SEGUIDORES

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

BARÃO DO INDAIÁ.

Barão do Indaiá- Primeiro presidente da Câmara Municipal de Abaeté.

Antônio Zacarias Álvares da Silva ( mais tarde Barão do Indaiá) nasceu na cidade de Pitangui, a 5 de novembro de 1821 e faleceu em Abaeté no dia 25 de agosto de 1901.

Era filho legítimo do Major Antônio Álvares da Silva e de D. Ana Felisberto de Oliveira.

Em 15 de maio de 1847 casou-se com D. Isabel Carolina da Cunha Sampaio com quem teve muitos filhos (1) sendo que muitos dos seus descendentes ainda vivem em Abaeté e alguns conservam o “Álvares da Silva” ou apenas “ Álvares”.Ele ainda teve 2 (dois ) filhos naturais : Dr. Antônio Zacarias Álvares da Silva ( Dr. Nico) e Frederico Zacarias Álvares da Silva ( Sinhô).

Lutou pela emancipação do nosso município e foi ele o primeiro presidente de nossa Câmara Municipal onde atuou de 1873 a 1881.

Em 02 de agosto de 1879 recebeu do Governo Imperial o título de Barão do Indaiá , em cujo documento dom Pedro,Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil faz saber:

"... O Coronel Antônio Zacharias Álvares da Silva d’aqui em diante se chame Barão do Indaiá, e que com o referido título goze de todas as honras, privilégios , isenções, liberdades e franquezas , que hão e têm , e de que usam e sempre usaram os Barões, e que de direito lhes pertencerem."

Era alto, um tanto magro, barba e bigodes crescidos, andar mole, voz grossa e forte.

Vivia ele, ora na fazenda Sant'Ana, ora na cidade, onde tinha uma casa no Largo da Matriz ( casa da Botica).

(1) Não consegui ainda averiguar com certeza o número exato de filhos legítimos do barão do Indaiá.

Fonte: OLIVEIRA, José Alves de.- História de Abaeté temperada com um pouco de sal e pimenta.- Belo Horizonte, Impr. Oficial, 1970, 8vo, 497 pp., il., brochura.

15 comentários:

MMS Consultoria Educacional disse...

Continue publicando informações sobre nossos antepassados,assim poderemos conhecer melhor nossa história.

Helder Rodrigues disse...

Vocês sabem onde consigo uma cópia ou exemplar do livro:
"História de Abaeté temperada com um pouco de sal e pimenta"?


Fonte: OLIVEIRA, José Alves de.- História de Abaeté temperada com um pouco de sal e pimenta.- Belo Horizonte, Impr. Oficial, 1970, 8vo, 497 pp., il., brochura.

Arruda disse...

Olá Helder! Você pode adquirir o livro aqui em Abaeté na Floricultura Rose Fleur.Abraços.

Antonio Calabria disse...

Pelo menos um outro filho natural do Barão do Indaiá existiu. Foi ele Franklin Alvares da Silva, pai de Joana Carolina Alvares da Silva, que foi casada com Narciso Alvares da Silva. Narciso era filho dito legítimo do Barão, portanto irmão e cunhado de Franklin. Dessa forma, os sete filhos de Joana com Narciso eram ao mesmo tempo netos e bisnetos do Barão.

Antonio Calabria disse...

Pelo menos um outro filho natural do Barão do Indaiá existiu. Foi ele Franklin Alvares da Silva, pai de Joana Carolina Alvares da Silva, que foi casada com Narciso Alvares da Silva. Narciso era filho dito legítimo do Barão, portanto irmão e cunhado de Franklin. Dessa forma, os sete filhos de Joana com Narciso eram ao mesmo tempo netos e bisnetos do Barão.

Antonio Calabria disse...

Esse Simão da Cunha não é o pai de Aécio Cunha, que por sua vez é o pai de Aécio Neves, ex-governador de Minas?
Sugestão para suas pesquisas: Estulano Calábria, filho do imigrante italiano Felicio Calabria. Estulano foi casado com Davina Selaisin Calabria, com quem teve 10 filhos. Foi ele quem levou a luz elétrica para Abaeté, acho que nos anos de 1920.

Arruda disse...

Prezado Antônio Calábria, obrigada pela visita e pelos comentários deixados no blog.O Simão da Cunha a que me refiro é da família Cunha Pereira e não tem parentesco com o Aécio Cunha/ Aécio Neves.
Quanto ao Estulano Calábria tenho poucas informações sobre ele que consegui através do livro História de Abaeté e também relatos orais de pessoas que o conheceram. Você é filho dele? Tem alguma foto, documento ou informação para acrescentar à sua história? Se quiser pode usar o e-mail que está no perfil do blog.Abraços.

Edson Álvares disse...

Como tetraneto do Barão do Indaiá, estou pesquisando minhas origens. Até agora conseguí identificar 16 filhos do Barão, sua segunda geração:
OS FILHOS DO CORONEL ANTONIO ZACARIAS ÁLVARES DA SILVA (BARÃO DO INDAIÁ)
falecido a 25 de agosto de 1901, primeiro Presidente da Câmara de Dores do Indaiá, c.c. Isabel Carolina Ordones da Cunha Lara, filha do Major José de Deus e de Joana Helena Lopes.

Pais de:

01- José Zacarias Álvares da Silva, batizado a 22-09-1848,
02- Policena Carolina Álvares da Silva, c.c. Coronel Jacinto Álvares da Silva (Jacinto Cipó), filho do Coronel José Luís Álvares da Silva (José Luís dos Guardas), e de Maria Carolina Álvares da Silva.
03- Adelaide Álvares da Silva, c.c. Antônio Feijó Álvares da Silva, filho de Antônio Álvares da Silva e de Cândida Soares de Faria Branco.
04- Belchiorina Carolina, c.c. Theófilo Álvares da Silva (Theófilo Sant’Ana), filho do Capitão Joaquim Antônio Álvares da Silva e de Joana Evangelista de Oliveira Campos.

05- Narciso Álvares da Silva, c.c. Joana Álvares da Silva, filha de Franklin Álvares da Silva e de Josefina Álvares da Silva.

06- João Zacarias Álvares da Silva, c.c. Isabel Álvares da Silva, filha de Teófilo Álvares da Silva (Teófilo Santana) e de Belchiorina Álvares da Silva.
07- Isabel Carolina, c.c. o Desembargador Amador Álvares da Silva, filho de Antônio Alvares da Silva e de Cândida Soares de Faria Branco. Filhos descritos em outro local, neste Capítulo.
08- Frederico Zacarias, falecido solteiro. Era universitário de Medicina.
09- Antônio Alípio Álvares da Silva, c.c. Joana Helena, filha de Teófilo Álvares da Silva (Teófilo Santana) e de Belchiorina Álvares da Silva. Sem filho
10- Dr.Frederico Zacarias, médico , n. a 19-06-1888 e falecido solteiro, em 06-02-1936.
11- Jáder, falecido solteiro.
12- Cornélia, c.c. João Correa de Souza. Residiram em Abaeté.
13- Faustina Carolina Álvares da Silva (Mãe Titina), c.c.Theófilo Ezequiel de Oliveira Campos, filho do Capitão Joaquim Antônio Álvares da Silva e de Ana Jacinta de Oliveira Campos.
14- Josefina Carolina, c.c. Franklin Alvares da Silva, filho do Capitão Joaquim Antônio Álvares da Silva e de Joana Evangelista de Oliveira Campos. Filhos descritos no Capítulo V.
15- Dr. Antônio Zacarias Álvares da Silva (Dr. Nico ), médico, n. a 06-09-1847 e f. a 30-10- 1905, em Dores do Indaiá. Deputado à Assembléia Provincial de 1878, Prefeito de Abaeté em 1890, Deputado ao Congresso Nacional de 1897 a 1905, c. c. Balbina Álvares de Souza e Silva, natural de Pitangui, viuva de Francisco Alves de Filgueira Campos. Sem filhos.

NOTA: Balbina de Souza e Silva foi casada a primeira vez com Francisco Alves de Filgueira Campos, com quem teve uma filha de nome Azejulia de Souza e Silva. Azejúlia de Souza e Silva foi c. c. o Dr. Jacinto Álvares da Silva, os pais do Ministro Dr. Francisco Campos (Chico Campos).
(Ver cópia do artigo publicado no Jornal “O Indaiá” e os filhos do Dr. Jacinto Álvares da Silva).
16- Dr.Frederico Zacarias, médico , n. a 19-06-1888 e falecido solteiro, em 06-02-1936.

Continuo pesquisando, e com certeza, acrescentarei outros dados no futuro.

Unknown disse...

AO UTOR DO BOG ADOREI PORQUE SOU DE ABAETE ESTUDEI NA ESCOLA NORMAL SOU DO TEMPO DO CINEMA FREQUENTAVA MAIS O NOSSO CLUB.PRECISA DESCOBRIR MAIS ALGUMA COISA SOBRE AQUELE MARAVILHOSO CINEMA CONHECI TODAS AS IRMAS. E ACHO QUE PRECISA MAIS COISA SOBRE O NOSSO CLUB FESTA DO CENTENARIO DA PARAQUIA RANCHO ALEGRE PORQUE FOI UMA FESTA MARAVILHOSA.MEU NOME E MARIA APARECIDA MORATO ABRAÇOS

Anônimo disse...

Aqui em casa tem uma lembrança das missões pregadas nas igrejas de Abaeté do ano de 1930 e na frente tem São Miguel arcanjo .

Antonio Pereira Lopes disse...

Me recordo de ter visto
atrás da Matriz, um Grupo Escolar Barão do Indaiá , creio que ainda existe , podeis confirmar?

Ivanize Álvares disse...

Você tem alguma coisa sobre o Antero Feijó Álvares da Silva, o Téo da Vila Vicentina?
Tais como: filiação e nome dos irmãos?

Unknown disse...

Ivanize Álvares, só hoje vi sua mensagem, perguntando sobre Antero Álvares da Silva, o Téo da Vila. Posso informar-lhe que o conheci pessoalmente e passo-lhe alguns dados que estão no livro "Rachel Mascarenhas Vianna - por ela e por nós", de minha autoria e de minha irmã Isabel Vianna Vaz. Resumindo as informações de minha mãe (p. 110-111): Téo possuía fazenda e muitos bens. Na ocasião da colheita, chamava os pobres e dividia tudo com eles. Tinha crédito nas casas comerciais onde comprava roupas e alimentos para a Vila. Era dono de uma das melhores casas de Abaeté. Vendeu-a para seu parente Lili Álvares da Silva, reservando para si o porão. Mudou-se depois para a Vila. Era visto sempre à saída das missas, com uma sacolinha de veludo vermelho pedindo dinheiro para a Vila Vicentina. Téo foi um grande abaeteense. Merece ser mais conhecido. Espero ter esclarecido alguma coisa.
Meu nome é Sílvia M Mascarenhas Vianna. E-mail: silviana.campos@gmail.com
O livro "Rachel Mascarenhas Vianna..." é distribuído gratuitamente.

Unknown disse...

Pode ser meu parente por parte de minha mãe Anália Alvares da Silva

amelia bernardes vargas cunha disse...

Olá, sou tataraneta do Barão, teria notícias relacionadas à família da filha do Barão, Adelaide Álvares da Silva, c.c. Antônio Feijó Álvares da Silva? Especialmente sobre sua filha Maria Carolina Álvares (ou Alves) da Silva, casada com Gustavo Elísio Alves de Mendonça. Datas e locais de nascimento, casamento, morte e quaisquer outras informações.
A propósito, como consigo um exemplar do livro "Rachel Mascarenhas Vianna..." e também do livro "História de Abaeté ..." de José Alves de OLIVEIRA?
Obrigada pelo artigo, vou acompanhar seu blog que descobri hoje!