Fonte:Facebook via Herculano V de Sousa- D. Tina, João Godero (enfermeiros), Dr. Avelino (médico epidemiologista e sanitarista) Dr. José Lucas (cirurgião dentista), Modesto Pires (professor Modesto, Técnico em analises clínicas e exames laboratoriais) e Inácio Cordeiro (Inácio do cinema, diretor). Eram funcionários do antigo posto de saúde, onde hoje é a policlínica.
Espaço criado para divulgar a história de Abaeté, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais: sua origem, suas festas,suas belezas, suas praças e suas crenças.
SEGUIDORES
quarta-feira, 26 de março de 2014
quarta-feira, 19 de março de 2014
VIVA SÃO JOSÉ!!!
Salve os marcineiros , salve os artesãos e todos vocês que talham a madeira e a transformam em belas obras de arte e simplesmente encantam todos nós.
Salve São José!
domingo, 16 de março de 2014
segunda-feira, 10 de março de 2014
FREI ORLANDO- CAPELÃO DO EXÉRCITO BRASILEIRO
Frei Orlando "Capelão do Exército Brasileiro", nasceu em Morada Nova de Minas. Foi para a Segunda Guerra Mundial, servindo ao Exercito Brasileiro como guia espiritual dos soldados combatentes.
domingo, 9 de março de 2014
FOTOS DE ABAETÉ E REGIÃO.
Fonte: Serra do Palmital - Fausto Gomes de Oliveira via facebook
Fonte: Rio Indaiá -Fausto Gomes de Oliveira via facebook
sábado, 8 de março de 2014
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Hoje, dia 08 de março, dia Internacional da mulher, as garis da nossa cidade foram lindamente homenageadas pelo Lions Clube.
Foi oferecido um saboroso lanche às 5 horas da manhã, ocasião em que também receberam rosas.
Muitas palmas e vivas para as domadoras e leões pela merecida homenagem.
sexta-feira, 7 de março de 2014
FOTOS ANTIGAS E ATUAIS DE ABAETÉ MG
A Casa Moura foi uma das mais tradicionais lojas de nossa região. Lá se encontrava de tudo, desde urinóis até armas de fogo. Quando criança ficava encantado ao ver a ornamentação de natal. Havia uma exposição de brinquedos os quais eram meu sonho de consumo. Reluzentes bicicletas, brinquedos à pilha, bolas de futebol... Na minha paupérrima, porém feliz infância eu sonhava acordado com aquilo que não podia ter...Hoje em seu lugar há um alto e majestoso prédio, mas sem a magia da Casa Moura, cujo slogan era: ontem, hoje e sempre...
Fonte: Fotos e texto de Herculano Vanderli de Souza.
Quando criança senti a beleza, o brilho e a magia da encantada e chic Casa Moura. Na noite de Natal ficava lindamente iluminada, repleta de brinquedos e todos os mimos que Papai Noel nem sempre podia deixar para a meninada aqui da nossa rua.
Quando criança senti a beleza, o brilho e a magia da encantada e chic Casa Moura. Na noite de Natal ficava lindamente iluminada, repleta de brinquedos e todos os mimos que Papai Noel nem sempre podia deixar para a meninada aqui da nossa rua.
quinta-feira, 6 de março de 2014
SAUDADES DO NOSSO CLUBE
Saudades do Nosso Clube
( Herculano Vanderli de Sousa)
( Herculano Vanderli de Sousa)
Verificando meu relicário, deparei com a foto acima dos bons tempos de “Nosso Clube”, onde arrisquei meus primeiros passos de dança. Onde “estreei” meu primeiro terno, apesar de tê-lo adquirido em segunda mão...
“Nosso Clube” foi fundado pelos políticos do PSD (Partido Social Democrático) Já o “Abaeté Clube” fora fundado pela UDN (União Democrática Nacional). Abaeté Clube era mais elitista, Nosso Clube, mais popular, do qual comprei minha cota, já que eu me enquadrava ali.
Saudades dos verdadeiros carnavais, animados por conjuntos, hoje chamados de “bandas”, com trombones, clarinetas, trompetes e bateria, tocando as saudosas marchinhas. Ambiente seleto; forasteiros e visitantes só entravam apresentados por um sócio efetivo.
Havia as chamadas “horas dançantes”, bailes de gala, as famosas quadrilhas conduzidas pelo saudoso maestro Niquinho e animadas pelo Simião Sanfoneiro. Eu esperava ansioso um baile de gala para que eu pudesse estrear minha fatiota. Certa vez fiquei sabendo que haveria um baile em Nosso Clube. Liguei para lá e fui atendido pelo gerente Zé Negrinho, o popular Zé do Clube. Após me identificar, perguntei se o baile era social (Queria saber como seriam os trajes) ele rindo me disse que o baile era social, mas que eu poderia ir assim mesmo, ele me quebraria o galho... Até que finalmente pude estrear meu terno, comprado à duras penas e as prestações, fiquei todo “intimando”...
Os artistas da foto, do conjunto “The Raiders Boys” que animavam as horas dançantes: Ronaldo Soares, Hélio Romualdo, Geraldo Toledo e Moacir Araújo não consegui identificar o baixista. O prédio onde funcionava o clube, hoje é um hotel. Guardo com carinho os recibos das mensalidades do Clube.
Bons tempos que não voltam mais...
Fonte: Texto e fotos de Herculano Vanderly de Sousa
terça-feira, 4 de março de 2014
segunda-feira, 3 de março de 2014
ESSE ANO, SE DEUS QUISER VOU PASSAR O CARNAVAL EM ABAETÉ...
Fonte: Anilde Marques via facebook
Lembro com saudades da marchinha composta por Dr. Sizínio Alberto e que embalou o nosso carnaval e também dos vistantes a partir da década de 70 e que dizia:
Esse ano, se Deus quiser vou passar o carnaval em Abaeté. Lá tem loirinha, tem moreninha, tem escurinha que é um troço de mulher. Ah! eu não consigo esquecer o povo de Abaeté.
O 1º CONCURSO DE MARCHINHAS DE CARNAVAL promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Casa da Cultura de Abaeté, com apoio da Ambev, foi realizado hoje,dia 03 de março, na Praça Dr. Canuto. Foi um SHOW!!!!!!!.
O 1º CONCURSO DE MARCHINHAS DE CARNAVAL promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Casa da Cultura de Abaeté, com apoio da Ambev, foi realizado hoje,dia 03 de março, na Praça Dr. Canuto. Foi um SHOW!!!!!!!.
Veja a vencedora: Marchinha da Vovó, composta por Lúcia Andrade:
Vovó não é mais aquela só de forno e fogão
Hoje ela está moderninha dirigindo o seu carrão
Cuida da sua família com amor e com carinho
Mas pra namorar com o vovô sempre arranja um tempinho
domingo, 2 de março de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)