Quando criança me lembro das travessias, no rio são Francisco, principalmente quando ia passear em Martinho Campos com a minha família.
Para cruzar o rio era usada uma embarcação com correntes presas a um cabo de aço e a perícia do mestre operador, que nos levava a salvo até a outra margem. E como eu tinha medo!!!
Fonte:a foto faz parte de um trabalho escolar. Data e fotógrafo desconhecidos.Travessia do rio São Francisco através da antiga balsa.
Na Estação do Pompéu, já em 1930, havia sido construída uma ponte de concreto sobre o rio São Francisco, um grande benefício para o lugar.
Apenas na década de 60,quando foi aberta uma rodovia ligando Pitangui a Abaeté, é que foi construída uma outra ponte de concreto sobre o nosso velho Chico, no Porto das Andorinhas, ligando Abaeté a Martinho Campos.
Aí ficava mais fácil ir à cidade de Abadia pois as barcas se aposentaram naquele trecho e eu fiquei apenas com as cenas gravadas na minha memória ...
Um comentário:
Belo trabalho amigo . Se vc souber a história da balsa do rio sao Francisco e a época , data em que houve um acidente o qual a barca sol tou de seus cabos e rodou rio abaixo , parando muito embaixo , existia na época até um poema e uma canção narrando a tragédia , se souber de algum dado . Livros , jornais , gentileza me informe . Da balsa do porto das andorinhas
Postar um comentário