SEGUIDORES

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ABAETÉ: 133 ANOS DE CIDADE.

Muitos anos depois de escrever sobre a minha cidade, me arrisco novamente a tal tarefa por ocasião do seu 133º aniversário como cidade e 137º de emancipação política.

Andando pelas ruas da cidade numa tarde de domingo pude apreciar a cidade nova que está surgindo. São belas casas e modernos edifícios que agora se espalham por toda parte.

O cartão postal da minha infância e adolescência não existe mais...

Ficou para trás a rua do Capim, a rua do Cerrado, as charretes conduzindo o leite para a “vaquinha”, o apito da Itambé acordando Abaeté,os encontros na porta do cinema. Ficou para trás o animado carnaval dos blocos e das fantasias, o fogão a lenha fazendo picumã no telhado, as serenatas em noite enluarada, a minha juventude vivida com alegria e simplicidade.

Agora são novos tempos. O carnaval traz turistas de toda parte que se divertem atrás do trio elétrico e nos camarotes. BH ficou mais perto e a maioria dos abaeteenses vão além do rio São Francisco ( a passeio ou em busca de um sonho). O tropel dos animais foi substituído pelo ronco dos automóveis e motocicletas. As águas da represa de Três Marias movimenta os finais de semana no Balneário Mangabas, os leilões de gado aquecem a economia, a faculdade facilita a busca do saber e novos rumos são traçados para o nosso povo.

Cidade planejada pelo Dr. Francisco Palmério a pedido do Senador Souza Viana, Abaeté hoje cresce em direção ao céu azul, quem sabe para ficar mais perto das estrelas ou talvez da lua,que ilumina e inspira poetas e compositores.

E nesta longa estrada de existência o velho vai sendo trocado pelo novo e sem nenhum pesar a história vai perdendo registros importantes e a memória sendo aos poucos esquecida ou apenas guardada em pastas amareladas que o tempo vai consumir.

Cidade centenária que tanto encanta e seduz, que busca ser “grande” sem deixar de ser “pequena”, você ainda pode resgatar a caminhada do seu povo, o brilho e a sabedoria de pessoas que deixaram sua marca neste chão abençoado. Ainda há tempo de aprender a valorizar o antigo sem desmerecer o novo, a conviver com a sombra da velha árvore cujas raízes são testemunhas de brincadeiras ingênuas e conversas ao pé do ouvido. De se orgulhar da velha casa, com suas inúmeras janelas de madeira já gastas pelo tempo, e um quintal repleto de flores e amores para quem ali passar.

Abaeté, minha cidade, minha vida, meu pedacinho do céu...





Estas fotos foram feitas numa tarde acinzentada e nada poética mas mostra a cidade que se ergue em direção ao céu.

Fonte: Fotos Rita Arruda - outubro/2010.

5 comentários:

MMS Consultoria Educacional disse...

Parabéns pelas belas, verdadeiras e sábias palavras´que nos leva de volta a um passado recente e ao mesmo tempo nos traz de volta ao presente.

Ğïsä disse...

O blog ta lindo, parabéns, gostoso viajar por aqui ...

Unknown disse...

parabens pelo blog!!!
minha mae e de abaete e todos da minha familia adora essa cidade maravilhosa!!!

jaqueline disse...

É cidade do meu coração te amooooooooo!!! PARABÉNS PELO ESTE BLOG FICOU MUITO BONITO

Helder Rodrigues disse...

Parabéns pelo blog. É muito bom poder ver informações e fotos, conhecer o passado e conservar as informações e histórias de Abaeté para o futuro. Obrigado.