SEGUIDORES

domingo, 14 de fevereiro de 2010

HISTÓRIA DE ABAETÉ

HISTÓRIA...existem várias formas de guardá-la.
Uns pintam, outros escrevem, alguns gravam, outros tiram fotos...
Foi o que fez a bisa Chiquinha, que mesmo sem saber, guardou para mim um grande tesouro.


O povoamento de Abaeté teve início por volta de 1730.

Em 1840 quando acabou o garimpo oficial no rio Abaeté, os fazendeiros da região decidiram fundar um arraial que foi inaugurado dois anos depois com o nome de Arraial Novo de Nossa Senhora do Patrocínio da Marmelada dos Olhos D’Água.

Em uma capelinha coberta de palhas foi celebrada a primeira missa no dia da padroeira (comemorado no segundo domingo do mês de novembro).

Em 1848 o arraial foi elevado à categoria de Distrito de Paz da Marmelada pertencente à Pitangui.

No dia 1º de janeiro de 1873 passou à condição de vila com o nome de Vila das Dores da Marmelada.

Nesse meio tempo, a Vila foi elevada à categoria de Cidade, recebendo o nome de Abaeté, pela Lei 2.416, assinada pelo presidente da Província de Minas Gerais, João Capistrano Bandeira de Melo no dia 5 de novembro de 1877. Porém, a instalação da cidade ocorreu no dia 06/01/1879 conforme ata que se encontra transcrita no livro História de Abaeté.

Nos primeiros anos, o nome Abaeté era escrito com H, o que dava margens para algumas confusões. Escrevia-se Abaheté, Abaethé, Habaeté e até Habayeté.

Aos poucos, a cidade foi perdendo os seus distritos sendo que os últimos a se desmembrarem foram Paineiras e Cedro do Abaeté, em 1963.

O feriado municipal em 05 de novembro para comemorar a elevação da Vila à categoria de Cidade de Abaeté foi instituído em 1999 na administração de Gilberto de Sousa Soares ( 1997 a 2000).

Fonte: OLIVEIRA, JOSÉ ALVES DE.- História de Abaeté temperada com um pouco de sal e pimenta.- Belo Horizonte, Impr. Oficial, 1970, 8vo, 497 pp., il., brochura.
Arquivo pessoal.