SEGUIDORES

Mostrando postagens com marcador Escola Normal Nossa Senhora de Fátima. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Escola Normal Nossa Senhora de Fátima. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de maio de 2013

ESCOLA NORMAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Fonte: Arquivo do blog

No ano de 1933 surgiu a ideia de criar uma escola normal com a participação do professor Afonso Lamounier de Andrade, Dr. Alfredo Barbosa Vieira de Sousa e o farmacêutico Manuel Ferreira Álvares da Silva.



Contaram com o apoio do prefeito Dr. Antônio Amador sendo convocada uma reunião popular e o convite ao Dr. Edgardo da Cunha Pereira para presidi-la.

Na ocasião foi eleita a primeira diretoria do estabelecimento que ficou assim integrada:
Diretor: Dr. Edgardo da Cunha Pereira.
Vice-diretor: Dr. Alfredo Barbosa
Tesoureiro: Manuel Ferreira Álvares da Silva
Secretária: D. Maria da Conceição Soares.

O funcionamento da Escola Normal se instalou festivamente no dia 1º de março de 1934 numa casa situada na Praça da Matriz cedida por Manuel Ferreira.

Obs. A data da foto aqui no jornal não confere com os documentos pesquisados ( livro História de Abaeté, Dr. José Alves de Oliveira e Três Etapas de Uma História de Amor, Irmã Maria de Lourdes Sá Pereira Carvalho)

Em 12 de fevereiro de 1947, chegaram aqui a Madre Maria Dilecta, representante da Superiora Geral e Madre Maria do Bom Pastor que foi a primeira superiora e diretora da Escola Normal.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

O dia 13 de maio é dedicado à Nossa Senhora de Fátima, santa que fez parte da minha vida de estudante.

Lá aprendi a rezar o terço, benzer com água benta, cantar com a Irmã Maria do Desterro, participar das procissões e orações durante as comemorações da patrona da escola.

A gruta bem cuidada e lá dentro a imagem de Nossa Senhora.

Me vi de uniforme, andando pelos corredores, batendo o sino da clausura, correndo pela quadra, cabelos soltos, felicidade estampada no rosto.

As Irmãs foram embora, mas os seus ensinamentos ficaram para sempre. E ainda sinto muitas saudades desses anos que foram tão importantes na minha vida.

Salve Nossa Senhora de Fátima!

Viva Nossa Senhora de Fátima!

Palmas para Nossa Senhora de Fátima!