
Foto Mariana Andrade Corrêa- julho/2009.

Foto: Ana Rúbia e Camila Eliane.

Foto cedida por Wesley Patrick F. Barbosa.

O nosso arraial começou com a construção de uma capelinha coberta de palhas de indaiá , em 1842, onde mais tarde se ergueu a primeira Igreja Matriz e hoje se encontra a segunda.
Em 1852 surgiu o projeto de contrução da nossa primeira Matriz sendo que a obra durou de 1856 a 1864 e seu construtor foi o Mestre Felício.
Motivo de orgulho para a população, o templo tinha duas torres e uma arquitetura harmoniosa se destacando diante das igrejas de Dores do Indaiá e Pitangui.
Em 1935 a velha Igreja foi substituída pela que temos hoje e com isso a nossa história começou a ficar apenas no papel e nas velhas fotografias.
A peça mais importante da igreja é a imagem da padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio, que, de acordo com as informações da paróquia , foi importada da cidade portuguesa do Porto e doada para a cidade, em 1881, pelo Barão de Caldas e objeto de tombamento pelo Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Abaeté.
Na entrada do templo num armário de vidro podemos ver a Virgem Maria e o Senhor dos Passos. Há também uma imagem de Nossa Senhora da Aparecida, negra, de madeira, de cerca de 40 centímetros de altura.
2 comentários:
Não tem mais fotos da Igreja antiga, queria fazer uma comparação das reformas realizadas
Alguém tem informações sobre um caixao que está na sacristia da igreja?
Postar um comentário