SEGUIDORES

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A FAMÍLIA ARRUDA !!!

Segundo pesquisas feitas por Maria de Lourdes Mendonça (nossa querida Dona Maricas) que ficaram registradas no livro O MEU SONHO DE CRIANÇA, o sobrenome Arruda foi usado para fugir da perseguição acometida contra os judeus. Segundo ela " O Embaixador flamengo Wallensteir da corte de Felipe II da Espanha casou-se com Maria del Campo, dama da corte,tendo com ela três filhos. Um dos filhos do embaixador foi para Portugal e anos depois veio para o Brasil com o sobrenome Arruda, fugindo da perseguição dos portugueses, pois ele era judeu."

Aqui no Brasil, os Arrudas se dividiram em três grupos sendo que a nossa família juntou-se aos bandeirantes e veio para Minas Gerais, seguindo de barco pelo rio São Francisco, vindo a residir no povoado de Nossa Senhora da Abadia, hoje Martinho Campos.

Ainda segundo Dona Maricas o senhor Balbino Dirino Arruda se casou com Maria Balbina com com teve três filhos:
1- João Alexandrino Arruda ( Nego Arruda)
2- Augusto Dirino Arruda
3- Maria Balbina Arruda

Balbino Dirino Arruda faleceu ainda muito jovem, deixando seu filho mais velho com apenas nove anos de idade.

Maria Balbina casou-se pela segunda vez com seu cunhado Herculano Dirino Arruda e teve mais três filhos:
1- Luiz Dirino Arruda
2- Alzira Arruda de Melo ( Zica)
3- Agenor Dirino Arruda

Herculano ainda teve mais filhos: 
1- Teotônio Dirino Arruda
2- Josafat Dirino Arruda


João Alexandrino Arruda ( Nego Arruda)     

                   
Fonte: Foto de Nego Arruda e sua esposa Maria Quirino Arruda- 1947- feita por parentes em visita a sua fazenda Bom Jardim.

Fonte: Foto de 1947 - sede da Fazenda Bom Jardim

Fonte: Fazenda do Nego Arruda. Na foto de 1947 aparece Zélia ( filha de Josafat Arruda) e Nini ( neta do Nego Arruda) 
Fonte: Foto de 1947- Zélia, Maricas, Ângela e Nini no Córrego Bom Jardim.

Aos dezoito anos, Nego Arruda casou-se com Maria Quirino e teve os seguintes filhos:
1- Maria Alexandrina Arruda
2- Maria Alexandrina Arruda de São José
3- José Alexandrino Arruda
4- Antônio Alexandrino Arruda ( meu avô)
5- Maria Marieta Arruda

Além de trabalhar com a terra o bisa Nego Arruda era "curador"  atendendo um grande número de pessoas ao longo da sua vida. Tinha livros de medicina e instrumentos que utilizava com maestria. Era comum receitar os famosos purgantes que a meninada tanto odiava.

15 comentários:

Flávia Arruda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
joana disse...

História maravilhosa, procuro por pistas de meus antepassados,minha avó se chamava Maria José Arruda.De Carangola MG

Rafael Arruda disse...

Olá, tudo bem? Você tem mais informações sobre Herculano Dirino Arruda? É meu tataravô. Seu filho, Luiz Dirino Arruda, é pai do meu avô, Laerte Dirino Arruda. Gostaria de saber se existe uma espécie de árvore genealógica da família. Grato. E parabéns pela pesquisa!

Unknown disse...

Sou Rosiny Rosa de Arruda nesta de Belarmino Pereira de Arruda,que eram de um povoado chamado vila Pereira aí em Minas Gerais. Vinheram pro Sul do Pará precisamente Rondon do Pará. Será que fazemos parte desta mesma família?

Luiz Viana david disse...

Alzira Dirino Arruda, de apelido familiar "Zica", na verdade se chamava LUIZA. Ela se casou nos primeiros anos do Século XX, com o maestro e professor de música Emidio de Melo, natural de Pará de Minas e se mudou para esta cidade com o marido. Foi a minha avó. Eu sou filho de Maria José de Melo (Zinha) que teve os seguintes irmãos: Emidio de Melo Filho, Luiza, Maria Luiza, Maria do Carmo (Quinha) , Maria Clara (Mariinha) e José Júlio. Minha mãe faleceu em 2003, foi casada com José David Neto, meu pai.

Unknown disse...

Gostaria de achar meus parentes Arruda

Rodnei Arruda Gomes disse...

Olá, matéria super interessante, também sou Arruda e minha família é de Abaeté - MG. Gostaria de saber mais sobre o assunto. Poderia me ajudar?

Rafael Arruda disse...

Luiz Dirino Arruda foi pai do meu saudoso avô, Laerte Dirino Arruda. Gostaria de saber mais sobre as origens da família! Muito legal. Abraços.

Arruda disse...

luiz Viana david sua avó Zica era irmã do meu bisavô João Alexandrino Arruda, mais conhecido como Nego Arruda.

Arruda disse...

Rafael Arruda, Luiz Dirino Arruda era irmão do meu bisavô João Alexandrino Arruda, mais conhecido como Nego Arruda.

Arruda disse...

Rodnei Arruda à disposição para pesquisar sobre a familia Arruda.

Rafael Arruda disse...

Existe uma árvore genealógica da família Arruda em Abaeté? Gostaria de saber e, se possível, contribuir com informações! Obrigado.

luanmd disse...

Rafael Arruda, devemos ter algum parentesco. Sou Luan Arruda, filho de Luiz Arruda, que é filho de Luiz Dirino Arruda Filho que, por sua vez, é filho de Luiz Dirino Arruda.

Rafael Arruda disse...

Olá, Luan, tudo bem? Imagino que somos primos sim. O Luiz Dirino Arruda Filho por acaso é o Lulu? Cheguei a conhecê-lo em uma visita a Abaeté, há muitos anos. Meu avô, Laerte Dirino Arruda, ainda era vivo. Imagino que tenha sido em 2002, quando eu tinha de 9 para 10 anos de idade. Bons tempos! Abraço.

Rafael Arruda disse...

Olá, Luan, tudo bem? Imagino que somos primos sim! Por acaso o seu avô era conhecido como Lulu? Lembro-me de ter ido à casa dele em Abaeté quando meu avô Laerte ainda era vivo, no ano de 2002. Bons tempos! Abraço.