SEGUIDORES

terça-feira, 30 de abril de 2013

sábado, 27 de abril de 2013

E O CIRCO CHEGOU!!!

 

 
Fonte: Fotos de Robson Valadares via facebook- abril de 2013

Quando o circo chega na cidade volto aos tempos de criança no chão poeirento da antiga praça da Telemig.

Como era bom ficar comendo pipoca, esperando para ver os trapezistas, rir dos engraçados palhaços, chorar durante as encenações das peças apresentadas e querer voltar no outro dia para assistir tudo de novo.

O circo trazia encantamento, sonhos diferentes...

sexta-feira, 26 de abril de 2013

HISTÓRIAS DO FUTURO


O livro Histórias do Futuro, é resultado de um concurso literário organizado pelo nosso conterrâneo Dr. Gilberto Cézar de Noronha com participação de jovens moradores da região do Alto São Francisco.

O lançamento aconteceu no Espaço Cultural "Dr. José Cândido da Cunha Pereira" com a presença de secretários municipais, diretores de escolas, professores, autores, familiares e amantes da cultura.

Num clima de descontração, os autores receberam seus exemplares, deram autógrafos e ganharam certificados da UFU pela participação nas atividades promovidas pelo Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.

Foi um dia muito especial para a história de Abaeté e de todas as cidades que ladeiam o nosso rio da unidade nacional, o velho e conhecido Chico.
 
Esses jovens escritores nascidos em municípios do Alto São Francisco e participantes do I Concurso Literário da região abusaram das palavras, ousaram e sonharam o futuro de suas cidades. E hoje mostram o resultado desses meses de trabalho e expectativa.

Para eles deixo as minhas reverências e saudações... O meu abraço e o meu aplauso. 

E como está escrito no prefácio... 

Salve vocês! Poetas, escritores, contadores de histórias e causos, que agora tem os seus nomes escritos para a eternidade. 

Salve todas as cidades do Alto São Francisco, encravadas no centro-oeste desse estado, emoldurado por montanhas, montes e muitas minas gerais. 

Salve Abaeté! Centenária, mas com jeito de menina faceira e prendada. 

Salve Dr. Gilberto Cezar de Noronha que atravessou rios e oceano, encontrou novas pousadas, mas continua amando e escrevendo a história dessa região, rica em causos, poesias, mitos e muita religiosidade. 

terça-feira, 23 de abril de 2013

SERRA DO TIGRE

Fonte: Foto de Ivanize Álvares de Abreu e Faria


O solo do município de Abaeté não é montanhoso. Só no estremo noroeste temos uma serra propriamente dita-  a Serra do Tigre.

Ela constitui um contraforte da serra que margeia o rio Indaiá e, desta se desgarrando, entra em território abaeteense até o povoado de Patos.

O mais são montes isolados, como o Morro da Coruja, os Morrinhos... altiplanos ondulados e vertentes pouco aclivados.

Fonte:História de Abaeté (temperada com um pouco de sal e pimenta)- Dr. José Alves de Oliveira

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO DE ABAETÉ- MINAS GERAIS


O dia 15 de abril de 2013 marca o início de uma campanha para divulgação do Código de Posturas do Município de Abaeté, com o objetivo de conscientizar os moradores da importância de se ter uma cidade organizada, limpa e bonita.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

quarta-feira, 10 de abril de 2013

TRÊS ETAPAS DE UMA HISTÓRIA DE AMOR


Hoje me deu uma saudade imensa da época em que era estudante na Escola Normal "Nossa Senhora de Fátima".

Saudade das freiras, de rezar o terço no mês de maio em louvor à Nossa Senhora de Fátima, da gruta bem cuidada e santa, da água benta na porta da capela... Acho que isso se deve à visita que as religiosas fizeram à nossa cidade por ocasião das bodas de ouro de Irmã Celina.

E aí veio à lembrança o livro escrito pela nossa querida Irmã Maria de Lourdes, obra que tem um capítulo dedicado ao seu trabalho por mais de 25 anos à educação em nossa cidade.

