SEGUIDORES

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MEMÓRIAS DE UM LAVRADOR E FARMACÊUTICO.

" ... selei o meu cavalo, o Castanho, montei e fui para a Estação do Clarindo, no fim da estrada Oeste de Minas, estrada de ferro Bitolina, e lá tomei o trem para a estação de Abaeté ... "
( trecho do livro de Firmino M. Ribeiro)

O autor do livro, Firmino Matias Ribeiro, nasceu em 1903 no Povoado dos Cristos, subúrbio do Arraial Buriti da Estrada, hoje cidade de Pompéu-MG.

Nas 204 páginas do seu livro de memórias ele narra a sua infância, as dificuldades vividas por sua família além de descrever a sociedade e os costumes da nossa região na primeira metade do século XX.

Através da sua descrição podemos conhecer melhor a vida de um lavrador naquela época, trabalhando primeiro em Pompéu e após o casamento passando a residir no município de Abaeté: Gonçalves, Porto de Pompéu, Riacho das Pedras.

Abandona a enxada se tornando mais tarde um farmacêutico no Junco e no Arraial do Bagre ( Felixlândia).

Sua história tem como cenário o chão abençoado do centro-oeste de Minas Gerais, o lombo dos animais ou os carros de bois como transporte, a travessia do São Francisco através da velha balsa, a vida rural, as doenças comuns da época, o colchão de palha de milho rasgada ... a construção da Br- 040 ligando o nosso estado à nova capital.

Nenhum comentário: