SEGUIDORES

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

E SETEMBRO CHEGA AO FIM...

Sem chuva, céu nublado. Muito calor.

Ribeirão Marmelada de águas paradas, fétidas...

Trânsito complicado em várias esquinas, bicicletas complicando ainda mais.

Abaeté Clube com cara nova e sem história e nem memória.


sábado, 12 de setembro de 2015

FEIRA DE LIVROS EM ABAETÉ-MINAS GERAIS

Centenas e centenas de livros a preços populares com extensa bibliografia... Se você ainda não gosta de viajar pelo universo fantástico da leitura,crie esse hábito a partir de hoje e seja mais um leitor e frequentador de nossas ricas bibliotecas.

Ler é fantástico! 

terça-feira, 8 de setembro de 2015

CAMINHADA DA INDEPENDÊNCIA- segunda parte

Trabalhar o esporte e seu valor educacional para seus alunos é uma prioridade da CNEC.



Atualmente, 120 alunos de 8 a 16 anos participam de seu projeto de formação esportiva. Suas equipes participam dos principais torneios do estado de Minas, principalmente com a modalidade handebol.

É pelo esporte que a vida de um aluno pode ficar mais sadia, a partir do momento em que derrotas e vitórias, o trabalho conjunto, a preparação e a busca pelo resultado e pelo mérito por uma conquista, ganham total conexão com a vida. O esporte ensina a importância do espírito de coletividade, o esforço em equipe, colaborativo e a interdependência entre os membros do grupo. É valioso para fazer a juventude entender que a vida adulta é cheia de altos e baixos, tem momentos de glória e de tristeza e nos ensina a caminhar com maturidade e respeito aos outros.

Em 2014 a sua equipe de handebol de 14 a 16 anos foi campeã dos Jogos Escolares de Minas – JEMG – e representou o estado nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, onde conseguiu o 1º. lugar no brasileiro.

Em 2015 a equipe masculina foi a 3ª. colocada no estadual e a feminina foi finalista nos JEMG´s.



A Escola Estadual “Barão do Indaiá” acredita que uma educação de qualidade começa com a valorização do educador em todos os seus aspectos e, já é hora de alguém dar o primeiro passo. Sair do discurso e passar à prática. Ver estas pessoas como profissionais dignos e sedentos de uma valorização que advém do respeito proveniente do reconhecimento.




Neste 07 de setembro, a E. E. Frederico Zacarias vem mostrar que o maior orgulho de nosso país é sua gente mestiça, formada por diferentes raças vindas de todos os continentes.

Esses diferentes povos com suas diversas culturas, contribuíram para a formação do que é hoje o brasileiro. Por isso, podemos dizer que não existe uma única cultura no país, mas sim, uma enorme diversidade cultural. Toda essa diversidade está presente nos traços e no jeito particular de nós brasileiros; naquele “jeitinho”, na alegria e na maneira de conseguir superar problemas como nenhum outro povo no mundo.

Devemos procurar valorizar e respeitar todas as pessoas que formam nossa cultura da mesma maneira, buscando valer o que determina nossa constituição, quando diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Agindo dessa forma, estamos garantindo igualdade, respeito e oportunidades a todos os brasileiros.

O melhor do Brasil é sua gente! Viva nossa diversidade cultural!









A Universidade do Estado de Minas Gerais, iniciou suas atividades distribuídos nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Serviço Social. Sob a Coordenação Geral de Anselmo Botelho, que junto com os educadores reafirmam a missão desta instituição perante todos, que é garantir aos jovens da Rede Pública Educação Profissional, de modo a torná-los cidadãos produtivos, que saibam empresariar suas competências e, consequentemente da sociedade, através de valores como a ética, excelência, equidade, solidariedade, responsabilidade, confiança, com o propósito de ser uma Instituição que prima pelo desenvolvimento integral do aluno tornando-o protagonista de sua própria vida.

A construção de sociedades e escolas inclusivas, seu objetivo principal nos dias atuais é as diferenças e a igualdade de oportunidade para todas as pessoas, condições de vida para a população, na igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros das comunidades. Construindo, valores morais, éticos e religiosos. Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas.

O desenvolvimento moral do homem é condição essencial no processo de socialização. Assim, a educação moral deve acontecer em todos os espaços em que as pessoas estão em relação e, em decorrência dessa convivência, possam experimentar as vantagens da cooperação, da solidariedade, da igualdade, da justiça.

Sociedade depende de uma cultura de respeito e promoção de condutas guiadas pelos valores pautados nos direitos humanos e, para essa transformação, a melhoria da ação educativa escolar é fundamental. Esta por sua vez depende da promoção de ações institucionais guiadas por esses valores. São essas bases que estruturam o trabalho que estamos realizando para se ter uma sociedade de paz.


Representando o povo evangélico desta cidade, estão os pastores, homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças.

A Igreja Evangélica reconhece e proclama Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, tendo a Bíblia Sagrada como única regra de fé, prática, governo e disciplina.

Tendo como propósito transformar vidas através da pregação do evangelho de Cristo, restaurando famílias, estruturando jovens, crianças e adolescentes. Fazendo também trabalhos nos lares, evangelismo, teatro, dança, música e demais formas de arte.

Na ação social através da capelania desenvolve projetos de apoio a população tais como: assistência sócio religiosa a hospitais, presídio,asilos,etc.

Todo esse trabalho faz parte daquilo que Jesus nos ensinou, para amarmos o próximo como a nós mesmos.




O Nosso Jornal – Folha Comunitária de Abaeté, completa no próximo mês, 20 anos de prestação de serviços à comunidade. Nestas duas décadas, tem procurado divulgar, entre outras, a mensagem tema deste desfile: “É através da educação, de valores morais, éticos e religiosos que se constrói uma sociedade de paz”

Registrando a história e construindo o futuro, o Nosso Jornal participa das comemorações da Independência do Brasil com representantes da equipe de redação, de assinantes, leitores, patrocinadores e da notícia viva.



O ROTARY INTERNACIONAL é a maior Organização Humanitária do Mundo, cujo o lema é: “DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI. MAIS SE BENEFICIA QUEM MELHOR SERVE.” No Mundo, são 1.217.000 associados- 35.143 clubes. No Brasil,são 55.500 associados – 2.394 clubes. 

O Rotary Internacional é o responsável pela redução de 99% dos casos de poliomielite (paralisia infantil) em todo o Mundo. O primeiro projeto de vacinar as crianças foi nas Filipinas em 1979. A luta para a sua erradicação continua, com previsão de ser banida do planeta em 2.018.

O Rotary Club de Abaeté foi fundado em 25/06/1985 e conta hoje com 55 associados. 30 anos de serviços prestados à comunidade abaeteense e seu atual presidente é Higino Cunha Valadares.

O lema desse ano rotário é: “SEJA UM PRESENTE PARA O MUNDO” “Todos já recebemos muitos presentes, mas este ano nós recebemos um presente muito especial: a chance de usar todos os nossos talentos e dons para nos tornarmos UM PRESENTE PARA O MUNDO”.



O LIONS CLUBE INTERNACIONAL, fundado nos Estados Unidos da América em 1917, por Melvin Jones é a maior organização internacional de clubes de serviço do mundo,e atualmente com mais 1.400.000 homens e mulheres como membros em 46.000 clubes espalhados por 210 países do mundo.

O LIONS CLUBE DE ABAETÉ adquiriu sua Carta Constitutiva em 13 de junho de 1970, e, desde então encontra-se registrado perante o Lions Internacional, e tem como seu patrono o saudoso Médico e Leão “ DR. AVELINO DIRINO ARRUDA”. Atualmente o Lions Clube de Abaeté, além de 38 Companheiros e Companheiras Leão, conta ainda com a valorosa colaboração do Clube de Domadoras e do seu Leo Clube, gigantes na dedicação e no trabalho Leonístico .

Para os Leões e Domadores, “NÓS SERVIMOS” não se trata de mero lema, mas sim uma definição de filosofia de vida. Os membros do Lions Clube têm sempre em mente os seus deveres para com Deus e para a Pátria, a amizade como um fim e não como um meio, ficando sempre de prontidão para prestar seus serviços ao próximo de com alegria e solidariedade, servindo de forma desinteressada.

A atual gestão do Lions Clube de Abaeté, para o ano leonístico 2015/2016, sob a Presidência do CL Roberto Lamounier, tem como lema: “SERVIÇO COM ALEGRIA E SOLIDARIEDADE”.




O LEO Clube é um grupo de serviço voluntário juvenil, patrocinado por um Lions Clube, sob a égide de Lions Clube Internacional.

O LEO Clube tem como objetivo promover atividades de serviço entre a juventude da comunidade tendo, como consequência, o desenvolvimento das qualidades individuais de Liderança, Experiência e Oportunidade. Além de incitar no compromisso de sempre ajudar ao próximo e à comunidade. Busca ainda, unir os sócios pelos laços de amizade, companheirismo e compreensão mútua.


Há 96 anos no mundo, a Ordem Demoley é excelência em formação de jovens entre 12 e 21 anos que buscam moldar seu caráter, e tornarem-se bons cidadãos e desenvolverem as qualidades de liderança. Tomando como virtudes cardeais o amor filial, a reverência pelas coisas sagradas, a cortesia, o companheirismo, a fidelidade, a pureza e o patriotismo (novamente representado hoje, neste Sete de Setembro), a Ordem já conta com 12 anos de existência em Abaeté.





As Filhas de Jó Internacional é uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos, e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade. A Ordem é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar. O Bethel Vigilantes do Quartel surgiu em 2007, fruto do anseio pelo acesso à maçonaria para jovens moças da cidade de Quartel Geral e de Abaeté. Esse sonho cresceu e com o apoio da loja Vigilantes do Quartel, se concretizou. Cidades vizinhas também foram incorporadas ao nosso Bethel, que hoje abrange quatro cidades. Fazem de sua herança maçônica a base para o crescimento moral e ético de todas as suas integrantes!


É através da educação, de valores morais, éticos e religiosos que se constrói uma sociedade de paz. O objetivo da Doutrina Espírita é a melhoria moral da humanidade. É contribuir para a formação de homens de bem. O homem de bem, o verdadeiro cristão, o verdadeiro espírita caracterizam-se pela transformação moral e pelo esforço constante em domar suas más inclinações. Jesus é o ser mais guia e modelo. Seus pensamentos, parábolas e exemplos cativaram e cativam milhões de pessoas. Com Jesus Cristo, os conceitos éticos assumiram nova dimensão “Foi Jesus que apresentou o amor como fundamental para a vida, dando início ao primado do dever e da moral como essenciais à felicidade humana.

Surge a ética cristã, fundamentada nos ensinos do Mestre Nazareno. Pedro e seus companheiros vivenciam o amor e praticam a caridade na Casa do Caminho. Paulo de Tarso dá-lhe consistência, traçando diretrizes de ordem comportamental aos gentios em suas memoráveis Epístolas, das quais destacamos estes preceitos: “Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos, 12:21); “Todas as coisas são lícitas, mas nem todas me convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam” (I Coríntios, 10:23); e reforça com seu exemplo: “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gálatas, 2:19-20).

Os princípios da Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto – Ciência, Filosofia e Religião – fundamentam-se na moral do Cristo, que é a mais elevada expressão da Ética. Segundo Kardec, “O progresso da Humanidade tem seu princípio na aplicação da lei de justiça, de amor e de caridade, leis que se fundamentam na certeza do futuro”. Certamente esse preceito encerra todos os deveres dos homens, uns para com os outros.

Ao espírita compete manter uma conduta ética no cotidiano, em todas as relações que estabelece com o semelhante e a sociedade, ainda que em detrimento de seu interesse pessoal. Cabe-lhe viver e exemplificar a conduta ética no lar, na vida profissional, nos negócios, na política, na administração pública, consultando sempre a consciência, onde está escrita a lei de Deus.


EDUCAÇÃO E CULTURA

A Casa de Artes e Cultura de Abaeté, sob a direção de Lúcia Pereira e José Aricélio Gomes, desenvolve projetos artísticos, culturais e hortaliças, ampliando os horizontes, desenvolvendo habilidades, promovendo encontros, através de cursos artesanais e artísticos, desenvolvimento em prol da leitura, saraus e palestras.

Cursos: desenho artístico, música, bordado, artesanato, hortaliça, dentre outros.

A biblioteca da Casa da Cultura está aberta a todos, além de peças artesanais e hortaliças, atendendo o povo de Abaeté e região.

Educação e Cultura, sempre unidas para um mundo melhor! Faça-nos uma visita, estamos prontamente esperando por vocês!


Agora entram os representantes do Congado, tradicional manifestação folclórica e religiosa de influência Africana. Com suas vestes tradicionais eles cantam e dançam. Também conhecido como Congada ou Conga, trata-se de um festejo popular que mescla elementos afro-brasileiros com catolicismo na coroação do rei do Congo. É um movimento cultural sincrético que envolve levantamento de mastro, coroações e cavalgadas. Aqui presente desfila o grupo Divino Espírito Santo. Essa guarda representa bem o nosso congado Abaeteense.




A Secretaria de Saúde de Abaeté assumiu o compromisso de promover a igualdade social, de desenvolver a cidadania e lutar pela democracia. E conectados nestes princípios, temos que ser capazes de pensar e agir de forma estratégica, de inovar, de cooperar, de aprender e desaprender se necessário for e buscar maneiras mais eficazes de responder às demandas de saúde da sociedade abaeteense; pois somente através da educação fundamentada em valores éticos teremos uma Abaeté próspera, justa e igualitária.








A Assistência Social em Abaeté é composta por unidades e serviços. A Secretaria Municipal de Assistência Social é o órgão gestor da política de Assistência Social no município, ofertando serviços e benefícios através do Programa Bolsa Família, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Horta Comunitária.

O CRAS, ou “Casa da Família”, atende todo o município de Abaeté, oferecendo serviços de caráter continuado, com o objetivo de promover as famílias, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Para tanto, ele conta com uma equipe que atende a área urbana e outra, denominada Equipe Volante que atende toda a zona rural do município e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que se organiza através de trabalhos em grupos que buscam a ampliação das trocas culturais e vivências, fortalecimento de vínculos familiares e incentivo à socialização e convivência comunitária. Este serviço é realizado tanto na sede do CRAS, quanto em outro pólo deste serviço, no Bairro São Pedro, antigo Peti. É desenvolvido também em instituições como a Vila Vicentina, Apae e Unidade Prisional.

O CREAS oferta um trabalho social especializado a todas as famílias e indivíduos que estejam em situação de risco social e pessoal, por algum motivo de violação de direito, tanto em área urbana quanto em área rural. O trabalho dos técnicos do CREAS busca a construção de um espaço de acolhida e de escuta qualificada, com foco na função protetiva da família, as transformações nos padrões familiares e a potencialização para a superação da situação vivenciada, alcançando assim, o empoderamento e a autonomia familiar.

A Horta Comunitária, projeto que surgiu em parceria com a EMATER e Sindicato Rural e com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem como foco complementar tanto as condições de alimentação, quanto a renda familiar, melhorando a qualidade dos hábitos alimentares, promovendo a saúde e bem estar social. Ao longo do projeto foram plantados beterraba, cenoura, alface, rúcula, salsinha, couve, cebolinha, tomate, espinafre, berinjela, jiló, milho verde, dentre outros. Com esse projeto, a Prefeitura Municipal de Abaeté busca resgatar uma solução simples e eficaz para aumentar a produção de hortaliças, contribuindo na melhoria do padrão alimentar e nutricional da população abaeteense, principalmente aquela mais carente.



A E.E.Dr. Edgardo da Cunha Pereira integra-se às comemorações do dia da Independência com orgulho, deixando uma mensagem: O tempo é o atual e a hora é agora. É tempo e hora de soltar da garganta um grito de patriotismo por este país chamado Brasil. Nossa terra, nossa gente. Gente que batalha de peito aberto, vislumbrando não o passado nem o futuro, mas o presente porque é nele em que vivemos. É preciso coragem e audácia para fazer com que “o sol da liberdade em raios fúlgidos” brilhe no céu da Pátria eternamente.








Somando, multiplicando, são os valores que ordenam o mundo. Jamais podem ficar adormecidos ou caírem no esquecimento. São os pilares que sustentam a dignidade humana. O triângulo representa firmeza, princípios, pois é a única figura geométrica rígida Como diz o ditado “cada um no seu quadrado”. Se cada um de nós fizer sua parte com dignidade, honestidade, e respeito ao próximo e à natureza. Unidos alcançaremos a Paz!



Saudosa D. Arilza! Através da Língua Portuguesa, entrou de mansinho em nossos corações e lá se alojou. Orientou e instruiu milhares de jovens que ainda guardam suas lições. Os verbos que mais conjugou foram: amar, compreender e ensinar. Foi mestra por vocação e escreveu em letras perfeitas sua trajetória entre nós; por isso nosso reconhecimento e gratidão!

“As pessoas não morrem, elas ficam encantadas” (Guimarães Rosa).





Bateria: PELOTÃO – A VELHA E A JOVEM GUARDA -A bateria, antes Velha Guarda, que muito emocionou toda a população abaeteense, hoje conta com a participação de alunos das escolas estaduais e municipais.










A diversidade nos enriquece. Um arco-íris que vai de ponta a ponta cobre este território gigante. Viemos de uma história miscigenada que matizou nossa cultura nos mais diferentes costumes e tradições que integram o povo brasileiro.




Uma combinação de sintonia, ritmo, coordenação, cooperação, garra, dedicação. Corpo e mente sincronizados, equipe focada num objetivo comum. Essa linguagem universal, união de povos, precisa ser encarada com seriedade e sem interesses políticos e financeiros.







Finalizando o nosso desfile os veículos do Conselho Tutelar, Viaturas da Policia Civil e Militar, SUAPI e Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Fotos Rita Arruda, texto da apresentação retirado da página do Nosso Jornal.