SEGUIDORES

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

JUSCELINO KUBITSCHEK EM ABAETÉ

A VISITA DE JUSCELINO KUBITSCHEK-1963.
Em meados de 1963 JK vem à Abaeté, já em campanha para a sua futura candidatura a volta ao poder que ocorreria nas eleições de 1967, caso não houvesse o Golpe de 1964 que emplacou o Brasil em um Golpe Militar.

Naquele dia, houve um comício que ocorreu na Praça da Prefeitura, onde Juscelino discursou sobre seus futuros planos e projetos levantando a bandeira de um Abaetense que ele apoiava como futuro candidato à Deputado Estadual nas eleições de 1967, Waldir Mendes Morato de Andrade (irmão do Cici da Sertaneja). Então eleito, o Waldir permaneceu no poder durante a 5º e a 6º legislatura (1967-1975), pelo PL e ARENA respectivamente.

O antigo salão da Câmara Municipal que se localizava no 2º andar da prefeitura (hoje dividido em duas salas) serviu como palco para o almoço servido ao Ex Presidente. Havia muitas pessoas presentes que eram ligadas ao então prefeito de Abaeté na época, Dr. Amador Álvares. 

Finalizando o encontro, Juscelino parte rumo a casa do Dr. Amador onde se encontravam todas aquelas pessoas ligadas ao prefeito, inclusive as “Amadoritas” ( como se dizem), aquelas jovens que estavam sempre juntas ao Dr. Amador em suas caminhadas políticas. Neste espaço houve muitas conversas, debates políticos e inclusive muitas risadas. 

Os relatos forma me concedidos pela Marta Álvares, que estava presente no dia. No entanto ela é a jovem que se encontra ao lado de JK na primeira foto. 

Caso algo esteja errado, nos ajude com correções e também mais informações para incrementarmos este relato, que sem dúvidas é muito importante para nossa cidade.





Fonte: Texto de Lucas Gabriel
            Data: 20/01/2020

Um comentário:

Unknown disse...

Lembro-me desta data como se fosse hoje. Nesta época morava e trabalhava em Dores do Indaiá, no banco Mineiro da Produção S.A. Quando Juscelino chegou em Abaeté, por volta das 10 horas, eu e o Paulo do dr. Amador, que éramos encarregados do fuguetório, sob a supervisão do Joaquim do Lasma, iniciamos o show pirotécnico que durou aproximadamente 30 minutos. Foi foguete que não acabava mais. Contava na época com 21 anos de idade. Hoje tenho 78 bem vividos. Moro em BH desde 1964, sou advogado, ainda atuante, músico, pescador e amigo de muita gente.
Quando Juscelino foi cassado, passei dias, horas, meses e anos angustiado por tão tamanha injustiça. Mas, tudo passou e hoje guardamos sua memória como se estivesse presente entre nós.
HOMEM CORAJOSO, HONESTO,CARISMÁTICO E OUTROS ADJETIVOS, se fosse colocar nesta página, certamente não caberia.
JUSCELINO O MAIOR ESTADISTA BRASILEIRO.

FERNANDO ALVES DE ANDRADE