SEGUIDORES

terça-feira, 25 de novembro de 2014

O RIBEIRÃO MARMELADA DEPOIS DA ABENÇOADA CHUVA DE NOVEMBRO...

 
 
Uma chuva abençoada lavou o nosso município e principalmente varreu a grossa camada que envolvia a pouca água do nosso querido Marmelada.

Foram meses de uma seca intensa que espalhou calor, nuvens de pernilongos... noites mal dormidas, consultas aos sites de previsão do tempo, busca das grossas nuvens para salvar as plantações e os animais.

A chuva que começou a poucos dias atrás alegrou o coração dos abaeteenses aumentando as águas do nosso principal rio e principalmente a esperança de dias melhores.

Fonte: Fotos de Herculano Vanderli de Sousa e texto de Rita Arruda

domingo, 23 de novembro de 2014

GINCANA É ASSIM!!!



Gincana é animação, alegria, conhecimento... e também história de Abaeté. Essa foi a minha contribuição para a gincana da E. E. "Dr. Edgardo da Cunha Pereira".

Salve a 7ª vila do ouro, berço de importante personagem da nossa história, laureado pelo governo imperial, figura exponencial da nossa cidade. Seu nome é sinônimo de política e virou extensa via urbana que em determinado ponto cruza com a grande dama do centro-oeste dessas terras das gerais.
Seguindo no sentido do rio dos diamantes, uma parada para saudar o homem que foi agraciado com a Ordem das Rosas e autor de inúmeros feitos como planejar o crescimento dessa terra de nome guerreiro.
Para encontrar a próxima pista é só olhar em direção oposta e dizer o nome completo dos três personagens mencionados na tarefa para a pessoa que está de posse de um documento antigo da região.

A cidade ainda engatinhava quando uma princesa libertou os escravos, almirantes e marechais passaram a dirigir o país. Seguindo por uma dessas ruas vamos encontrar o nome daquele que fez história não só na política mas também na medicina e no agronegócio.
Vá caminhando agora na direção do progresso e em determinado ponto encontrará o homem símbolo da liderança, da resistência ferrenha ao governo da sua época, cheio de coragem e valentia além de ser orador fluente e ter uma bela estampa. Pare e olhe para os lados e logo ficará deslumbrado com o que verás: o nome é do saudoso Sinhô, de quem Abaeté tanto se orgulha e que tão cedo partiu deixando para trás o direito, a flauta, a determinação, a doença que o consumia.
Para pegar a próxima pista o líder ou um membro da equipe deverá estar acompanhado de um dos descendentes dos ilustres conterrâneos cujos nomes foram revelados nessa tarefa e, se apresentar ao jovem que se encontra vestido com as cores da bandeira de Abaeté.

Salve as praças e os homens doutores que emprestaram seus nomes a elas! São belos cartões-postais e guardam segredos, juras de amor, saudades e muitas lembranças. Para pegar a próxima pista escreva um Slogan sobre cada um deles e entregue para a pessoa que está de posse do livro que conta a história da nossa cidade. Ela se encontra parada nas proximidades da antiga residência do pai do aviador que hoje dá nome ao nosso aeroporto. Entregue o slogan e receba a última pista que te levará ao tesouro tão almejado.

A nossa história continua... A cidade menina, tão cheia de fé virou uma linda mulher, agora com 137 anos. E você está bem próximo do tesouro que pode dar a vitória à sua equipe.
É só fazer o trajeto misturando política e literatura partindo da rua que leva o nome da primogênita do senador, matriarca da família UDN, e passando por onde mora a autora do livro que conta a trajetória de uma das maiores famílias do centro oeste de Minas Gerais. Calma!! O tesouro ainda não pode ser encontrado.

Livros, são eles que nos permitem viver sonhos diferentes, viajando além da imaginação, descobrindo novas terras que às vezes adotamos como pátria. E são nesses amontoados de letras que encontramos abaeteenses quase sempre ausentes mas hoje representados por outros parentes abaeteenses na famosa esquina que registra a saída e a chegada e que nos faz lembrar Adão.

Salve!!! Aí está o grande tesouro da humanidade. Ele está em poder da família daquele que partiu porque não podia mais escrever, nem falar, nem sonhar... Encontrou um porto seguro em ondas de outras rádios e hoje mistura com sucesso política e bruxaria. Seu nome significa confiança, coragem.

Você agora é guardião do tesouro e vai festejar a vitória merecida após vários dias de correria, criatividade e muita garra.

Viva os vencedores!
Viva as equipes que participaram da gincana!
Viva os organizadores, parceiros da arte e do saber!
Viva a Escola Estadual “Dr. Edgardo da Cunha Pereira”!
Viva Abaeté e os contadores de história! 
Fonte: Texto Rita Arruda