Em meados de 1963 JK vem à Abaeté, já em campanha para a sua futura candidatura a volta ao poder que ocorreria nas eleições de 1967, caso não houvesse o Golpe de 1964 que emplacou o Brasil em um Golpe Militar.
Naquele dia, houve um comício que ocorreu na Praça da Prefeitura, onde Juscelino discursou sobre seus futuros planos e projetos levantando a bandeira de um Abaetense que ele apoiava como futuro candidato à Deputado Estadual nas eleições de 1967, Waldir Mendes Morato de Andrade (irmão do Cici da Sertaneja). Então eleito, o Waldir permaneceu no poder durante a 5º e a 6º legislatura (1967-1975), pelo PL e ARENA respectivamente.
O antigo salão da Câmara Municipal que se localizava no 2º andar da prefeitura (hoje dividido em duas salas) serviu como palco para o almoço servido ao Ex Presidente. Havia muitas pessoas presentes que eram ligadas ao então prefeito de Abaeté na época, Dr. Amador Álvares.
Finalizando o encontro, Juscelino parte rumo a casa do Dr. Amador onde se encontravam todas aquelas pessoas ligadas ao prefeito, inclusive as “Amadoritas” ( como se dizem), aquelas jovens que estavam sempre juntas ao Dr. Amador em suas caminhadas políticas. Neste espaço houve muitas conversas, debates políticos e inclusive muitas risadas.
Os relatos forma me concedidos pela Marta Álvares, que estava presente no dia. No entanto ela é a jovem que se encontra ao lado de JK na primeira foto.
Caso algo esteja errado, nos ajude com correções e também mais informações para incrementarmos este relato, que sem dúvidas é muito importante para nossa cidade.
Data: 20/01/2020