SEGUIDORES

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

HISTÓRIA DE ABAETÉ (TEMPERADA COM UM POUCO DE SAL E PIMENTA)

A capa do livro é do artista abaeteense José Bernardo de Freitas Soares reproduzindo a fachada da primeira Igreja Matriz de Abaeté.

Nesse trabalho para registrar a história de Abaeté, que comecei em janeiro de 2010, tenho usado frequentemente o livro escrito pelo advogado e pesquisador Dr. José Alves de Oliveira.

Com o título História de Abaeté (temperada com um pouco de sal e pimenta), o autor através de uma pesquisa detalhada por seis longos anos, vasculhou velhos arquivos, leu documentos, visitou arquivos públicos e religiosos, ouviu o testemunho dos moradores antigos documentando a história dessa centenária cidade mineira.

O livro, lançado em 1970 no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, contém dados importantes que vão desde o povoamento até a cidade por volta de 1970.

Dr. José Alves de Oliveira nasceu em Abaeté no dia 1º de maio de 1905. Era filho de Orozimbo Alves de Oliveira e Maria Eulália de Oliveira tendo seu pai participado da administração da cidade como agente executivo e como membro da Câmara Municipal.

Concluiu o curso de Direito em 1929 se tornando um competente profissional nesta área.

Em 1934 contraiu núpcias com a também abaeteense Maria José de Oliveira com quem teve 15 filhos, sendo 07 homens e 08 mulheres.

Era também fazendeiro além de ter sido vereador e presidente da Câmara Municipal.

Abusando das palavras do poeta português Jorge Fernando, eu diria que Dr. José Alves de Oliveira ficou na história, na história de muita gente.

2 comentários:

Alexandre Alves disse...

meu avô !!!

Anônimo disse...

Onde posso comprar este livro?
luananoronhajl@gmail.com

Obrigada!