SEGUIDORES

sexta-feira, 29 de abril de 2016

ABRIL... MUITAS DATAS A COMEMORAR!!!

Jogral sobre as datas do mês de abril ,escravidão e abolição.

A- A história que vocês vão ouvir é verdadeira e começa no ano de 1500. Diariamente ela é contada e cantada por poetas, violeiros, músicos, escritores,professores... e por todos nós, brasileiros e brasileiras.

B- Há muito tempo atrás, antes da chegada de Pedro Álvares Cabral, esta terra possuía águas limpas e volumosas, florestas exuberantes e uma fauna rica e variada . Era a terra das palmeiras onde cantava alegre o sabiá... (Aquarela do Brasil)

A- E vivendo neste cenário encantado estava o indígena: que não tinha moedas mas tinha riquezas como o bem- viver, não conhecia a fome, a miséria e a violência.

B-Os portugueses, essa raça de homens de pele branca, ignoraram os povos que aqui viviam em total harmonia com a natureza .Chegaram e trataram logo de verificar se na terra havia ouro ou qualquer outra riqueza.(Carimbó português)

TODOS-Assim começa a história do Brasil.

A- Só que a história muitas vezes é cruel: deixa manchas de sangue , dor e sofrimento.

B- Primeiro os indígenas. Foram chamados de preguiçosos, pagãos e selvagens. Foram considerados obstáculos ao desenvolvimento.

A- Muitos deles morreram numa luta desigual : arco e flecha contra balas capazes de despedaçar castelos de mármore .
B- Foram obrigados a abandonar a sua cultura, os seus deuses, a sua terra e aceitar uma nova religião, uma nova maneira de viver.(cara de índio- Djavan; índios da legião urbana;cachimbo da paz-Gabriel pensador;Baila comigo-Rita Lee; Vamos brincar de índio-xuxa )

A- Depois os negros. Milhões de homens e mulheres foram arrancados do seu continente.

B- Novas matanças, escravidão e tortura. Trabalho pesado e humilhante. Mas o homem-mercadoria não se curva e vai à luta. Conserva a custo um pouco da cultura da África distante.(som do berimbau ou capoeira)

A- Com o passar dos anos a exploração aumenta mas também cresce no peito o sentimento de liberdade. Cresce a vontade de voar livre sem as amarras de Portugal.

B-Oh Minas Gerais... Minas das montanhas, dos montes, das estradas reais. ( Seio de Minas- Paula Fernandes)  
  
A- Minas Gerais dá o exemplo e a Inconfidência Mineira se torna um marco na história. Poetas são exilados ,há prisões e morte.

TODOS - Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes , deixa o exemplo.

B - Os negros também sonham com a liberdade. Depois de muita luta, uma princesa chamada Isabel , assina a lei colocando fim a uma instituição que perdurou nas terras brasileiras por quase quatro séculos. Fim da escravidão, mas não do preconceito, da discriminação e da exclusão.

A- E assim vai sendo escrita a nossa história. Com o cheiro forte de sangue, mas também com o verde da esperança, com a garra de um povo que sabe ser brasileiro e que não desiste nunca.

B- Em 1960 , o interior do país se transforma e uma cidade planejada e bela surge no interior do sertão.

A- Brasília. 41 meses para construir a cidade dos sonhos, da esperança e comunhão dos três poderes. Cidade , onde são traçados os rumos do nosso país, da nossa gente.( Te amo Brasília- Alceu Valença)

B- Abril: tantas datas a comemorar. Uma infinidade de reflexões a fazer. Um mundo a ser redescoberto.

A- O livro, esse velho conhecido e quase sempre esquecido nas prateleiras, oferece o saber que pode fazer dessa gente brasileira uma nação gigante, forte e livre.

B-Com letras grandes ou pequenas, folhas amareladas ou não,ele te faz sonhar, querer ir além do rio Marmelada, saber um pouco mais da sua terra, buscar respostas, rir, chorar, sonhar... (Livros- Caetano Veloso ;O Caderno-Toquinho)

A- E assim vai sendo escrita a nossa história... Lá no sertão, nas grandes avenidas, nas ruas pacatas das cidades do interior, nas escolas grandes ou apenas improvisadas, no rosto da criança à espera da merenda gostosa, nos computadores de última geração ...

B- E assim vai sendo construído o nosso país. Com brasileiros querendo crescer e mostrar que somos capazes de mudar o rumo da história.

(Um ou dois alunos declamam o início do Hino Nacional)

Nenhum comentário: