SEGUIDORES

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

SALVE ABAETÉ!!!



                                           Salve Abaeté!!!
Rita Arruda

Parabéns Abaeté! 135 anos carregando o nome guerreiro da tribo que existiu na beira do rio dos diamantes.

Parabéns Abaeté! A cada ano um motivo a mais para amar essa terra já centenária mas cantada e eternizada como uma “cidade menina”.

Motivos simples, razões que só o coração abaeteense pode sentir, pois as nossas maravilhas se encontram no coração das pessoas, no sorriso sincero, na simplicidade da nossa gente, na felicidade de quem escolheu aqui para morar...

Cidade hospitaleira que encanta os visitantes.

Povo festivo, berço de violeiros e sanfoneiros apaixonados, congadeiros e bandas animadas.
Pracinhas aconchegantes com bancos de madeira ou cimento  convidando jovens e adultos  para um bate papo à moda da cidade.

Cadeiras na calçada que ainda permitem até um cochilo no final da noite tendo como teto a beleza de um céu estrelado ou a companhia e inspiração de uma lua cheia.

Vizinhos que são irmãos camaradas, café fumegante e saboroso servido com o tradicional pão de queijo feito e assado na hora.

Quitandas famosas, doces e doceiras de fama, queijo redondo, polvilho da roça e rapadura.
Festas religiosas e seculares com leilão e procissão, cavalgadas, desfile de carros de bois mantendo a tradição da região.

Gente bonita e alegre, carnaval que dizem ser um dos melhores de Minas.

Festa de Nossa Senhora do Rosário, represa e balneário, feira de gado, artesanato e feirinha das terças-feiras e sábados.

Bombons caseiros deliciosos, canjica temperada nas noites frias de junho, bolo de fubá , biscoito de queijo e aos domingos frango com quiabo.

Singelas belezas, igrejas e capelas, artistas e cantadores, causos contados debaixo das gameleiras.

Povo alegre que sabe e gosta de receber bem os seus visitantes...

.... e ainda mais 135 motivos para amar Abaeté: terra dos apelidos, poetas e escritores, benzedeiras e a famosa Folia de Reis.

Mas quem ama também cuida  e nós temos problemas que exigem cuidados e uma solução a curto tempo: a área verde da cidade; o lixo jogado nos lotes e periferia da cidade causando mal cheiro e contaminação. Falta lazer e incentivo ao esporte para adolescentes e jovens. As calçadas estão interditadas por entulhos das construções ou mercadorias, dificultando a vida dos pedestres principalmente dos mais idosos; animais abandonados pelas ruas .

A saúde, o trânsito e as esquinas perigosas, bicicletas na contramão e nas calçadas, a Lagoa Sanitária ...

Falta incentivo para a cultura e um local para guardar a memória dessa terra amada.

São muitos os problemas mas não faltam os Silvas, os Sousas e Souzas, os Pereiras e Ferreiras, Noronhas e Ribeiros, Zicas, Arrudas, Oliveiras... abaeteenses  guerreiros e guerreiras para lutar e escrever uma história  cheia de graça e ar puro alicerçada no crescimento sustentável, com participação política, comprometimento com o bem estar da nossa sociedade... 

Um comentário:

MMS Consultoria Educacional disse...

Bela postagem, tão bela quanto nossa cidade menina aqui retratada.