SEGUIDORES

quarta-feira, 2 de março de 2011

CARNAVAL!!!

Fonte: Carnaval do MAC- foto da família.

O carnaval é uma festa popular muito antiga que chegou ao Brasil por volta de 1750. E de lá para cá vem contagiando cada vez mais os foliões que se divertem atrás dos trios elétricos, nos bailes de salão, escolas de samba...

Danças como o frevo e o maracatu fazem a festa de milhares de brasileiros e estrangeiros e em cada canto do país a alegria é geral.

Em Abaeté segundo reportagem do Nosso Jornal- folha comunitária de Abaeté- “Até a década de 30, o carnaval (...) se resumia ao “entrude”, a brincadeira de molhar o próximo com água de cheiro...”

Mais tarde o carnaval passou a ser realizado nos clubes da cidade. Primeiro no Abaeté Clube. Depois a folia acontecia também no Nosso Clube. É a época das famosas marchinhas que até hoje são lembradas e cantadas por muitos... das deslumbrantes fantasias e blocos carnavalescos enfeitando com seu brilho e cor as ruas e os salões.

"Quanto riso oh quanta alegria Mais de mil palhaços no salão
Arlequim está chorando
Pelo amor da colombina
No meio da multidão"

Muito confete e serpentina!!!

Pierrôs apaixonados ou não, colombinas, odaliscas, palhaços, ... um mundo encantado de fantasias confeccionadas para atrair olhares e aplausos numa disputa animada ao som de Jardineira, Bandeira Branca, Cachaça, Cabeleira do Zezé, Aurora, Abre Alas...

“Um pierrô apaixonado
Que vivia só cantando
Por causa de uma colombina
Acabou chorando, acabou chorando.”

Nessa época o nosso carnaval fazia também muito sucesso com uma marchinha muito cantada e que era mais ou menos assim:

"Esse ano se Deus quiser
Vou passar o carnaval
em Abaeté.
Lá tem lourinha, tem moreninha
tem escurinha que é um troço de mulher.
Ah! eu não consigo esquecer
O povo de Abaeté. (...)


Tinha também carnaval na “sede do Frejó” para quem não frequentava os clubes, desfile de escolas de samba...

“Mulata bossa nova
Caiu no hully gully
E só dá ela
Ê ê ê ê ê ê ê ê
Na passarela.

O MAC ( Movimento dos abaeteenses na capital) trouxe um trio elétrico ( não me lembro o ano) que percorreu as ruas do centro da cidade acompanhado por um grupo animado e alegre apesar de pequeno. Era o carnaval de rua mostrando o seu gingado.

Depois o carnaval foi ganhando as praças e ruas que ficavam lindamente decoradas para a festa , bandas passaram a tocar na praça Dr. Canuto , e com o passar dos anos barracas foram surgindo para atender o grande número de pessoas que ali compareciam desfrutando momentos de alegria e descontração.

“ Linda morena, morena
Morena que me faz penar
A lua cheia que tanto brilha
Não brilha tanto quanto o teu olhar”

A partir de 2003, com o primeiro carnaval temporão da cidade, os trios elétricos inauguraram uma nova era na maior festa popular de Abaeté. Hoje ele é considerado um dos melhores carnavais de Minas Gerais e a cidade recebe milhares de foliões que se unem aos abaeteenses para colorir e alegrar ainda mais as ruas , avenidas e praças.

Para saber mais sobre o carnaval em Abaeté leia o Nosso Jornal- edição de março/2011.

3 comentários:

MMS Consultoria Educacional disse...

Estou aguardando as postagens sobre o carnaval que com certeza serão ótimas, tanto quanto as outras.
Parabéns pelo excelente trabalho.

Arruda disse...

Olá Mércia!Estava sentindo a sua falta. Obrigada pelos comentários carinhosos que me incentivam a continuar registrando a história da nossa cidade.Quanto ao carnaval estou em busca de fotos e mais informações. Em breve, farei mais postagens.Abraços.

MMS Consultoria Educacional disse...

Parabéns mais uma vez e que maravilha,os abaeteenses agradecem o seu empenho em contar nossa história.