SEGUIDORES

Mostrando postagens com marcador Festas religiosas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Festas religiosas. Mostrar todas as postagens

domingo, 7 de junho de 2015

EM ABAETÉ MUITAS FESTAS RELIGIOSAS, PROCISSÕES, PRENDAS E LEILÕES...

Abaeté é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, famosa por seu carnaval, cavalgadas, festas maínas e juninas ... 

Além dos prédios modernos espalhados por todo o centro e arredores, as torres de suas igrejas e capelas e muitos outros prédios evangélicos tomam conta da nossa pólis.

Somos um povo festeiro mas também religiosos e devotos de vários santos... Temos o terço dos homens, da Mãe Rainha e também de Santa Rita. Temos festa de Santo Antônio, São João...



segunda-feira, 13 de junho de 2011

TABOCAS E A TRADICIONAL FESTA DE SANTO ANTÔNIO.

No mês de junho o pequeno povoado de Tabocas se transforma numa mistura de religiosidade, fé e também muita música, dança e pedidos ao santo casamenteiro.

É a tradicional festa de Santo Antônio das Tabocas.

A primeira capela do lugar foi construída pelo capitão Davi José Pereira em meados do século XIX para que seu filho pudesse ali exercer o seu ministério.

Com o passar do tempo a primeira capela desapareceu mas outras foram erguidas não deixando morrer a grande demonstração de fé do nosso povo.
Hoje grande número de fiéis devotos de Santo Antônio pagam promessas , rezam a trezena, testemunham sua devoção de pés descalços, caminhando na fria madrugada do dia 13 de junho 13 quilômetros de agradecimentos, devoção e fé.

Agradecendo as bençãos alcançadas ou simplesmente participando da festa, os romeiros rezam, aquecem o coração de fé e confiança, tocam a imagem do santo querido...

Mas a festa também tem barracas e muitas guloseimas, um bom toque de sanfona, fogueira e muita gente animada dançando até o dia clarear para enganar o frio sempre insistente.

Viva Santo Antônio!!!
Viva o povoado de Tabocas!!!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

FOLIA DE REIS.

Fonte: Foto R. Arruda - janeiro/2011.
Na véspera do Natal até o dia de Santo Reis - 6 de janeiro - um grupo de cantadores e instrumentistas andam pelas ruas da cidade entoando versos sobre a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus . É a conhecida Folia de Reis.
Fonte: Foto R. Arruda - janeiro/2011.
Fonte: Foto R. Arruda - janeiro/2011.
Na foto acima, meu amigo Vicente, alegra a folia com sua sanfona "xonada".

Segundo a Wikipédia Folia é uma palavra que define uma festa popular com grande agitação e movimentação pública, caracterizada por dança, música e diversão.
Fonte: Foto R. Arruda - janeiro/2011.
Na folia são utilizados vários instrumentos como sanfona, viola, violão, pandeiro, triângulo, cavaquinho, dentre outros.
Os foliões às vezes usam roupas coloridas e os versos entoados por eles são preservados de geração em geração.Veja alguns versinhos cantados nesta festa religiosa:

"Ó de casa, ó de casa Alegra esse moradô Que o glorioso santo Reis Na sua porta chegô . "

"A ismola que vóis dá Nois viemo arrecebê O glorioso santo Reis É quem vai agradecê."

"Santos Reis vai despedindo Deixando muita saudade. Vai deixando muita benção Pro povo desta cidade."
Fonte: Foto R. Arruda - janeiro/2011.
A folia, quando chega a uma casa fica do lado de fora , enquanto espera a permissão se pode cantar ou não.
Fonte: Foto R. Arruda - janeiro/2011.
Fonte: Foto R. Arruda - janeiro/2011.

Um personagem bem alegre é o palhaço. Ele usa uma máscara bem enfeitada , roupa colorida, dança e é o responsável para pedir os donativos para a festa.
Muitas vezes, o dono da casa pede para ele fazer um sapateado especial chamado lundum ou lundu.
Fonte: Foto R. Arruda - janeiro/2011.
O palhaço com uma máscara bastante enfeitada pede as bençãos para os moradores e a esmola para Santos Reis.
É a hora de agradecer aos donos da casa e tocar a retirada.
Fonte: Foto R. Arruda - janeiro/2011.
Fonte: Foto R. Arruda - janeiro/2011.
Na foto acima a palhaça "Bastiana" com trajes característicos e abaixo com a máscara na mão.
Também não pode faltar a bandeira com a estampa de Santo Reis no presépio. Quando os foliões chegam em uma casa, entregam a bandeira aos moradores, que a beijam com grande respeito e devoção.
Em Abaeté, a Folia de Reis, anima as ruas da cidade, não deixando morrer a tradição desta festa religiosa que encanta moradores e visitantes. Muita gente costuma fazer algumas simpatias no dia de Santos Reis, principalmente com sementes de romã, para garantir a prosperidade no ano que se inicia.

Simpatia feita no dia de Reis:
Pegar 09 sementes de romã. Comer 03 sementes, jogar 03 para trás e guardar 03 na carteira.
Oração para os reis magos.
Gaspar: Santo Rei Gaspar, assim como o Senhor levou ouro para Jesus, peço-vos que não me deixe faltar a paz.
Baltazar: Santo Rei Baltazar, assim como o Senhor levou incenso para Jesus, peço-vos que não me deixe faltar a Alegria e o Dinheiro.
Belchior: Santo Rei Belchior, assim como o Senhor levou mirra para Jesus, peço-vos que não me deixe faltar a Saúde.

Na nossa cidade todos os anos saem várias folias. Algumas fazem a entrega no dia de Santos Reis e outras em datas diferentes. O grupo que foi fotografado vai foliar até dia 15 de janeiro. Segundo um dos foliões, uma parte do dinheiro arrecadado vai para a capela de Santo Reis, situada na Avenida Milton Campos.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO.

Imagem de Nossa Senhora do Rosário feita pelo artista abaeteense Zé Juca.
Foto: Mariana Corrêa- julho de 2009.
Igreja Nossa Senhora do Rosário.
Foto: Mariana Corrêa- julho de 2009.

Festa de Nossa Senhora do Rosário- 11/07/2010
Foto: Wesley Patrick Ferreira Barbosa.

Festa de Nossa Senhora do Rosário-11/07/2010
Foto: Wesley Patrick Ferreira Barbosa.
Festa de Nossa Senhora do Rosário-11/07/2010
Foto:Wesley Patrick Ferreira Barbosa.

Festa de Nossa Senhora do Rosário- 11/07/2010
Foto: Wesley Patrick Ferreira Barbosa

Festa de Nossa Senhora do Rosário- 11/07/2010
Foto: Wesley Patrick Ferreira Barbosa.

Também conhecida como congado ou até mesmo por congo, a congada é uma dança popular folclórica de motivação africana.

Em Abaeté, a primeira guarda, o "Congo Real", foi fundada em 1930 mas a primeira sede da Associação do Congado Nossa Senhora do Rosário foi fundada em 1979 e localizava-se na rua Dr. Antônio Amador, na casa do seu presidente, o senhor Manoel Carvalho. Era formada por apenas duas guardas: Catupé e congo Real.

Hoje a sua sede está localizada na avenida Joaquina do Pompéu, 851.

Essa festa ocorre todos os anos , sempre no primeiro domingo do mês de julho ( com raríssimas exceções) e conta com a presença de várias cidades para tornar o evento ainda mais bonito.