SEGUIDORES

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

HISTÓRIA E MEMÓRIA- ABAETÉ/1959

Fatal acidente de aviação ocorreu ontem, às 11;30 horas aproximadamente, na cidade de Abaeté, ocasionando a  morte do piloto , que era uma figura bastante relacionada e estimada nesta capital, onde residia e deixando gravemente ferido um jovem da sociedade abaeteense.

Procedente de Goiânia, o avião Cessna (...) sobrevoava aquela cidade quando, em consequência de uma pane,projetou violentamente contra o solo. O Cessna era pilotado por Jair de Almeida Praxedes de 34 anos de idade, piloto civil,residente nesta capital à avenida Progresso (...)

                                  EM ESTADO DESESPERADOR
O outro ocupante do aparelho, Silésio Mendonça de 22 anos de idade, caixa do Banco Mineiro de Produção e cunhado de seu infortunado companheiro de vôo, recebeu gravíssimos ferimentos, estando hospitalizado (...) em estado desesperador.

(...)




Fotos do avião antes e depois da queda.



Fonte: As fotos foram cedidas por José Eustáquio de Andrade e Bruno Jordison , abaeteenses amigos e grandes construtores  da nossa história. Obrigada sempre!

Sobre o acidente assim escreveu Dr. José Alves de Oliveira:

"O único acidente aviatório com perda de vida (...), ocorreu dia 29 de abril de 1959. Um pequeno avião de dois lugares, pilotado por Jair de Almeida Praxedes e tendo como passageiro Silésio Mendonça, o conhecido 'Funcho', levantou vôo de nosso campo e, antes de rumar para Belo Horizonte, seu destino, resolveu o piloto fazer vôos rasantes sobre a cidade. Tão rasantes os fez que acabou caindo no quintal de uma casa da rua 13 de maio (...).O piloto teve morte imediata; Funcho e o avião saíram bastante avariados. "                                                                           

5 comentários:

Anônimo disse...

Estou desenvolvendo um projeto de artigo sobre a Maura Lopes Cançado, filha do Jair Praxedes. Você tem esses documentos sobre esse acidente? O jornal, as fotos, enfim, aquardo retorno.Desde ja, obrigado.

edvaldo disse...

Estou fazendo uma pesquisa sobre a Maura Lopes Cançado, filha do Jair Praxedes, gostaria de saber se você tem esses jornais guardados, enfim alguma cópia, obrigado.

Anônimo disse...

Estou fazendo uma pesquisa sobre a Maura Lopes Cançado, filha do Jair Praxedes. gostaria de saber se você tem esses jornais, ou cópias deles, enfim alguma documentação referente ao acidente, desde já, obrigado.

Arruda disse...

Só tenho essas cópias digitalizadas que você pode copiar.

Unknown disse...

Boa noite, sou filha de Silesio Mendonça o sobrevivente desse acidente. Tenho as fotos originais e as fotos do acidente