SEGUIDORES

domingo, 9 de junho de 2013

REVISTA ELETRÔNICA DO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Histórica - A Revista Eletrônica do Arquivo Público do Estado de São Paulo, nº 56, nov. 2012 

DAS FORMAS DA HISTÓRIA E SEUS PÚBLICOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Gilberto Cézar de Noronha1
Rita Maria Arruda Ferreira 2

Resumo: O texto pretende analisar a experiência de desenvolvimento de um weblog com temática regional, iniciada em 2010 por professores da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. Um projeto que vem seduzindo leitores, seguidores e colaboradores de várias regiões do Brasil e do mundo, sugerindo postagens, enviando fontes primárias e obras historiográficas sobre a cidade-tema. Pretende-se discutir as potencialidades das novas linguagens e das novas formas de organização das narrativas historiográficas, desafios e possibilidades da utilização das TI’s como forma de arquivamento, organização, acesso e divulgação de fontes históricas e como espaço de interpretação colaborativa dos processos históricos.

Palavras-chave: História e seus públicos. Ensino e produção do conhecimento histórico. Novas tecnologias.

Abstract: The text aims to analyze the experience of developing a regional themed weblog, started in 2010 by teachers of Basic Education of Minas Gerais State. A project that enticing readers, followers and collaborators from various regions of Brazil and the world, suggested postings, sending primary sources and historical works about the city theme. It is intended to discuss the potential of new languages and new forms of organization of historiographical narratives, challenges and possibilities of the use of IT’s as a way of archiving, organization, access and dissemination of historical sources and as a space for collaborative interpretation of historical processes.
Keywords: History and its audiences. Teaching and production of historical knowledge. New
technologies.

1 Doutor em História Social. Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia – Inhis-UFU. 
2 Licenciada em Estudos Sociais. Professora de História na Rede Estadual de Minas Gerais. Criadora do Blog abaetemg.blogpost.com. 

NORONHA, Gilberto César de; FERREIRA, Rita Maria Arruda. Das formas da História e seus públicos na sociedade da informação. Histórica, São Paulo, ano 8, n. 56, p. 51-61, out. 2012.


                       Fico feliz com tantas histórias da minha terra sendo contadas para o mundo. Deus me deu o privilégio de ter nascido em Abaeté, vamos mostrar o nome de nossa terra para o mundo... (Daniel Faber, 6 de julho de 2012).

                         Parabéns pelo trabalho bem organizado nesta website [sic]. Abaeté merece um   bom ponto de acesso para todos os seus filhos, inclusive nós que moramos no exterior, mas que temos uma parte de nosso coração nesta terra querida. (Anônimo, 2 de junho de 2011).

                          É muito triste ver como a ambição que os tempos modernos trouxeram tem destruído tantas lembranças dos belos tempos antigos. Pelo que vejo, só restará a memória das pessoas que viveram nessa época. Seu blog tem contribuído muito para que as lembranças de nossa cidade não sejam esquecidas. (Comentário à postagem “Mais um casarão que ficou no passado..,” – Anônimo, 5 de maio de 2012)3.

Abaeté é uma pequena cidade de 22.960 habitantes, situada no centro-oeste de Minas Gerais, no Alto São Francisco, distante aproximadamente 220 quilômetros da capital do Estado, Belo Horizonte. “Cidade Menina” de pracinhas aconchegantes e povo festivo, Abaeté se tornou, desde 20 de janeiro de 2010, o tema principal de um dos empreendimentos mais comentados da região: o blog abaetemg.blogspot.com.
O título e a descrição do blog informam que o novo “ponto de acesso” e encontro dos internautas interessados nas coisas da cidade-tema – mais de 70 mil, em trinta meses de existência – foi criado com o simples objetivo de “divulgar a história de Abaeté, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais”, procurando tratar de “sua origem, suas festas, suas belezas,suas praças e suas crenças”4. Observa-se que o interesse espontâneo dos leitores aponta para uma tendência atual de desejo de participação ativa na escrita da história. Nesse sentido, a experiência se apresenta como uma oportuna possibilidade de apreensão das demandas sociais atuais por conteúdos ditos históricos que nos remetem à discussão das práticas historiográficas da sociedade contemporânea e à crescente preocupação acadêmica com a relação da história com seus públicos.
A criação de um blog temático como o abaetemg.blogspot.com não é proposta inédita. Também não é pioneira a tentativa de escrita da história em grande escala, circunscrita ao regional e ao local. Na própria cidade de Abaeté, para ficar com um exemplo local, poderíamos falar de José Alves de Oliveira e sua bem sucedida História de Abaeté, temperada com um pouco de sal e pimenta5.Tampouco é novidade a utilização da plataforma web na elaboração e divulgação desse tipo de abordagem histórica – com seus acertos e pontos críticos. Poder-se-ia argumentar até mesmo que o blog, com menos de 80 mil acessos em dois anos e meio de existência, seja uma amostra inadequada para um estudo, pois tem pouca influência sobre o público leitor – que tem à disposição mais de 200 milhões de blogs existentes na rede. Portanto, não é pelo recorte temático, pelo número de acessos, nem pela utilização dos recursos das novas tecnologias que o blog pode ser considerado ponto de partida para uma reflexão sobre a história e seus públicos, mas somente pela experiência de construção colaborativa que experimentaram sua idealizadora e seu público.Poderíamos considerar esta apenas como mais uma iniciativa individual perdida na grandiosidade da blogosfera6, como tem sido grande parte de outros tantos blogs temáticos ativos na rede. Entretanto, ao percorrer os liames de constituição desse espaço virtual, percebendo-o como uma experiência histórica significativa (mais que quantitativamente representativa), defendemos que ele traz importantes questões para a reflexão sobre a participação do público na produção de conteúdos ditos históricos, às demandas atuais por registros de memória e à busca de visibilidade. Pretendemos apresentá-lo, portanto, como estratégia de questionamento da relação do historiador de profissão com a história e seus públicos na sociedade contemporânea.
O blog abaetemg.blogspot.com foi criado por iniciativa pessoal da professora Rita Maria Arruda Ferreira numa resposta bastante original às demandas profissionais de um projeto de formação de professores desenvolvido no âmbito da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, ...

Fonte:http://www.arquivoestado.sp.gov.br/historica/edicoes_anteriores/pdfs/historica56.pdf

Nenhum comentário: