SEGUIDORES

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FAMÍLIA LUCAS PEREIRA E RIBEIRO GUIMARÃES.


No mês de dezembro de 2010 foi o lançamento do livro Raízes de Abaeté do conterrâneo José Antônio Corrêa (Toninho do Quim Corrêa).

O livro conta a história das famílias Lucas Pereira e Ribeiro Guimarães tendo como ponto (origem) comum o Velho da Taipa.

São mais de cem páginas bem ilustradas para o leitor saborear a trajetória de uma das famílias mais numerosas do nosso município. Família essa que vem contribuindo ao longo dos anos para o desenvolvimento não só da região mas indo muito além do rio Marmelada e do São Francisco.

Se trata de um material riquíssimo para quem quer pesquisar a história de Abaeté sendo uma importante fonte de informação e referência para os estudiosos e curiosos dessa grande família abaeteense.

O autor, José Antônio Corrêa, nasceu em Abaeté e seus pais Maria Rosa Gonçalves e Joaquim Corrêa de Souza são membros da família Lucas Pereira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Tonhinho do Quim Correa por esta obra inédita. Acredito que deveria ser esta a preocupação de toda família registrar os fatos mais importantes de sua árvore genealógica até para que as gerações futuras saibam suas origens. Quem desconhece sua verdadeira origem não sabe quem é, isso vale também para o mundo espiritual. Sou também da família Lucas Pereira e fiquei extramamente satisfeito ao descobrir pessoas que anteriormente não sabia que eram parentes. Descobrí até um xará Capitão Alair José Pereira. Eu sei que também há outros Lucas Pereira que não estão registrados no livro, devido ao tamanho da família. Há inclusive um xará de meu pai Sebastião Lucas Pereira, que quando eu morava em Abaeté, morava na rua apelidada "rua do cerrado", mais novo que o pai, e com certeza gostaria que também constasse do livro. A minha mãe é também prima de meu pai, como também há muitos outros primos casados, e gostaria que constasse de uma segunda edição (bem como das outras) a árvore genealógica dela. Acredito também que os Cunhas Pereira devem ter se originado dos Lucas Pereira. Também há os Pereira Chaves, se não me engano. Sem dúvida essa obra foi muito bem elaborada e com certeza despertará o interesse de muitos outros Lucas Pereira e ramificações, bem como outras famílias, para elaborar uma obra semelhante. Com certeza nas minhas idas a Abaeté ainda tirarei muitas de minhas dúvidas. A vantagem destas pesquisas junto a nossos ancestrais é que eles tem o prazer de recordar e relatar suas histórias do passado. Vamos explorar essa facilidade.

Blog do Daniel disse...

Eu sou tetraneto de Francisco Lucas Ferreira, de Coromandel/Patrocínio

Unknown disse...

Gostaria muito de lê este livro e saber mas sobre minha familia Lucas Pereira