SEGUIDORES

quarta-feira, 13 de junho de 2012

VIVA SANTO ANTÔNIO DAS TABOCAS!!!


Fonte: Foto de Robson Valadares- junho/2012-povoado de Tabocas- Abaeté MG

Pela primeira vez fui a pé até o povoado de Tabocas junto com os romeiros, pagadores de promessas ou simplesmente caminhantes como eu em agradecimento às bençãos e carregando no coração um profundo e grande afeto ao santo.

Levantei bem cedo e sai andando devagar sentindo falta da luz do dia e preocupada com os treze quilômetros que teria que vencer para alcançar a capela de Santo Antônio em Tabocas.

Dezenas... Centenas de pessoas... algumas descalças, outras vestidas de Santo Antônio, com olhos vendados, sem conversar, andando "de fasto" como dizem os mineiros, ou seja para trás...

Em alguns pontos bandeiras do Brasil e velas queimando.

Adolescentes falantes, senhoras... Cada um mostrando a sua fé e buscando proteção...

O chão de terra batida já refletindo os raios de sol ia anunciando a manhã com sabor de infância e travessura ao mesmo tempo que saudava o sucesso da minha empreitada e dos meus companheiros de caminhada que iam vencendo o cansaço contando causos de Santo Antônio, da devoção ao santo, das graças alcançadas...

À medida que o tempo passava os pés que andavam descalços ganhavam algumas bolhas mas o que importava mesmo era cumprir a promessa e chegar logo à capela. E eu ia registrando a religiosidade do nosso povo, atenta a cada palavra, a cada gesto ou a cada sorriso.

Durante o trajeto contamos com mãos carinhosas que nos serviram um café quentinho,pão com carne, salgados, pão de queijo, tareco, água e calor humano.

Andei, andei, andei mas afinal avistei a praça com a enorme imagem de Santo Antônio esculpida pelas mãos habilidosas do artista abaeteense Zé Juca.Parada obrigatória para rezar, acender uma vela, tocar o santo, agradecer, pedir proteção...

Não demora e já estou diante das águas límpidas do córrego Tabocas e a um passo do palco da festa em homenagem ao nosso santo casamenteiro e milagreiro.

Oito horas da manhã. Capela cheia. Os fiéis vão chegando e se acomodando para a missa que vai ser rezada ao ar livre daqui a pouco.

À tarde  missa e procissão.Água benta e muita fé.
Viva Santo Antônio!!!








Fonte: Fotos  Rita Arruda - 13/06/2012-


Fonte: Foto de Robson Valadares -12/06/2012- Povoado de Tabocas- Município de Abaeté MG


A fogueira , uma tradição da festa em Tabocas, é feita dia 12 de junho com muito esmero, minúcia e deixa os corações ainda mais apaixonados no dia dos namorados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu irmão comprou uma chácara lá , perfeita pra descansar