SEGUIDORES

domingo, 27 de julho de 2014

CARREATA DE SÃO CRISTÓVÃO

Aconteceu hoje o encerramento da festa de São Cristóvão com uma carreata pelas ruas da cidade.

A imagem do santo fica no bairro São Pedro assim como a capela que leva o seu nome.

sábado, 26 de julho de 2014

MAIS FOTOS ANTIGAS, MAIS HISTÓRIA....


CAMPO DO ATLÉTICO

O tempo passou, passou, e o estádio da Chacrinha, do Abaeté Atlético Clube, continua do mesmo jeito, ou seja, virou um pasto. Muros derrubados, sem perspectiva de recomposição. A foto de 1955 mostra o trabalho dos pedreiros fazendo a construção das arquibancadas e do alambrado. Ao lado os muros da praça de esportes recém construída, e o Grupo Escolar “Frederico Zacarias.” Na foto estão o Sr. Inácio Cordeiro ( Inácio do cinema) e suas duas filhas. A foto me foi gentilmente cedida por Osvaldo Ferreira, morador de Jaraguari MS.
A foto tem uma dedicatória do Sr. Inácio Cordeiro ao zagueiro do A.A.C. Durval, mais conhecido por “Durva”, que era o pai de Osvaldo. (Herculano Vanderli de Sousa)

sexta-feira, 25 de julho de 2014

PATOS É TAMBÉM ABAETÉ...

 
Fonte: Foto de Adriano Castro via facebook- Igrejinha dos Patos de Abaeté (Julho/2014)
 
Fonte: Foto de Aline Lacerda via facebook a cinco anos atrás em Patos de Abaeté.                       

ALELUIA!!! A CHUVA FINALMENTE CHEGOU...

Depois de um longo período de estiagem com graves consequências para o nosso município, a chuva chegou bem de mansinho, molhando profundamente o chão castigado, as árvores poeirentas e sem vida.
Veja fotos da represa de Três Marias.
 
Fonte: Foto de Ailson Sousa Ilsinho via facebook- 06-07-2014
Foto: TRISTE REALIDADE, REPRESA DE TRÊS MARIAS, EM VARIOS PONTOS, PRATICAMENTE SECA!

Fonte: Foto de Ramom Casao Diniz via facebook- 07-03-2014
 
Fonte: Foto de Stefany Guimarães via facebook 11-07-2014 Represa de Três Marias na região de Quintas do Abaeté. 

Por toda a parte as marcas de uma seca sem fim: córregos secando, pastagem agonizante, falta d'água nas fazendas...

E agora São Pedro abriu as torneiras e uma chuva abençoada lava a cidade. Sem pressa, sem barulho e se possível por muitos dias.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

MAIS E MAIS SABEDORIAS DO AMIGO HERCULANO

 MILHO DE GRILO
(Lantana aff)

 



Quando criança, eu e alguns vizinhos andávamos longe a procura de milho de grilo, também conhecido por erva-baleeira, salicina, caramona,etc. Apresenta-se com flores lilás ou rosa, frutos da cor lilás pequenos e redondos em cachos ou espigas. Após encontrá-los e comermos até “enfarar” vinha a brincadeira: com canudos feitos de talos de folhas de mamões ou de abóboras usados como zarabatanas, ficávamos “guerreando “ soprando os frutos uns nos outros.
O milho de grilo também tem uso medicinal: chá das folhas verdes, flores ou frutos são usados ao combate de tosses e bronquites. Durante uma de minhas caminhadas encontrei uma moita da simpática frutinha no bairro São João, coisa que há anos não via.

JENIPAPO
(Genipa americana)


 
 
Jenipapo é o fruto do jenipapeiro, árvore que atinge até vinte metros de altura e é da família Rubiaceae, a mesma do café. Jenipapo em Guarani quer dizer: “fruta que serve para pintar”, porque do sumo da fruta verde se extrai uma tinta da qual se pode pintar a pele, cerâmica, paredes, etc.
Sua polpa apesar de possuir um cheiro forte é comestível; embora seja mais apreciada em forma de compotas, doces, xaropes, licores. O licor do jenipapo é muito apreciado na Bahia, Pernambuco e Goiás, sendo vendido em cidades turísticas como: Caldas Novas e Jataí.
A “garrafada” de Jenipapo é usada para emagrecimento e para combater o colesterol ruim.

