SEGUIDORES

sábado, 30 de janeiro de 2010

LOCALIZAÇÃO DE ABAETÉ - MINAS GERAIS - BRASIL.


Abaeté está localizada próxima à Represa de Três Marias e é cortada pelo Rio Marmelada.
Fica a 220 Km de Belo Horizonte pela BR- 040, via Pompéu e Martinho Campos.
Limites do município de Abaeté:
Ao norte- Paineiras.
Ao sul- Quartel Geral.
A leste -Pompéu e Martinho Campos.
A oeste- Cedro do Abaeté.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

FOTOS ANTIGAS DE ABAETÉ

... Eu não vi minha cidade com os postes no meio da rua iluminando preguiçosamente juras de amor, não rezei na pequena Matriz de duas torres, não conheci o Posto de Higiene mas brinquei e namorei nos bancos da Praça Rui Barbosa, comprei 'decalques' na livraria de Dona Anita Cordeiro e morei na Rua Dr. Antônio Amador nos anos dourados da minha adolescência ...

Santa Casa de Misericórida- Avenida Barão do Indaiá com Rua Frei Orlando.

Hotel Tuffi - Avenida Getúlio Vargas.
Antiga Avenida Getúlio Vargas.
Escola Normal Antiga Rodoviária- Avenida Simão da Cunha com Rua Jáder Moura. Livraria-residência de Dona Anita Cordeiro.Já demolida. Antiga Praça da Prefeitura. Rua Dr. Antônio Amador por volta de 1970. Viação Sertaneja. Praça do Cruzeiro- data desconhecida. Posto de Higiene localizado na antiga Avenida Delfim Moreira com rua Frei Orlando. Casarão na Praça da Matriz que funcionou como escola - já demolido. Banco de Abaeté. Desfile perto do Antigo Casarão demolido em 2009. Antiga Praça Rui Barbosa- atual Praça Dr. Canuto. Essas fotos fazem parte de um arquivo que comecei em 1996, época em que iniciei meus estudos sobre a cidade.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ABAETÉ, MINHA CIDADE

Praça Dr. Canuto.
Foto: Ana Rúbia e Camila Eliane. Junho/2009


Nasci, cresci e ainda moro em Abaeté, tendo me ausentado por poucos anos.

Como estudiosa da História sempre guardei pequenas e velhas lembranças da minha família e também dessa terra centenária que esbanja talento e hospitalidade.

Muito desse arquivo está apenas na lembrança das velhas jardineiras, do cinema com suas cadeiras de madeira ,da igreja de duas torres demolida em 1935, dos antigos casarões que escondiam e ainda escondem grandes segredos.

As fotografias que ainda restam mostram a cidade que foi derrubada para a construção de modernos edifícios, esmagando a memória que nem chegou a ser totalmente buscada e registrada.

Tudo na vida passa... mas fica a saudade da cidade em que se brincava nas águas do Marmelada, das crianças ensaiando com a Dona Lulu para coroar Nossa Senhora, das meninas subindo as escadas da livraria de dona Anita Cordeiro para comprar “decalques” e livros, dos passeios na sonda, da Maria do Mato, do Zé Barata, do “Arcibia” com suas barbas imensas, do Patrocínio...

Há muito tempo a estação ferroviária foi desativada, rodovias foram abertas e o asfalto aos pouco chegou trazendo com ele novas esperanças para o desenvolvimento da região, que possui hoje pouco mais de vinte mil habitantes.

Uma população ainda pequena e uma história menor ainda para uma cidade cujos filhos transbordam talento, brilho e sabedoria espalhando por onde passam a doce melodia do sucesso e a alegria de ser abaeteense.

Abaeté de chão abençoado, cidade iluminada que encanta os visitantes com o já tradicional carnaval, as animadas festas juninas, a grandiosa festa de Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio das Tabocas, exposição agropecuária e o Churrascão.

Cidade de artistas famosos e anônimos onde as Marias da terra tecem o seu belo artesanato com singeleza e beleza , e os Josés fazem imagens suntuosas, desenhando com mãos de anjo trabalhos geniais.

São milhares de pessoas fazendo uma história que merece ser contada, lembrada e guardada por todos que amam esse pedacinho do céu.

E esse é o meu objetivo: registrar a história desta cidade que muito se orgulha de suas praças, suas festas e principalmente de ter um povo alegre e hospitaleiro.