SEGUIDORES

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

PRAÇA DE ESPORTES

Fonte: Arquivo particular do historiador abaeteense Antônio Campos de Abreu


ESPORTES:
PRAÇA DE ESPORTES
Prof. Lídio

Para a alegria e gáudio da população abaeteense, será inaugurada, no dia 1º de setembro próximo, a praça de esportes de Abaeté com o nome de Abaeté Esporte Clube (A.E.C.).

Nomeado por sua excelência, dr. Magalhães Pinto, para o cargo de presidente de nossa praça o sr. José Teófilo Marques Martins da Costa, rapaz trabalhador,honesto e desportista da (...), o mesmo convidou para formar a diretoria do clube as seguintes pessoas que aceitaram o cargo e tomaram posse em 11 de agosto andante: -vice-presidente:Manoel Ferreira Álvares da Silva (Lilico); 1º secretário: Lídio Lucas Pereira; 2º secretário:Antônio Pereira da Silva;1º tesoureiro: Sebastião Teixeira Chaves; 2º tesoureiro: frei Agnelo Dângelo; Diretor social:Cândido Alves Pinto Filho; Diretor de esportes: Ivan Moura Botelho.

A diretoria está trabalhando no sentido de dar os retoques finais na praça, para a inauguração, e pede aos sócios fundadores que paguem sua joia até o final do mês.

Já foram convidados 180 pessoas que são os sócios fundadores do clube, as quais receberão suas carteiras provisórias de sócio até o fim deste mês.

Para que tenha a população de Abaeté uma mente sã em um corpo sadio aí está nossa praça de esportes.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DIA DA ÁRVORE X ARBORIZAÇÃO DA CIDADE DE ABAETÉ

Bioma do município de Abaeté: Cerrado

O cerrado é o mais antigo bioma brasileiro, ocupando 57% do estado de Minas Gerais.


Árvores nativas do cerrado e que podem ser encontradas no nosso município : Araticum, aroeira, cedro, ipê-amarelo, ipê-roxo, jenipapo, pau-terra, peroba, vinhático, pequizeiro,etc.
Fonte: Fotos Rita Arruda- setembro/2012
O ipê- amarelo deixa a cidade colorida e bela encantando a todos. 

Mas também precisamos estar atentos para a arborização da cidade, plantando e replantando árvores adequadas cujas raízes não prejudiquem as calçadas e ruas. Mas plantando e cuidando da nossa área verde antes que seja tarde.

A jovem abaeteense Desilana Paula Santos Faria sobrevoou e fotografou a cidade no mês de agosto/2012.Através das fotos podemos perceber a deficiência da arborização urbana e que já compromete a qualidade de vida dos habitantes.
E agora uma chuva abençoada lava a cidade tornando as praças ainda mais belas, a alma mais leve e o coração limpo e puro.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

I CONCURSO LITERÁRIO DO ALTO SÃO FRANCISCO


Atenção Abaeté, Biquinhas, Bom Despacho, Campos Altos, Cedro do Abaeté, Córrego Danta, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Paineiras, Pitangui, Pompéu, Quartel Geral e Serra da Saudade!

Se você reside em um desses municípios da Bacia do Alto São Francisco venha participar do I Concurso Literário "Histórias do Futuro: Causos, contos e poesias do nosso centro do mundo"

Acesse o link  para maiores informações e comece a escrever o seu causo, conto ou poesia.
http://nossahistoriadofuturo.blogspot.com.br




I Concurso Literário "Histórias do Futuro: Causos, contos e poesias do nosso centro do mundo"
EDITAL 01/2012

1- OBJETIVOS 
O Concurso é uma realização da fundação Nacional de Artes – Funarte, com recursos do Fundo Nacional de Cultura/Ministério da Cultura que tem como objetivo fomentar e divulgar a produção literária (causos, contos e poesias) dos jovens da região do Alto São Francisco, instigando-os ao gosto pelas artes, à valorização do seu espaço de vivência e à reflexão sobre suas perspectivas para o futuro da região. 



2 – DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO 



2.1- Poderão se inscrever todos os jovens com idade entre 17 e 29 anos que residam em um dos seguintes Municípios da Bacia do Alto São Francisco: Abaeté, Biquinhas, Bom Despacho, Campos Altos, Cedro do Abaeté, Córrego Danta, Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Morada Nova de Minas, Nova Serrana, Paineiras, Pitangui, Pompéu, Quartel Geral e Serra da Saudade. 