 PATA DE VACA
(Bauhinia forficata)




É uma árvore de médio porte, muito usada em arborização urbana. Tem ainda os nomes: mororó, pé de boi, unha de vaca, por suas folhas se parecem com o casco de vaca. Muito usada no tratamento do diabetes tipo 2 (diabéticos que não dependem de insulina) já confirmado em pesquisas cientificas .Também auxiliar no controle do colesterol. O chá das folhas é usado para tratar cálculos nos rins e bexiga, hipertensão, hemofilia, anemia, obesidade e doenças urinárias.
Tem propriedade depurativa, laxante e vermífuga. É contra indicada durante a gravidez e o período de amamentação e para pessoas que tenham crises de hipoglicemia (baixa dos níveis de glicose). Diabéticos utilizam muito o chá das folhas, como hipoglicemiantes, porém diabéticos tipo 1 ( insulino dependentes) só devem utilizar o chá com orientação médica.

GUINÉ
(Petiveria alliacea)

 
 É usada para tratar de dores de cabeça, dores na vista, reumatismo, etc. Por ser muito tóxica não é recomendada sua ingestão, sendo usada apenas em forma de gargarejo, lavagens, banhos e compressas. Efeitos colaterais quando ingerida: insônia, alucinações, apatia e alterações no sistema nervoso.
Pessoas supersticiosas as plantam juntamente com espadas de São Jorge, Comigo ninguém pode, para afastar mal olhado e inveja. As famosas figas de guiné são muito procuradas para uso como amuleto, para atrair boa sorte e afastar os “olhos obesos”...

MAMONAS
(Ricinus communis L)
 

Nossa popular mamona, abundante em nossa região não é explorada comercialmente apesar de inúmeras utilidades. É presença constante em lixões, terrenos baldios e quintais onde há acúmulo de lixo. Quando criança a molecada de meu bairro fazia a famosa “guerra da mamona” onde uma turma ficava “guerreando” com a outra jogando os frutos uns nos outros.
É também conhecida por “rícino” no nordeste é conhecida por “carrapateira”. O famoso e refugado óleo de rícino já era usado por nossos avós como laxante ou purgante, nas indigestões, nos “empanzinamentos”. Tem um gosto terrível, não tem nada que o tire, nem bombom sonho de valsa...Apenas o tempo.
Possui em suas sementes uma proteína tóxica chamada ricina, cuja inalação pode causar parada respiratória; a ingestão pode causar falência de órgãos como fígado e rins. Nos dois causos pode levar a morte no final de apenas trinta e seis horas.
O óleo de rícino é também usado para curar umbigo de bebês, furúnculos, “cabeça de prego”. É também usado como combustível, o famoso “biodiesel”.
BOLDO
(Peumus boldus)
 
 
O chá de boldo é indicado pra problemas digestivos, hepáticos, prisão de ventre, para diminuição da azia, dos gases. Alívio dos sintomas alimentares, infecções intestinais, cólicas abdominais...
É um excelente auxiliar para diminuir os desconfortos da ressaca, principalmente da cefaléia (Dor de cabeça). É contra indicado para gestantes, pois tem efeitos abortivos. De fácil cultura, qualquer galho fincado em um terreno úmido, brota e se desenvolve.

GENGIBRE
(Zingiber officinale)

 


Nosso popular gengibre muito procurado no inverno, para combater gripe e rouquidão, tem inúmeras utilidades e aplicações: é usado contra tosse, resfriado e até... Ressaca! Banhos e compressas quentes são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça, cólicas menstruais, etc. Mastigar pequenos pedaços de gengibre ajuda a disfarçar o bafo de pinga...
Tem ação bactericida, desintoxicante e na medicina chinesa por sua reconhecida ação na circulação sanguínea é utilizado contra disfunção erétil... Nas festas juninas é muito usado no feitio do famoso “quentão” (cachaça, açúcar, canela, cravo, etc.)
Gengibre ralado com água e limão é emagrecedor e combate a celulite. Tem muitas outras indicações...
CANELA
(cinnamomum)
 
O nome canela é derivado da palavra indonésia “kayo manis) que significa “madeira doce”. O chá das folhas é uma delícia, porem por suas propriedades hipertensoras, deve ser evitado por quem tenha pressão alta. É digestiva, aperiente, ou seja abre ou estimula o apetite, anti-séptica, sedativa, contra gases abdominais, e dizem que é afrodisíaca...É usada também na culinária, perfumaria, fabricação de remédios, bebidas e sabonetes.

FUNCHO
(Foeniculum vulgare)

 
 Nosso popular funcho é também chamado de erva-doce, anis-doce, maratro, finóquio, fiolho. Seu chá é indicado para amenizar as cólicas abdominais causadas pelos gases aos bebês. É também indicado para aumentar o leite materno. É rico em fibras, vitaminas A, B, C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e zinco. Melhora a digestão, é antiespasmódico, porém deve ser evitado durante a gravidez. Além de medicinal é também usado em perfumaria, por ser fortemente aromático.
Um chazinho de funcho com umas gotinhas de limão é uma delícia...
ARRUDA
(Ruta graveolens)
 
 
Muito usada para espantar mal olhado. É comum ver pessoas superticiosas com um galhinho de arruda nas orelhas esquerdas... É usada como inseticida no combate a piolhos, pulgas e sarna. Em forma de chá é também usada no tratamento de varizes, dores de cabeça, reumáticas e no aumento da menstruação, etc. É contra indicada para grávidas, pode causar vômitos, dores abdominais e gastroenterite.
Eu uso desde criança como uma espécie de colírio, no combate a conjuntivites e blefarites. Seu cheiro de ovo podre é inconfundível.


 TANSAGEM
(Plantago major L.)
 
De todas as plantas que já estudei, essa foi campeã... É como aquele popular produto de limpeza, tem mil e uma utilidades. É conhecida por vários nomes: Cinco nervos, erva-de-orelha, plantagem, tranchagem, transagem, etc. É uma verdadeira panacéia: adstringente, analgésica, anti-inflamatória, anti-diarréica, cicatrizante, digestiva, sedativa, até afrodisíaca... São usadas, folhas, raízes e sementes.
Aprendi vários nomes que nem pensava existir: ela é também emenagoga, isto é, aumenta o fluido menstrual, sendo altamente abortiva. É também usado em saturnismo, isto é intoxicação por chumbo, proveniente de uso de alimentos estragados ou emissões industriais.
Pelo sim, pelo não, vamos valorizar essa plantinha que nasce espontaneamente em quintais, calçadas, lixões...

terça-feira, 8 de julho de 2014

SALVE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO!!!

 
Fonte: Foto de Elaine Sales Braga via facebook- julho 2014
                 
Fé, muita fé. Cultura, arte, devoção, beleza, tradição ...

Por toda a cidade famílias recebem ternos de dançantes para o café da manhã ou para o almoço numa mistura de devoção e religiosidade. 


O som de tambores anuncia a dança que se aproxima e as roupas coloridas chama a atenção da população local e visitantes. A alegria é geral.

Não importa a idade, o importante é acompanhar o ritmo da música, manter um belo sorriso no rosto e esquecer o cansaço. Por todo lado crianças, jovens, adultos e até bem idosos numa alegria sem fim.

domingo, 6 de julho de 2014

49ª FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO- PARTE 2

 
 
 
 
 
 
 

 
 

 
 

 
 

 
 
 
 

  
 
 
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 

 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

 
 
Fonte: Foto de Rita Arruda- julho 2014