SEGUIDORES

domingo, 27 de junho de 2010

A RELIGIOSIDADE.

Festa de Santo Antônio em Tabocas- 13/06/2010.
Foto: M. Ferreira.

Festa de Santo Antônio em Tabocas- 13/06/2010
Foto: M. Ferreira.

As Igrejas e capelas com suas torres apontando para o céu, os centros espíritas e os grupos de orações estão espalhados por toda cidade homenageando santos e santas e comprovando a religiosidade de grande parte da população.

A nossa história nasceu e cresceu nas proximidades de uma pequena capela coberta com palhas de indaiá que desapareceu com o tempo mas ainda testemunha a espiritualidade do nosso povo.

Quem se lembra do terço de Santa Rita rezado na capela de São José por Dona Quita?

Da Dona Lulu ensinando catecismo e ensaiando as crianças para coroar Nossa Senhora?

Das procissões de Corpus Christi quando os fiéis num gesto de fé no Criador enfeitavam e ainda enfeitam ruas, janelas e grades para a sua passagem?

Dos terços de Santo Antônio e São João ?

Do rancho alegre animado com direito a arrematar no leilão?

E o Santo Antônio das Tabocas que todo ano leva centenas de pessoas a percorrer vários quilômetros a pé pagando promessas ou simplesmente reverenciando-o?

E os devotos de Santo Antônio na Santa Cruz, de São Geraldo na Oncinha, de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Lagoa de Santa Maria?

E Nossa Senhora Aparecida cobrindo com seu manto sagrado Fumo Bravo , Gonçalves , Porto das Andorinhas e São Simão?

E a fé em Nossa Senhora do Carmo no Paredão, em Nossa Senhora da Conceição no Curtume, em Nossa Senhora de Fátima na Santa Maria dos Cunhas e em São Sebastião na Estação de Pompéu ?

E Nossa Senhora do Patrocínio padroeira da nossa cidade?

Em cada comunidade esses padroeiros abençoam os fiéis que comemoram festivamente os seus santos e não deixam morrer a crença e o culto fervoroso muitas vezes passado de geração em geração.

Proteção...Benção...Espiritualidade...Busca de Deus de formas diferentes...

..........................................................................................................

Nossa Senhora do Rosário é tradição e conserva a mistura cultural através dos séculos reunindo na dança e na oração a beleza e a homenagem à santa querida por tantos.

A Mãe Rainha visita centenas de lares todo mês, fiéis se reunem para rezar o terço e o Zé Maria continua com a Hora do Ângelus emprestando sua voz majestosa nas mensagens de paz, amor e fé.

E além de tudo temos uma santa: Maria Eugênia. Ela que viveu com a simplicidade dos iluminados hoje acalenta corações desesperados que buscam nela a renovação da esperança e a realização de desejos e sonhos.

2 comentários:

ilsinho disse...

a melhor festa de Abaete.
eu recomendo Ailson cabeleireiro

Anônimo disse...

Muito legal todas as suas reportagens
PARABÉNS