SEGUIDORES

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

CORGUINHO DA SONDA

 
"CORGUINHO GUERREIRO"

Enquanto córregos considerados perenes, como: Bicué, Bandeira e outros estão completamente secos, o corguinho da sonda resiste bravamente à estiagem prolongada. Vi hoje de manhã um tratorista enchendo uma pipa da prefeitura nele, na saída para Santa Maria, provavelmente para socorrer algum fazendeiro. Uma das principais minas do córrego nasce no quintal do Sr. Matias no antigo Buracão, na rua Princesa Isabel a qual está totalmente exaurida. Consegui fotografar outras minas que abastecem o córrego, que está bastante assoreado e repleto de lixo. 
É uma pena, espero que o Codema, quando reativado, faça alguma campanha para salvar o córrego. Quando criança pesquei muito ali.
 
 
 
 
 Fonte: Texto e fotos de Herculano Vanderli de Sousa

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

DESPERTA NO BOSQUE, GENTIL PRIMAVERA...

Desperta no bosque, gentil primavera
Com ela chegou o canto
gorjeio dos sabiás…
trá-lá-lá…

Com lindos trinados,
suaves e belos,
gentis vão os passarinhos,
saudando a primavera…
trá-lá-lá…

Parece que há festa,
é em toda a floresta,
o bosque está perfumado
com flores de manacá
trá-lá-lá…

Essa música me traz saudades dos anos que não voltam mais. Ficaram guardados na minha caixa de lembranças junto com outras preciosidades.

 
Fonte: Fotos de Herculano Vanderli de Sousa via facebook- setembro/ 2016

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

DIA DO FAZENDEIRO!

Dia do fazendeiro é dia do papai, dos irmãos do papai, dos cunhados do papai...

Dia do fazendeiro é dia dos vizinhos do papai, dos sobrinhos do papai...

Salve os fazendeiros e todos que zelam do nosso chão, das nossas matas, dos nossos cerrados...

Salve os animais, os nossos pássaros. Salve a natureza.

E queira Deus e os homens que nossos córregos voltem a regar as margens hoje desaparecidas.

DIA DA ÁRVORE!!!

Salve a árvore frondosa, mangueira de grande porte, em cujos galhos fiz meus balanços para embalar meus sonhos de menina da roça.

Salve os ipês da minha infância que ainda hoje confundo com caraíbas de flores lindas.

Salve a gameleira enorme que abraçou o esquio pé de coco macaúbas.

Salve a buganville, o jasmim, o jacarandá e as árvores de cerrado que quase não exitem mais.


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

MARMELADA... O NOSSO RIO PEDE SOCORRO!!!

 
Esse é o Ribeirão marmelada no dia 17 de setembro de 2016. Com uma lâmina de água de apenas 7 cm. Antes o normal Era uma lâmina de água superor 5 metros de altura. Concluindo. O Ribeirão marmelada na prática está seco. Isso mesmo. Está seco.
Fonte: Caio Ribeiro de Carvalho via facebook 
 
 
 
Fonte: fotos de Sebastião Rogaciano via facebook 
 

Esse é o local mais profundo de onde é captada a água do Marmelada para abastecer as nossas casas, agora será que dá pra acreditar que a água está acabando?
Fonte: Foto de Lourdes Almeida

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

SÁBADO... MUITO VENTO E POUCA CHUVA.

 
VENDAVAL
As donas de casa hoje, domingo, levantaram cedo para reparar a bagunça provocada pelo vendaval de ontem a tarde. Relâmpagos, trovões, picos de energia, ventos furiosos superiores a 70 km, derrubando galhos, árvores enormes, derrubando “out-doors”, destelhando casas...
Ruas, calçadas, praças e quintais ficaram cheios de folhas e galhos de árvores. O vento zunia de forma lúgubre, levando pânico às pessoas. Os garis vão ter muito trabalho segunda-feira. O pior de tudo é que água mesmo, foi pouquinha, pouquinha... Não deu nem para mudar a cor de nosso Marmelada.
Fonte: Herculano Vanderli de Sousa via facebook
 
 
 
Fonte: Fotos de Marta Álvares via facebook

sábado, 10 de setembro de 2016

ELEITORES DE ABAETÉ- MINAS GERAIS

Abaeté tem 18 486 eleitores aptos a votar nas eleições de 2 de outubro.

