SEGUIDORES

sábado, 18 de junho de 2011

FREI TEÓFILO.


Wálter de Freitas Soares ( mais tarde Frei Teófilo) nasceu em Abaeté no dia 15 de junho de 1930, filho de João Botelho de Freitas e de dona Policena Soares de Freitas.

Estudou os primeiros anos no curso anexo da Escola Normal de Abaeté e o 4º ano no Grupo Frederico Zacarias com a professora Helena Silva.

Fez o curso ginasial em Belo Horizonte no Instituto Padre Machado.

Em 1948 foi para o Seminário Menor em Santos Dumont e depois para o Seminário Maior no Rio Grande do Sul.

Terminado o curso de Filosofia no sul veio para a cidade de Divinópolis estudar Teologia.

Recebeu a ordem de diaconato em Pará de Minas no dia 17 de março de 1956 e a ordenação no dia 19 de agosto daquele mesmo ano, no santuário de Santo Antônio, em Divinópolis.

Gostava de ler um bom livro , de cinema e de visitar a sua família em Abaeté apreciando a comida gostosa e o carinho desmedido da mãe.

Frei Teófilo faleceu no dia 25 de fevereiro de 1964 após um longo período de muito sofrimento devido a doença que consumia as suas energias, o deixando cansado e com muitas dores: lupus eritematoso.

Foi enterrado em Belo Horizonte e seus restos mortais vieram para o cemitério de Abaeté no dia 1º de fevereiro de 1977.

..................................................................................................................

Após a morte de Frei Teófilo sua mãe começou a escrever sobre o filho franciscano que ela tanto amara e em 1982 as anotações feitas por ela foram transformadas no livro Vida de Frei Teófilo.

Suas lembranças vão desde o nascimento do pequeno Wálter, a alegria de ter um filho padre até os últimos momentos num quarto do Hospital São Lucas.

Hoje Frei Teófilo é nome de uma das ruas principais da nossa cidade.

Nenhum comentário: