maravilhoso blog.
Parabéns!
Que Lindo!
Eliana.

Escola Senador disse...

Adoro entrar neste blog. Fico encantada com tantas novidades. Parabéns pelo trabalho.

Arruda disse...

Olá Eliana,obrigada pela visita e pelos comentários sobre o blog. Deixe também sugestões de postagens pois em conjunto podemos registrar melhor a história de Abaeté.Abraços.

Anônimo disse...

Meu Bisavô foi um grande Homem que trouxe muitos benefícios para a Nossa Cidade.

Unknown disse...

Bom dia! Por favor gostaria de saber mais sobre a Historia do Senador Souza Vianna!