Esses eleitores vão escolher o prefeito da nossa cidade e os vereadores que vão legislar na Câmara Municipal.


MENSAGENS DOS PELOTÕES QUE DESFILARAM NA CAMINHADA DA INDEPENDÊNCIA.

Centros Municipais de Educação Infantil

“Dª ALVARINA, Dª INA E CRECHE MUNICIPAL “GERALDA FERREIRA DA SILVA”

A leitura é algo muito importante na formação de um indivíduo. Ela estimula o pensamento crítico e a criatividade de quem a pratica. Portanto, é necessário admitir que a leitura tem o poder de transformar e mudar o mundo. E como dizia Monteiro Lobato, um dos maiores escritores que marcou a literatura infantil brasileira “Um país se faz com homens e livros.”

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “CONCEIÇÃO CORGOZINHO”

LENDO A GENTE SONHA, SONHANDO A GENTE REALIZA.

Realidade é aquilo que alguém inventou um dia, e a fantasia é a mãe da imaginação e da criatividade. O mundo precisa cada vez mais de gente criativa, que inventa e se reinventa. O mundo precisa de mais adultos lendo para os filhos antes de dormir, mais crianças com livros nas mãos e mais adultos com mais tempo para brincar com seus filhos.

Que nossas escolas tenham mais cor, mais alegria e que a criançada possa compartilhar e recriar em casa as belas histórias aprendidas em sala de aula numa gostosa brincadeira de faz de conta e de muito aprendizado. E que nessas brincadeiras apareçam as primeiras amizades, muitas descobertas e muita alegria. 

O CMEI traz hoje as crianças e com elas esses importantes personagens que nunca envelhecem. Junte-se a nós nesse fabuloso mundo. Desperte a criança dentro de você: Ela está pronta para fazer você sorrir, brincar, sonhar e realizar!

Escola Municipal Tenente Ezequiel

VIDA SAUDÁVEL

Ter qualidade de vida,sonho de qualquer pessoa, pressupõe hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, harmonia entre vida pessoal e profissional, tempo de lazer e saúde espiritual. Mas tornar isso realidade não é fácil, pois as interferências do mundo moderno, vindas de todo tipo de tecnologia, chegam a agredir o nosso cotidiano.

É dever de todos, escola e família, incentivar desde cedo nossas crianças a ter hábitos de uma alimentação saudável e também na prática de alguma atividade física. Só assim nos tornaremos adultos com uma vida saudável.

Instituto Educacional Criativo de Abaeté

Poema de Neucélia Felix

Minha Pátria à qual respeito / Por ti tenho afeição / Sou grata ao meu berço / Sou grata de coração
Minha Pátria que admiro / Por ti tenho pleno amor / Seus encantos e belezas / Convidados ao louvor
Minha Pátria acolhedora / Da qual tenho intenso orgulho / Não negas raça ou credo / Acolhe a todos sem murmúrio
Minha Pátria esplendorosa / De valor incalculável / Terras férteis, sol, calor / Águas puras és louvável
Minha Pátria, tão bela Pátria / Saúdo-te mãe gentil / Que entre tantos recebem / O airoso nome Brasil

Escolas Municipais Rurais 

Como uma aragem suave, vem chegando a Primavera! A natureza se abraça nesta nova estação do ano.

Setembro tem o sabor do recomeço, do despertar da vida. A natureza renova-se e enfeita-se, surgindo as folhas, as flores e os frutos.

É a época das sementeiras e das plantações. É a estação do ano mais esperada, porque traz mais luz e calor.

Viver a primavera é um presente especial, pois ela brilha para que a vida ganhe mais vida!

E.M. Chico Cirilo

“Era uma vez…”

Basta que alguém pronuncie essas palavras para sabermos que lá vem história! E histórias povoadas de príncipes e princesas, crianças em perigo, soldadinhos de chumbo, lobos, bruxas, anões, gigantes e dragões… Essas histórias conhecidas como contos maravilhosos não morrem jamais: são contados de geração a geração.Estão em toda parte: na voz da mãe, da avó, da professora, nos livros, nas histórias em quadrinhos, nos desenhos animados, no cinema.

Acreditando ser a literatura infantil uma importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem, a Escola Municipal “Chico Cirilo” apresenta o Projeto” Livro Vai, Conto Vem”, com o objetivo de estimular a leitura de tal forma que seja algo prazeroso e não obrigatório, aguçando o imaginário; ampliar o vocabulário das crianças e integrar Família e Escola!

Escola Estadual “Barão do Indaiá”

A Escola Estadual “Barão do Indaiá”, em parceria com as famílias e comunidade, abre suas portas, trabalhando para a formação de cidadãos, capazes de transformar conscientemente o mundo à sua volta.

Capoeira Sol Nascente

A Universidade Brasileira de Capoeira Sol Nascente, juntamente com o Projeto Pé na Ginga e o Projeto Bênção de Bimba, tem a imensa honra de participar mais uma vez do desfile de 7 de setembro em honra a nossa cidade, onde trabalhamos com crianças, adolescentes, jovens e adultos, trazendo educação, respeito, sinceridade, honestidade e evitando as drogas e o crime. Trabalhamos a verdadeira cultura raiz, através de capoeira angola, capoeira regional e várias danças culturais e também contra o preconceito e discriminação. Viva a Nação Rastafári e a Pele Negra! Deus é Fiel!

E.M.Senador Souza Viana 

A Escola Municipal “Senador Souza Viana” desenvolve projetos constantemente como: (antidrogas, valores e virtudes), pois sabemos que as drogas é uma destruição total na vida do ser humano e na sociedade na qual está inserido.

Para que tenhamos atitudes positivas em nossos alunos é necessário desenvolver a conscientização e compreensão da boa convivência com as pessoas no âmbito escolar e na sociedade na qual vive. Portanto, o Projeto Valores o qual estamos trabalhando visa a valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade para que desenvolva a construção da cidadania e do bem estar coletivo.

E. M. Irmã Maria de Lourdes

10 Formas sustentáveis para mudar a Pátria

“Semear idéias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente.”

É preciso nos preocupar com uma Pátria mais justa e igual para todos, levantar a bandeira da conscientização e buscar urgentemente formas sustentáveis de mudar uma realidade que privilegia poucos e exclui muitos.

É fundamental entender que “a base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano, que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a natureza.”

Pensar uma Pátria democraticamente justa e sustentável é pensar num futuro próspero e possível para nossas famílias, nossos próximos e nós mesmos.

Ter uma Pátria onde todos tenham comida na mesa, escola de qualidade, ar puro, respeito entre semelhantes, consumo consciente, justiça, paz, dignidade e igualdade é a razão pela qual levantamos nossa bandeira hoje. Para que tenhamos realmente a garantia de um futuro promissor, sustentável, repleto de cidadãos revestidos de ideais e ações nobres, onde todos os diferentes se tornem iguais.

E. E. Frederico Zacarias

A E. E. “Frederico Zacarias” escolheu o tema “Esporte, um caminho para a cidadania”, por conceber a prática esportiva como instrumento educacional, que visa o desenvolvimento integral dos estudantes, capacitando-os para lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como as necessidades, expectativas e desejos dos outros, desenvolvendo competências sociais, comunicativas e afetivas essenciais na formação individual e social de ser humano.


É um instrumento real de inclusão, como nos foi possível observar nos últimos jogos olímpicos, sediados em nosso País… Atletas do mundo inteiro, de diferentes etnias, idiomas, crenças, culturas e classes sociais, demonstraram a mais perfeita harmonia, primando pelo respeito mútuo e pela paz, encarando as disputas como desafios e jamais como combates. É esse espírito que precisa permanecer conosco. Somos uma Nação de múltiplas faces, mas com a singularidade que deve nos nortear: somos todos brasileiros! Campeões por natureza, por lutarmos diariamente contra as adversidades políticas, econômicas, culturais e sociais nos desafios diários.

E, através da educação, tendo a prática esportiva como uma de suas práticas pedagógicas, faz-se uma contribuição muito importante para que nossos meninos e meninas gozem de plena saúde física, psíquica e moral, valorizando a vida em sua plenitude, distanciando-os cada vez mais do mundo cruel das drogas, da violência e, consequentemente, da exclusão e da marginalização.

CNEC

E, através da educação, tendo a prática esportiva como uma de suas práticas pedagógicas, faz-se uma contribuição muito importante para que nossos meninos e meninas gozem de plena saúde física, psíquica e moral, valorizando a vida em sua plenitude, distanciando-os cada vez mais do mundo cruel das drogas, da violência e, consequentemente, da exclusão e da marginalização.

Ao abraçar o mundo, estas crianças, mostram que as grandes ações para salvar o planeta começam com pequenos atos de responsabilidade de cada habitante.

E.E. Dr. Edgardo da Cunha Pereira



Na desafiante tarefa de educar, a ESCOLA ESTADUAL “DR EDGARDO DA CUNHA PEREIRA” comprometida com o desenvolvimento dos jovens, completa 50 anos. São 50 anos de muitas histórias, lutas, desafios, sucessos e saudades.

Saudades sim, de todos que por aqui passaram, porque a história de uma escola se constrói com gente, com família, com amigos. É uma história mais que humana, é grandiosa e guerreira.

Assim, ao caminhar desses 50 anos, cuidou, com orgulho, de conduzir, incentivar, aproximar e dilatar horizontes.


Por acreditar que é com a cultura que lavramos a alma, esta escola planta, incansavelmente, essa semente capaz de reformular a linguagem humana e embelezar o conhecimento que abraça o mundo inteiro.

Cumprindo seu papel de preservar a cultura, a ESCOLA ESTADUAL “DR EDGARDO DA CUNHA PEREIRA” traz uma pequena amostra de momentos que merecem ser lembrados.

Pelotão UNIFORME ANTIGO:

Atrás de uma nostalgia, percebe-se que modificam-se, com o tempo, os costumes. Um certo saudosismo aflora quando velhos hábitos vêm à tona.

Para valorizar o passado e sua história, nossa escola apresenta os modelos de uniformes mais antigos e que fizeram parte da vida de alguns de nós. Assim como não se esquece a primeira professora, o primeiro livro de histórias, não se esquece também o uniforme com o qual se ingressou na vida acadêmica. Curiosidade para alguns, saudosismo para outros. Afinal, ele foi por muito tempo nossa segunda pele.

Pelotão anos 60/70 :


Chamados Vozes da Denúncia, em que a cultura brasileira acompanha mudanças extremamente radicais. Época de grande festivais de MPB que realçam artistas como Caetano, Gilberto Gil e outros.

Após a revolução de 64, insere-se no Brasil o regime militar e grupos de estudantes e operários são levados à clandestinidade e alguns optam pela guerrilha. Pairava no ar, um clima de depressão. Com a partida de alguns artistas, confirma-se a frase de John Lennon a respeito dos Beatles e do projeto de uma geração: “O sonho acabou”.

As artes, evidentemente, refletiram esse estado de revolta, por meio de obras marcadas pelo desejo de contestação. O Tropicalismo ganhou o rádio e a TV e esse período efervescente terminou com a decretação do AI-5 que acabou com exílio de políticos, artistas e censura de eventos culturais.

PELOTÃO- Anos 80/90


Insatisfação ainda permeia o Brasil. O que corresponde a uma necessidade afetiva, cultural e política dos brasileiros? Essa é a pergunta gritante! Dramas existenciais, denúncia política e social, marginalidade, violência, sonho e fantasia constroem um complexo painel da vida do brasileiro.


Após grande campanha das diretas, elege-se Tancredo Neves e elabora-se também a atual Constituição que ampliou direitos individuais e a liberdade civil.