2.2 – Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho em uma das seguintes categorias: a) Causo; b) Conto; c) Poesia. 



2.3 - Cada trabalho deverá ser digitado em espaço 1,5, em papel tamanho (A4), contendo, NO MÁXIMO, QUATRO PÁGINAS, fonte Arial 12. 



2.4 - O tema é livre, desde que a história seja ambientada na região do Alto São Francisco e seu enredo se desenvolva num tempo futuro. (Por exemplo: Texto com a história de um menino vive suas aventuras em Abaeté no ano de 2022...] 

Importante: Os causos, contos e poesias que não contiverem histórias desenvolvidas nesse contexto (num tempo futuro e situadas na região do Alto São Francisco) serão desclassificados. 

2.5 – As inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail. 



A Ficha de Inscrição [Anexo I] deverá ser preenchida e enviada junto com o texto, em arquivo Word, anexados separadamente, para o seguinte endereço: historiasdofuturo@gmail.com; Assunto: “Inscrição I Concurso Histórias do Futuro”. O texto e a 

ficha de inscrição preenchida deverão ser enviados em arquivo Word, anexados. 



O modelo da ficha de inscrição poderá ser obtido também no blog http://nossahistoriadofuturo.blogspot.com.br. A inscrição poderá ser feita entre 20 de setembro e 19 de outubro de 2012 (até as 23:59). 


3 – JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO 

O julgamento será realizado entre os dias 25 de outubro a 15 de novembro de 2012, por Comissão Julgadora que fará a escolha e classificação dos dez melhores trabalhos de cada modalidade (serão selecionados até 10 causos, 10 contos e 10 poesias) que serão publicados em livro, cujo título provisório é o título/tema do Concurso: “Histórias do futuro: Contos, causos e poesias do nosso centro do mundo”. 

Os resultados serão divulgados a partir do dia 16 de novembro de 2012. 

4 – PREMIAÇÃO 

Os autores dos três melhores textos de cada modalidade, além da publicação na coletânea, receberão diploma e 10 (dez) exemplares da obra a ser organizada e editada com recursos do Ministério da Cultura provenientes do Edital Microprojetos do Rio São Francisco. Os demais autores dos textos selecionados [até sete] receberão diploma e dois exemplares da obra. 

Os prêmios serão remetidos pelo correio e os premiados serão convidados a comparecer na Cerimônia de Lançamento da Obra que será realizada em data e local a serem definidos, quando serão homenageados. 

Não serão expedidos certificados de participação aos demais concorrentes não classificados. Aos premiados de cada categoria, será solicitado o envio das obras em versão 
digitada, via e-mail. 

5 - CONSIDERAÇÕES GERAIS 

A simples remessa de trabalhos significa aceitação completa deste regulamento e a cessão total dos direitos autorais. Os casos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora, a quem cabe decisões definitivas e irrecorríveis. Recomenda-se ao autor manter uma cópia em seu poder. Dados incompletos na ficha de inscrição implicarão na desclassificação do concorrente. 

Mais informações no blog http://nossahistoriadofuturo.blogspot.com.br ou pelo e-mail historiasdofuturo@gmail.com [com o assunto “informação”].

Página no Facebook (Curta!)

Abaeté, 17 de setembro de 2012. 

Gilberto Cézar de Noronha 
Presidente da Comissão Organizadora 

CONCORRA, PARTICIPE, DIVULGUE!


Anexo I 

FICHA DE INSCRIÇÃO 
1 - Documento de Identidade: 

2 – CPF: 

3 – Categoria: ( ) Causo 

                         ( ) Conto 

                         ( ) Poesia 

4 - Nome Completo: 

5 - Data de Nascimento: 

6 – Escolaridade: 

7 - Endereço Residencial/Número/Complemento/CEP: 

8 – Cidade: 

9 - Data de Inscrição (Dia/Mês/Ano): 

10 – E-mail: 

10- Telefone para contato: 

11 - Título da Obra Inscrita: 

12 – Pseudônimo:

domingo, 9 de setembro de 2012