SEGUIDORES

domingo, 30 de janeiro de 2011

JOÃO DO RETIRO E DONA FLORINDA.

" É um amplo e sincero diálogo em torno da nossa própria identidade histórica e cultural da qual nós tanto nos orgulhamos..." ( Silvana de Sousa Lino)

Simplesmente Fazenda é o nome do livro organizado e idealizado por Silvana de Sousa Lino que com muita paciência e dedicação pesquisou a história dos seus avós, João do Retiro e Florinda, presenteando a todos com esse registro tão importante.

O lançamento aconteceu dia 29 de janeiro no Salão do Parque de Exposição com muita música e muita dança pois ser “retiro” é também ser um "pé de valsa".

São 353 páginas e quase mil fotos além de documentos recolhidos em arquivos, cartórios, serviços de imigração, igrejas, mosteiros e com a própria família. Um registro importante para os descendentes e também para todos que amam e pesquisam a história de Abaeté.

Uma das maiores famílias do centro oeste de Minas Gerais o casal deixou 17 filhos, 110 netos, 225 bisnetos e 220 trinetos sendo que a obra traz o registro de 10 gerações resgatando a trajetória da família Retiro e da família Boa Vista.

Brasão da família. Fonte: Foto R. Arruda- 29/01/2011.

O Brasão foi criado para o 4º Encontro da família por Newton de Sousa Lino Filho (bisneto) e confeccionado em Morada Nova de Minas por sua aluna de Artes, Magda.

Significado do Brasão:
Coroa- expressa dignidade e poder, também bucolismo.
Cavalos- significam força e virilidade.
Alianças entrelaçadas- união.
Letras JR e F- iniciais dos nomes de João do Retiro e Florinda.
Café e milho- principais plantações da fazenda.
17 botões e rosas- simbolizam os filhos.

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu me lembro do meu pai(João Latalisa)falar sobre a fazenda de João do Retiro....
nascí em Abaeté em 1948...
Muito obrigada por fazer lembrar do tempo que viví
em Abaeté....

Anônimo disse...

Adorei ver Abaeté...lembrar de tantas coisas me fez muito bem...
Ver a rua Dr.Amador onde morei e passei por bons momentos e lembranças...eu me ví em cada cantinho desses...
Muito obrigada,Maria das Graças Latalisa(Fizinha)

Arruda disse...

Olá Maria das Graças, obrigada pela visita e pelos comentários. Continue visitando o blog dando também sugestões de postagens e me ajudando a registrar a história da nossa cidade. Você e sua família também fazem parte dela e fique à vontade para comentar, sugerir e escrever inclusive sobre a época em que vivia aqui. Abraços.

Escola Irmã Maria de Lourdes" disse...

Rita, gostei muito da postagem feita sobre o lançamento do livro "Simplesmente Fazenda".
São registros como esses, que valorizam nossa História. O trabalho no blog está ótimo. Parabéns!
Prof. Sérgio Teodoro, descendente da família de João do Retiro e Florinda
Abaeté, 18/02/2011

Silvana disse...

Agradeço muito a PROFESSORA RITA pela postagem e agradeço os comentários feitos pelas outras pessoas... Fico feliz e só quero que não deixem a história de Abaeté se perder e nem a história das famílias que formam nossa comunidade...

Anônimo disse...

Gostaria de postar fotos de fazendas antigas da região. Posso mandar para você ou como posso fazer?

Arruda disse...

Já estou aguardando ansiosa as fotos das fazendas antigas da região ...Com certeza vai ser uma bela postagem.Fico muito feliz por você me ajudar a registrar a história do nosso município e gostaria que essa parceria continuasse através de sugestões, fotos, documentos, testemunhos...
Abraços.

Arruda disse...

Olá Silvana!
Obrigada pela visita , pelo comentário e pelo livro que com certeza é uma excelente fonte histórica para todos que estudam e amam Abaeté.A sua iniciativa muito nos orgulha!
Abraços.

Arruda disse...

Sérgio,
Obrigada pelo comentário carinhoso. Continue visitando o blog e contribuindo no registro da nossa história.Abraços.

Anônimo disse...

Rita, Posso enviar as fotos paraseu email? Rentei postar neste email aqui e naõ consegui...

Anônimo disse...

Enviei muitas fotos de fazendas da região. Se possivel inclua. Acho que é interessante. Abraços...

Anônimo disse...

Silvana,
Me chamo Silvana da Cunha Lemos Noronha.
Meus pais são de Abaeté, Expedito Justiniano de Noronha e Arilma da Cunha Lemos e eu soube que você cita muitos antepassados meus no início do seu livro, os Noronha, como posso adquirir um exemplar do seu livro para completar minha genealogia?
Parabéns pela iniciativa e muito obrigada!

Anônimo disse...

Arruda,

Meu pai também escreveu um livro intitulado: Vida ou Foi Sonho? mas não é sobre Abaeté.
Gostaria de saber se, por ele ser Abaeteense vocês se interessariam em divulgá-lo aqui?

Silvana da Cunha Lemos Noronha

Anônimo disse...

Silvana, realmente nossos antepassados são os mesmos e Noronha é uma mesma família em todo o Brasil. Quando estava pesquisando soube que seu pai estava com alguns dados mas não consegui o contato. Ainda restam alguns exemplares do livro e se quiser é só me mandar seu endereço que envio pra você. Obrigada por se interesar. Meu email silvanalino@rapidus.com.br. Abraços, Silvana de Sousa Lino

Arruda disse...

Olá Silvana,
Obrigada pela visita e pelos comentários no blog.Quanto ao livro Vida ou Foi Sonho? terei imenso prazer em divulgá-lo.Esse espaço foi criado para aproximar os abaeteenses e valorizar tudo que diz respeito à nossa cidade e ao nosso povo.O meu e-mail é arruda.rita.historia@gmail.com
Aguardo notícias. Abraços.

HELIO VIANA disse...

Como faço para poder adquirir o livro para dar de presente para o meu Filho. Pois ele é descendente da Família do João do Retiro. Helio Viana