Nos anos 90, jovens brasileiros de caras pintadas, vão às ruas resgatar uma nação de um governo ineficaz, provando que o forte cria o acontecimento e que“o filho teu, Brasil, não foge à luta”

Pelotão Ano 2.000


Iniciamos o século XXI num cenário em que cada vez mais se fortalece a globalização da economia, acentuam-se potências econômicas e pobreza de países em desenvolvimento. Constata-se a urgente necessidade de agir para assegurar a sustentabilidade do planeta.

Um dos marcos dessa época é, sem dúvida, a comunicação virtual. Vivemos a era da transmissão via internet. Desaparecem-se as barreiras e o mundo todo se encontra, num milésimo de segundo, nesta modernidade. É ponta fabulosa de que dispomos para as mais diversas necessidades. Um mundo conectado aproxima pessoas.

Pelotão Esportes


Meio para voltar a encontrar a fraternidade, partilha, confiança, o esporte disciplina e, acima de tudo, ensinar a superar. O esforço físico, a dedicação e o trabalho em equipe trazem não só medalhas, mas o triunfo no pódio na vida de cada um. Com ele, aprende-se que o êxito não é uma dádiva, mas uma conquista.

Pelotão Normal Ensino Médio- Antigo Magistério.


Finaliza-se o desfile com as alunas da primeira turma do Curso Normal Ensino Médio. O Curso de Formação de Professores em nível Médio, na modalidade Normal, que funciona na escola Dr Edgardo desde fevereiro de 2016 com formação de conclusão prevista para julho de 2017. “Educar é um dom concebido àqueles que, antes de tudo, aprenderam a se doar. O magistério é uma eterna doação de amor, de conhecimento, de experiências de vida.”

Ordem Demolay


Há mais de 96 anos no mundo, a Ordem Demolay é excelência em formação de jovens entre 12 e 21 anos que buscam moldar seu caráter, e tornarem-se bons cidadãos e desenvolverem as qualidades de liderança. Tomando como virtudes cardeais o amor filial, a reverência pelas coisas sagradas, a cortesia, o companheirismo, a fidelidade, a pureza e o patriotismo (novamente representado hoje, neste Sete de Setembro), a Ordem já conta com mais de 12 anos de existência em Abaeté.

UEMG

A importância da Universidade Pública no Município de Abaeté

A UEMG Abaeté – Universidade do Estado de Minas Gerais mostra sua importância por ser a única universidade pública de nossa região. Seus princípios estão firmados no ensino, pesquisa e extensão.


Busca o desenvolvimento profissional e intelectual de seus alunos residentes em Abaeté e nos municípios vizinhos. Colabora diretamente com o desenvolvimento sócio-econômico de seu povo, ajudando assim, no crescimento de Abaeté e nossa região.

Evangélicos


Representando o povo evangélico desta cidade, estão os pastores, homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças.

A Igreja Evangélica reconhece e proclama Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador , tendo a Bíblia Sagrada como única regra de fé, prática, governo e disciplina. Tendo como propósito transformar vidas através da pregação do evangelho de Cristo, restaurando famílias, estruturando jovens, crianças e adolescentes. Fazendo também trabalhos nos lares, evangelismo, teatro, dança, música e demais formas de arte.

Na ação social através da capelania desenvolve projetos de apoio a população tais como: assistência sócia religiosa a hospitais, presídio, asilos, etc. Todo esse trabalho faz parte daquilo que Jesus nos ensinou, para amarmos o próximo como a nós mesmos.

Escola de Artes Cidade Menina


A Escola de Artes “Cidade Menina” é uma instituição cooperativista cultural, constituída por profissionais dos variados setores artísticos. A Escola está sendo fundada pelo ator conterrâneo Brenu Melgaço e tem por finalidade resgatar, motivar e unir o setor cultural do município, contando com estruturas e espaços alternativos, em horário comercial, de forma intercalada. Visando o bem comum e cultural em prol a comunidade Abaeteense e região. 

Rotary Club/Casa da Amizade


O ROTARY INTERNACIONAL É A MAIOR ORGANIZAÇÃO Humanitária do Mundo.

O Rotary Internacional é o responsável pela redução de 99% dos casos de poliomielite (paralisia infantil) em todo o Mundo. O primeiro projeto de vacinar as crianças foi nas Filipinas em 1979. A luta para a sua erradicação continua, com previsão de ser banida do planeta em 2.018.


O Rotary Club de Abaeté foi fundado em 25/06/1985 . 31 anos de serviços prestados à comunidade abaeteense e seu atual presidente é Wender Vilhena Cruz.

Lions


Lions é uma organização mundial de clubes de serviços que se propõe promover o bem estar social. Fundado por MELVIN JONES em 1917, segundo o princípio do voluntariado e fundamentado num mundo com maior justiça social e maior compreensão entre seus semelhantes.

A Associação Internacional de Lions Clubes tornou-se a maior prestadora de serviços humanitários do planeta. Haja visto sua presença ativa em 200 países e um contingente de 1,3 milhões de membros, provando assim que indivíduos de crenças e culturas diferentes podem trabalhar unidos, quando se tem em vista objetivos comuns.


Para os Leões, “Nós Servimos” não é somente um lema, mas sim uma definição de filosofia de vida. O leão tem sempre em mente os seus deveres para com Deus e a Pátria, a amizade com um fim e não como um meio, estar sempre pronto a ajudar o próximo, a consolar o aflito, amparar o humilde e a servir sempre de uma forma desinteressada.

O Lions Clube de Abaeté “Dr. Avelino Dirino Arruda” em seu Ano Leonístico 2016/2017 lança hoje o Projeto: “Lions de Portas Abertas” com o objetivo: de abrir à sociedade uma oportunidade de transformação de vida.

Leo Clube


LEO Clube é uma atividade de LIONS Clubes Internacional para jovens de 12 a 30 anos de idade, com o objetivo de promover os ideais de Liderança, Experiência e Oportunidade. São clubes que hoje existem em vários países do mundo e transformam comunidades em lugares melhores para se viver por meio de inúmeros projetos de serviço.

O Objetivo do LEO Clube é oferecer aos jovens do mundo uma oportunidade de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva, como membros responsáveis da comunidade local, nacional e internacional.

Projeto Handebol e Cidadania: Treino para a Vida”.


O esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Jovens e adultos de nossos dias, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade.

Ante estas necessidades, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), através da 141ª Cia PM / 7º BPM, se propõe a desenvolver o projeto, com o intuito de ocupar estas lacunas, através da prática esportiva.

Atualmente com o número aproximado de 50 crianças e adolescentes do sexo feminino, são ministrados treinos de handebol duas vezes por semana, na quadra do quartel da PMMG. O projeto é acompanhado por um policial militar, por um psicólogo e por treinadores capacitados na pratica do esporte.

Filhas de Jó


As Filhas de Jó Internacional é uma Ordem sem fins lucrativos, discreta e de princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade.

A Ordem baseia-se nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar.


O nome desta Instituição paramaçônica se refere às três filhas de Jó: Kézia (fé), Jemima (pureza) e Keren-Happuck (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as “mulheres mais justas de toda a Terra”. O local onde ocorrem as reuniões é chamado de Bethel que significa lugar sagrado. O Bethel Vigilantes do Quartel desenvolve várias atividades ao longo de cada gestão administrativa (gestões estas que duram seis meses). As principais são: filantropia, eventos para arrecadação de fundos, cerimônias públicas para divulgação da Ordem e comemoração de datas especiais e eventos de integração (como retiros e confraternizações). As próprias Filhas de Jó ficam responsáveis por toda a elaboração, organização e execução de todas as atividades, sendo sempre assistidas pelo Conselho Guardião do Bethel.

A Ordem das Filhas de Jó não é uma religião. Para ser Filha de Jó não é necessário ser de uma religião específica, bastando acreditar em Deus e nas sagradas escrituras, todas as religiões são respeitadas e convivem de forma harmônica.

CEFAC ( Centro Espírita Fé Amor e Caridade)


Jesus é o nosso guia e modelo. Seus pensamentos, parábolas e exemplos cativaram e cativam milhões de pessoas. Os princípios da Doutrina Espírita, em seu tríplice aspecto – Ciência, Filosofia e Religião – fundamentam-se na moral do Cristo, que é a mais elevada expressão da Ética.

Segundo Kardec “O progresso da Humanidade tem seu princípio na aplicação da lei de justiça, de amor e de caridade, leis que se fundamentam na certeza do futuro”. Certamente esse preceito encerra todos os deveres dos homens, uns para com os outros.

Ao espírita compete manter uma conduta ética no cotidiano, em todas as relações que estabelece com o semelhante e a sociedade, ainda que em detrimento de seu interesse pessoal. Cabe-lhe viver e exemplificar a conduta ética no lar, na vida profissional, nos negócios, na política, na administração pública, consultando sempre a consciência, onde está escrita a lei de Deus.

O objetivo da Doutrina Espírita é a melhoria moral da humanidade. É contribuir para a formação de homens de bem. O homem de bem, o verdadeiro cristão, o verdadeiro espírita caracterizam-se pela transformação moral e pelo esforço constante em domar suas más inclinações.

Congado


Agora entram os representantes do Congado, tradicional manifestação folclórica e religiosa de influência africana. Com suas vestes tradicionais eles cantam e dançam, também conhecido como Congada ou Conga, trata-se de um festejo popular que mescla elementos afro-brasileiros com catolicismo na coroação do rei do Congo. É um movimento cultural sincrético que envolve levantamento de mastro, coroações e cavalgadas.Aqui presente desfila o grupo Estrela do Rosário.Essa guarda representa bem o nosso congado abaeteense. 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 


A saúde deve ser entendida em seu sentido mais amplo, como um componente da qualidade de vida.

Saúde é um bem e um direito social, em que cada um deve ter assegurado o exercício e a prática do direito à saúde, com serviços adequados às suas necessidades, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de doenças.

Devemos considerar esse bem e esse direito como parte do exercício da cidadania, que é um referencial e um valor básico que vem sendo utilizado pelo poder público municipal para orientar e definir todas as suas condutas, decisões, estratégias e ações na busca incessante de melhorar cada vez mais os serviços municipais de saúde.


O SUS Abaeté conta com seis PSF’s, seis consultórios dentários, um NASF, uma Academia da Saúde, uma Policlínica Municipal, o Pronto Atendimento Médico Dr. Avelino Arruda, a Farmácia de Todos, mais conhecida como Farmácia de Minas, um Banco de Sangue, o Setor de Controle de Endemias. Para a assistência hospitalar local a Prefeitura Municipal mantém um convênio de subvenção social com Hospital São Vicente de Paulo de Abaeté. E para fiscalizar todos os serviços de saúde temos o Conselho Municipal de Saúde.

“Saúde não é um bem de troca, mas um bem e um direito social”

Secretaria Municipal de Assistência Social, Ação Comunitária e Trabalho.


A Secretaria Municipal de Assistência Social, Ação Comunitária e Trabalho é responsável pela garantia da proteção social a quem dela precisar e pela promoção da cidadania, por meio da implementação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) em Abaeté.


Através de seus equipamentos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) desenvolvemos programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, voltados para diferentes públicos: crianças, adolescentes, vítimas de violência e maus-tratos, idosos, mulheres e qualquer pessoa que tenha sofrido violação dos seus direitos, atendendo aos interesses sociais da população, em situação de vulnerabilidade social.


Além disso, temos também a Horta Comunitária no Bairro São Pedro que traz aos seus envolvidos melhora na qualidade de vida, na vivência urbana e na relação com meio ambiente. O contato com a natureza e com os outros membros da comunidade tem impacto positivo na saúde, no bem estar, na alimentação e na geração de renda e trabalho.

Veículos


Finalizando o nosso desfile os veículos do Conselho Tutelar, Viaturas da Policia Civil e Militar, Meio Ambiente, SUAPI, Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde.