Fonte: Fotos Rita Arruda- junho/2013
Foi mais uma noite de vaias, protestos e aplausos e pudemos assistir de perto ao autoritarismo de alguns membros do legislativo que perderam o controle da reunião e mesmo assim continuaram impondo uma votação polêmica e contraditória. Por diversas vezes o presidente ameaçou pedir ajuda da polícia para retirar manifestantes o que realmente veio a acontecer.
No final a reunião foi encerrada sem votar o projeto de repasse de 100.000,00 para o Sindicato dos Produtores Rurais de Abaeté. Muita gente ficou nas imediações do prédio e vaiava os nossos representantes que parece não querer representar os interesses da nossa gente.
Alguns comentários retirados do facebook mostram que o povo abaeteense acordou e não vai mais permitir abusos contra a população. E esses momentos importantes de uma nova era que está apenas começando precisa ficar bem registrado pois um novo capítulo da nossa história está sendo escrita pelo povo de Abaeté. Leia abaixo alguns desses comentários:
''Até o nosso Centro do Mundo se levanta querendo mais participação política. Tá na hora de um plebiscito mesmo!'' (Gilberto Noronha)
''ALGO INTERESSANTE PARA SE PENSAR.....
Logo após ser declarada o fim da sessão, todas as pessoas desceram, antes dos vereadores e se juntaram a muitos que estavam do lado externo...foi nesse momento que vi os vereadores Có padeiro, Fernando peixinho e Marcelo do dr.Guido... caminhando tranquilamente entre as pessoas.... sendo abraçados... enfim foram recebidos de braços abertos pelo povo.... ou melhor nos braços do povo.
Logo após foram saindo os vereadores, Gê, Celeste, Gilmar, Celinho, Patão e Cachorrão.... estes saíram sendo vaiados, insultados, alguns até sendo escoltados pela polícia....'' ( Luiz Carlos)
''Estamos ainda sem palavras para descrever o que aconteceu hoje na Câmara Municipal. Uma vergonha e falta de respeito dos vereadores com a população.
O presidente da Casa (Valdeci Cachorrão) mais parecia um Ditador. Os vereadores Gilmar, Celeste, Celinho, Gê e Patão envergonharam seus eleitores. Afinal que política de pão e circo é essa? Eles ainda nos acham com cara de palhaços? Pensaram mesmo que a população ia ficar calada? Acharam que conseguiriam nos ludibriar com uma festa e esqueceríamos do nosso cotidiano?
A conta ainda não fecha nas nossas cabeças: Se a prefeitura está atolada em dívidas e está fazendo um empréstimo de 950 mil reais para comprar maquinário, de onde está tirando dinheiro para doar a uma instituição PRIVADA? E pior ainda, um valor exorbitante de 100 mil reais!
Cadê o respeito com a população? Cadê a ética, a moralidade e a transparência? Afinal, tá faltando ou tá sobrando dinheiro? Chega de fazer FARRA com o dinheiro Público. Nós não vamos parar! Abaeté acordou!'' (Ana Paula Sousa)
''Nota 100 para os vereadores Marcelo Vargas, Fernando Peixinho, Có Padeiro que estão defendendo nossa cidade e o povo. Nota zero para resto que representam a vergonha de Abaeté.
Os vereadores de situação traz confusão para o povo da cidade, na mesma hora que aprovam o direito do Prefeito de fazer uma dívida gigantesca de quase um milhão de reais pela necessidade financeira do município. Aprovam uma doação de ajuda ao sindicato no valor de 100.000,00 reais, para fazer uma festa.
Há uma contradição numa mesma situação, no mesmo espaço de tempo... Estão querendo fazer todos de idiotas, ou são idiotas por não ter conhecimento de situações ambíguas de sentido e situações incertas e inversas. '' (Rafael Resende)
''Gostaria de parabenizar os vereadores: CÓ PADEIRO,MARCELO VARGAS E FERNANDO PEIXINHO pela postura de vocês na reunião hoje. Parabéns,vocês representam o povo abaeteense de verdade.Gostaria também de manifestar o tamanho da minha decepçãocom os demais vereadores que representam apenas o PREFEITO,especialmente o vereador em quem votei pensando estar elegendo um vereador comprometido com a população e seus interesses:GILMAR VENDEDOR.Lamento muito! (Fabiana Pereira Silva)
''Sugiro ao Nosso Jornal, fazer uma entrevista com cada vereador, para saber qual conceito deles de prioridade, se eles conhecem a situação real sitiação de cidade, onde o sistema de saúde anda calambiando, o campo do Atlético continua abandonado ,obras inacabadas , ruas cheias de buracos que estão sendo tapados com terra etc. O povo tem direito de saber qual a justificativa de cada vereador para liberação desse dinheiro para uma festa realizada por uma empresa privada festa essa que já conta com patrocínio de grandes empresas que vai gerar lucro e não vai trazer nenhum retorno à prefeitura.'' (Rondinele Pereira)
''O povo já cansou de circo, o povo agora quer respeito, quer viver c dignidade, quer ter seus direitos garantidos , que representantes honestos trabalhando de verdade, e fazendo jus ao salário que recebem. Quer ver os impostos pagos, revertidos em hospitais, na educação, em estradas decentes e principalmente em segurança.''(Laura Miranda)
''Gostaríamos de agradecer primeiramente aos apoiadores do movimento Manifesta Abaeté e aos demais cidadãos Abaeteenses que estavam presentes na Câmara ontem e fizeram valer sua opinião. Sem vocês nada disto teria acontecido. Sem a participação do povo o nosso clamor teria sido em vão.
Os nossos parabéns a Rádio Atividade FM que transmitiu a sessão na íntegra levando a informação de forma séria e transparente aos ouvintes.
Parabenizamos também os vereadores Fernando Peixinho, Marcelo Vargas e Có Padeiro pelo seu posicionamento e defesa do interesse público. Mas atenção! Este foi só o início. Nós do movimento Manifesta Abaeté iremos acompanhar e fiscalizar tudo que acontecer dentro da Câmara durante todo o mandato.
Aos demais vereadores Valdeci Cachorrão, Celinho, Patão, Gê, Gilmar e Celeste o nosso repúdio e indignação. Estamos decepcionados. Vocês envergonharam seus eleitores. Mas nós temos esperança que as coisas possam mudar. A votação ainda não ocorreu. Ainda há tempo de voltar atrás. Vocês terão uma chance de reconquistar a confiança da população. Acordem! Honrem seus votos! Abaeté precisa de vocês!'' ( Manifesta Abaeté)
''Acabei de chegar da reunião realizada na câmara. E tenho uma coisa a dizer à vocês caros abaeteenses. Tenham VERGONHA! Naquele lugar existe capachos do Poder Executivo que mal conseguem abrir a boca. Hoje o assunto tratado como extrema urgência, como foi denominado pelo presidente, foi a doação de 100 mil reais para a EXPOSIÇÃO DE ABAETE. Agora queria que algum de vocês me explique, em um lugar que falta copo descartável no Pronto Socorro, como festa pode ser um assunto emergencial? Uma cidadã abaeteense que expressava sua indignação foi retirada pela polícia como bandida! BANDIDOS SÃO ELES QUE RECEBEM PARA REPRESENTAR O POVO, MAS NÃO CONSEGUEM ARGUMENTAR COM A OPOSIÇÃO! Se o povo não acordar e resolver cobrar de cada vereador que está lá o representando, o Poder Legislativo vai continuar igual a casa da mãe Joana. ACORDA E FAZ ALGUMA COISA MEU POVO!!''( Júlia Alves)
Não poderia deixar de passar aqui para deixar os meus agradecimentos ao Povo de Abaeté. Democracia é isso. Participação efetiva da população. Somos agentes políticos com o dever de representar o povo e buscar atender os seus anseios. Cada Poder tem suas devidas funções e responsabilidades. A todos que compareceram na Câmara Municipal de Abaeté ou que de alguma forma conseguiu captar os trabalhos legislativos do dia 26 deste mês, fica o meus parabéns. Sem a participação da população e sem o diálogo com a população fica difícil caminharmos alinhados com as prioridades de nossa cidade e os desejos do povo de Abaeté. Se por um momento pareceu termos uma vitória com a não votação de um projeto de lei de autoria do Executivo, digo: essa vitória foi das pessoas que estavam presentes na nossa Casa Legislativa. Abaeté vive um novo momento na sua política. Abaeté testemunha uma nova fase em sua vida. Todo manifesto é legitimo e deve ser escutado, entendido e aproximado junto ao Executivo de Abaeté. Assim, conseguiremos colocar as reivindicações na agenda do nosso município. Assim poderemos ter uma Administração mais participativa e transparente.
Um muito Obrigado a todos que me parabenizou,
E fica aqui os meus parabéns a todos que estão efetivamente participando de nossa vida pública! (Fernando Peixinho- vereador)