Irmã Maria de Lourdes de Sá Pereira Carvalho ( Irmã Maria do Desterro) nasceu em Salvador -Bahia- no dia 14 de setembro de 1921.

Ficou em nossa cidade até o dia 17 de novembro de 1972, ano em que foi transferida para o Rio de Janeiro quando foi escolhida para secretária geral da congregação.

Faleceu dia 13 de setembro de 2011.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PROSEANDO CAUSOS DO COTIDIANO

Proseando causos do cotidiano foi presente do conterrâneo e autor Herculano Vanderli de Sousa.

Abaeteense e grande contador de causos, contabilista e humorista ele mantém na rádio local um programa em que interpreta o personagem Quinzinho com muito sucesso.

Numa linguagem clara e apimentada  o autor conta histórias e causos e nos faz lembrar e relembrar pessoas e lugares do nosso cotidiano.

Obrigada pelo livro e por escrever e registrar a história da nossa terra querida.

terça-feira, 2 de abril de 2013

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO DA ALDEIA

Fonte: http://www.facebook.com/groups/172756822831795/



                                                   Oração a São Sebastião 

Glorioso mártir São Sebastião, 
soldado de Cristo 
e exemplo de cristão, 
hoje vimos pedir 
a vossa intercessão 
junto ao trono do Senhor Jesus, 
nosso Salvador, 
por Quem destes a vida. 
Vós que vivestes a fé 
e perseverastes até o fim, 
pedi a Jesus por nós 
para que sejamos 
testemunhas do amor de Deus. 
Vós que esperastes com firmeza 
nas palavras de Jesus,
pedi-Lhe por nós, 
para que aumente 
a nossa esperança na ressurreição. 
Vós que vivestes a caridade 
para com os irmãos, 
pedi a Jesus para que aumente 
o nosso amor para com todos. 
Enfim, glorioso mártir São Sebastião, 
protegei-nos contra a peste, 
a fome e a guerra; 
defendei as nossas plantações 
e os nossos rebanhos, 
que são dons de Deus para o nosso bem 
e para o bem de todos. 
E defendei-nos do pecado, 
que é o maior 
de todos os males. 
Assim seja.



É tradição em Abaeté as inúmeras festas religiosas que acontecem durante todo o ano com terço, procissão, leilão e animados forrós.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

1º DE ABRIL: DIA DA MENTIRA.


Fonte:https://www.google.com.br/search?em+sobre+o+dia+da+mentira+para+blogspot&hl=pt-BR&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=mt5ZUYKtDdOP0QHchIDACQ&ved=0CC8QsAQ&biw=1024&bih=653

Quando criança presenciei uma cena no dia primeiro de abril que jamais esqueci...

Minha tia havia comprado uma radiola que era última moda e a família toda estava muito entusiasmada com a aquisição. Inclusive eu.

Com vontade de inaugurar a sua coleção ela foi na Casa Defeo e encomendou vários discos de vinil, só música boa, e estava  muito ansiosa esperando a tal encomenda chegar.

Quase todo dia passava lá na loja para saber notícias do seu pedido e uma vizinha e comadre sabendo desse seu desejo aproveitou o primeiro de abril para fazer uma brincadeira.

Chegou no muro que dividia as casas e foi logo gritando: Comadre, passei na porta da loja agora a pouco e eles pediram para te avisar que os discos finalmente chegaram. Pode ir lá  correndo buscar prá gente ouvir hoje à tarde.

Ela foi logo se aprontando para pegar a sua compra quando foi chamada novamente no muro onde escutou sonoramente: Primeiro de abril, comadre!!!!!! Primeiro de abril!!!

Nem é preciso falar que além de vários palavrões a mentira rendeu longos anos de desavença e a velha amizade nunca mais foi a mesma.

Por isso muito cuidado com as mentiras que você vai contar nesse dia pois pode acontecer da pessoa não gostar e aí o trem não vai ficar bão...