SEGUIDORES

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

FOTOS ANTIGAS DE ABAETÉ

... Eu não vi minha cidade com os postes no meio da rua iluminando preguiçosamente juras de amor, não rezei na pequena Matriz de duas torres, não conheci o Posto de Higiene mas brinquei e namorei nos bancos da Praça Rui Barbosa, comprei 'decalques' na livraria de Dona Anita Cordeiro e morei na Rua Dr. Antônio Amador nos anos dourados da minha adolescência ...

Santa Casa de Misericórida- Avenida Barão do Indaiá com Rua Frei Orlando.

Hotel Tuffi - Avenida Getúlio Vargas.
Antiga Avenida Getúlio Vargas.
Escola Normal Antiga Rodoviária- Avenida Simão da Cunha com Rua Jáder Moura. Livraria-residência de Dona Anita Cordeiro.Já demolida. Antiga Praça da Prefeitura. Rua Dr. Antônio Amador por volta de 1970. Viação Sertaneja. Praça do Cruzeiro- data desconhecida. Posto de Higiene localizado na antiga Avenida Delfim Moreira com rua Frei Orlando. Casarão na Praça da Matriz que funcionou como escola - já demolido. Banco de Abaeté. Desfile perto do Antigo Casarão demolido em 2009. Antiga Praça Rui Barbosa- atual Praça Dr. Canuto. Essas fotos fazem parte de um arquivo que comecei em 1996, época em que iniciei meus estudos sobre a cidade.

9 comentários:

J. S. disse...

Uma pequena observação...a foto sobre a Avenida Getúlio Vargas que traz a data de "por volta de 1890", penso, é mais recente porque apresenta um vestígio de "modernidades" que se apresentaram à região apenas depois da década de 1920 - a energia elétrica. Não sei os postes que distribuiam a energia vinda de "Bom Despacho"? eram no meio da rua, mas os da CEMIG, parece que foram instalados assim... O que acha?

Unknown disse...

Muito vom esse portal, já que a história de Abaeté está ficando só em fotos, causos e na lembrança dos cidadãos abaeteeenses. Os antigos prédios que tem um grande arcabouço histórico, estão dando lugar à prédios e edifícos...e a história está sendo demolida junto com as construções...deveria criar leis para que os antgos prédios fossem tombados com patrimônio Público!

Antonio disse...

ao ver as fotografias da minha querida Abaeté, senti uma profunda alegria , me vi alí perambulando pela cidade iluminada, ainda com os postes no meio da rua, me senti jovem ainda de calças curtas entrando no Grupo escolar Frederico Zacarias. parabéns pela iniciativa - Antonio Pereira Lopes

maria cristina disse...

Gostei muito de tudo o que vi e li, até agora, neste blog. Peço-lhes que identifiquem todos aqueles casarões que foram demolidos.As imagens
são muito boas, para darem vida a tudo aquilo que tínhamos guardado somente na lembrança. Parabéns!

LEONARDO SILVA disse...

COMO O SITE ESTA FICANDO RICO, QUANTAS FOTOS, HISTORIAS...
FICO MUITO OCNTENTE EM SABER QUE AINDA NOS DIAS DE HOJE HA PESSOAS QUE SE INTERESSAM PELO PASSADO DO NOSSO MUNICPIO, PASSADO ESSE MUITO GRANDIOSO QUE GUARDA HISTORIAS DE PESSOAS,DOS ANTIGOS CASAROES...QUEM SABE DE UM DIA PUDESSEMOS COLOCAR TODO ESSE MATERIAL EM UMA CASA DE CULTURA E HISTORIA DE ABAETE,SERIA MUITO BOM, VER TUDO AQUILO QUE CONSTRUIRAM A NOSSA CIDADE MENINA!

Antônia disse...

Fiquei encantada com o que vi neste blog. Fico feliz em saber que existe uma pessoa tão especial como você, Rita, resgatando a história da nossa cidade Menina - Abaeté, e que ficará para sempre.

Daniel Faber disse...

Fico feliz com tantas historias da minha terra sendo contadas para o mundo. Deus me deu o privilégio de ter nascido em abaeté, vamos mostrar o nome de nossa terra para o mundo...

Jane Azevedo disse...

Nossa ! adorei as fotos de Abaeté. Sou filha da Nancy e neta do Zé Bertúcio e da D. Cessa. Tenho um amopr muito grande por essa cidade. Gostaria de saber se alguém tem foto da casa onde minha mãe nasceuficava naesquina da rua dos (Inconfidentes) ataul Dr.Antônio Amador com José Antônio Pereira, fazia contra esquina com a casa de D. Tininha e Sr Julico.Caso alguém tenha poderia enviar para meu e-mail Janeab@mte.gov.br.
Obrigada abçs a todos

Unknown disse...

Boa noite hoje 28/12/2020 sou filho de José Umberto de Paula .com as duas pernas amputadas e dona silveria Alves da Silva guerreiros muitas saudades dessa cidade maravilhosa talvez alguém conheceu meus pais um abraço a todos