SEGUIDORES

domingo, 24 de julho de 2011

PASSAGEIRO DO TEMPO.

Passageiro do Tempo é mais que um livro de memórias de José Bento Teixeira de Salles.É também a história de Minas Gerais, especialmente Santa Luzia e Belo Horizonte, entre os anos de 1930 e a virada do século XX.

Nas 446 páginas dessa obra brilhante e envolvente, o autor fala da sua cidade natal, do amor incondicional à sua família, da capital mineira (palco de encontros e lutas, boemia e política), descrevendo detalhadamente toda uma época da qual fez parte e teve uma atuação constante.

Os encontros nos bares da cidade, a família, a famosa rua da Bahia, Gruta Metrópole, faculdade de Direito, UDN, Manifesto dos Mineiros, democracia... tudo isso e muito mais regados pela coragem de uma geração que se tornou testemunha importante da história recente dessa terra das gerais.

Maria Amélia ( sua esposa), filhas, Milton Campos, Cid Rebelo Horta, Edgard da Mata Machado ... Simão Vianna da Cunha Pereira, abaeteense a quem ele se refere com notável admiração em algumas páginas do livro, são alguns dos personagens importantes e personalidades significativas que viveram e fizeram parte da sua grande caminhada.

Ler o Passageiro do Tempo é viver Minas Gerais do século passado.

Nenhum comentário: