SEGUIDORES

sábado, 29 de outubro de 2011

NAS TERRAS DO RIO SEM DONO.

Nas Terras do Rio Sem Dono, o autor retrata a dura realidade vivida no Brasil daquela época no que diz respeito à distribuição da terra.

Conta a história dos trabalhadores rurais e antigos posseiros e a ganância dos grilheiros numa luta desigual e sangrenta por um pedaço do chão bruto.

São páginas reais de uma região marcada por assassinatos de posseiros, violência, exploração, exclusão e arbitrariedades contra o homem do campo.

O autor, Carlos Olavo da Cunha Pereira nasceu na cidade de Abaeté em 1923 numa família de grandes políticos.

Abandonou o curso de Odontologia e entrou para a militância política. Começou suas atividades profissionais no jornalismo por volta de 1940 e em Governador Valadares fundou o jornal "O Combate".

Em 1964 foi para o exílio na Bolívia e depois para o Uruguai tendo retornado ao Brasil em 1979.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MAIS IMAGENS DE ABAETÉ.

A praça Dr. Omar de Andrade enfeitada pelas cores da primavera e abençoada pela chuva que caiu mansamente.
Nuvens escuras anunciando mais chuva... mais fartura.
A cidade que se verticaliza fica mais próxima do céu...
As cores se acinzentam, a paisagem fica nostálgica...
Abaeté sente os pingos d'água que preguiçosamente fazem a alegria de uns e a melancolia de outros.

O cartão postal da cidade ganha tons morenos do anoitecer mesmo com o relógio marcando as badaladas de mais uma tarde.

Fonte: Foto Rita Arruda- outubro/2011.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A PRIMEIRA MISSA CANTADA E O PRIMEIRO TE DEUM NO SERTÃO BRUTO.

Segundo a Wikipédia Te Deum é um hino litúrgico católico atribuído a Santo Ambrósio e a Santo Agostinho, iniciado com as palavras "Te Deum Laudamus" (A Vós, ó Deus, louvamos). Segundo a tradição, este hino foi improvisado na Catedral de Milão num arroubo de fervor religioso desses santos.


Fonte:Data desconhecida.O artigo foi escrito pelo grande historiador dorense Waldemar de Almeida Barbosa e publicado na Revista Semanal Doutrinária "Luzes". Waldemar de Almeida Barbosa nasceu em Dores do Indaiá no dia 23 de outubro de 1907 e faleceu em Belo Horizonte em 2000.

Autor de livros e artigos sobre a história e a geografia de Minas Gerais, historiador de renome nacional e um grande pesquisador da história de Dores do Indaiá e região.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

12 DE OUTUBRO: DIA NACIONAL DA LEITURA.

Fonte: Arquivo Rita Arruda- Convite de conclusão do antigo curso primário guardado cuidadosamente por meu pai durante mais de 70 anos.

"Um país se faz com homens e livros" - Monteiro Lobato.

A Lei 11899 de 08 de janeiro de 2009 institui o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura.

Palavras mágicas, histórias fantásticas, um mundo a descobrir através da leitura... Simples letrinhas que podem fazer maravilhas.Maravilhas esquecidas pelos jovens, que ultimamente se esqueceram dos bons livros, preferindo as teclas que abreviam e encurtam as conversas.

Boa leitura!!!

12 DE OUTUBRO: DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA.

Fonte: Foto Rita Arruda -outubro/2010.

Dia 12 de outubro, além do dia das crianças, também se comemora o Descobrimento da América, o Dia Nacional da Leitura e também o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

Padroeira do Brasil e com devotos fervorosos em Abaeté ...aqui o dia chegou com foguetes em várias partes da cidade, terços, procissão(carreata) e missa na bela capela construída em sua homenagem.

7º BRINCARTE DE ABAETÉ.







Fonte:Fotos Rita Arruda- 12/10/2011.Praça Dr. Amador Álvares.

Afinal chegou o grande dia, o dia ansiosamente esperado por milhares de crianças do nosso município, o brincArte 2011.

A manhã nublada e às vezes salpicada por um sol intenso, ficou ainda mais animada com a chegada de meninos e meninas, fazendo da praça um belo parque onde só vale divertir e ser feliz.

Música, palhaços, brincadeiras, danças, muito sorriso bonito e até mesmo pequenas lágrimas derramadas pelo simples fato de ser criança e querer principalmente o que não pode.

Viva as crianças !!! Viva os organizadores do brincArte !!!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS EM ABAETÉ.

"Brincando de carrinho, Ou de bola de gude, Criança quer carinho, Criança quer saúde ..."(Toquinho, Criança é Vida).

Vem aí a 7ª edição do BrincArte de Abaeté, um projeto da Prefeitura Municipal para celebrar o Dia das Crianças.

Dia 12 de outubro vai ter pipoca, picolé, maçã do amor, cachorro quente, refrigerante e muitos brinquedos para fazer a alegria dos pequenos.

Dos pequenos que agora se lambuzam de felicidade no pula-pula ou simplesmente correndo no meio da praça e um dia vão se tornar belos e valentes abaeteenses para continuar a nossa história.


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SERRA DA SAUDADE.


O livro Serra da Saudade é uma rara preciosidade da história do centro oeste mineiro em cujas páginas o autor Carlos Cunha Corrêa descreve a história de sua terra natal (Dores do Indaiá) e cidades vizinhas.

Editado em 1948 e com marcas profundas das impiedosas traças, as páginas amareladas nos trazem relatos interessantes e importantes do caminho velho para o Alto São Francisco, o picadão dos Guaiases, quilombos, o rancho da Boa Vista,o diamante do Abaeté...

Histórias da nossa gente, da nossa região ... pequenas cidades esculpidas na Serra da Saudade, entremeadas pelas águas caudalosas do São Francisco ou nas curvas do rio Indaiá cheio de diamantes como o Abaeté.

Rios, serras, matas, índios, picadas rumo a Goiás através das nossas trilhas... tudo isso e muito mais você vai encontrar nessa obra do dorense Carlos Cunha.