SEGUIDORES

terça-feira, 15 de outubro de 2013

SAUDADES DA PROFESSORINHA...

(...)  
Que saudade da professorinha

Que me ensinou o beabá

Onde andará Mariazinha

Meu primeiro amor onde andará?

(...)


Saí diretamente da fazenda para a minha primeira escola onde estudei o curso primário com as professoras queridas: Dona Enedina, dona Clarinda,  Dona Maria José, Dona Glaura e Dona Elmira. Além de aprender as primeiras letras e a leitura impecável aprendi também valores, direitos e deveres ... cidadania.

Dali segui para o colégio das Irmãs e pude viver lindos e memoráveis anos, desfrutando de boa educação, colegas amigos, freiras lindas, professores maravilhosos e exigentes na bela arte de ensinar.

Veja alguns comentários retirados do facebook sobre o dia dos professores:


"Obrigada aos meus alunos que me fizeram a professora mais feliz, quando estive professora, e aos meus professores que me deram a importância que eu tinha, quando aluna. Giselly De Boscoli Cunha"

"Muito do que eu sou hoje eu AGRADEÇO aos grandes mestres que eu tive em minha vida.Luiz Otávio Álvares de Almeida"

"Parabéns a todos os professores! Profissão linda, que deveria ser mais valorizada, pois é essencial para o desenvolvimento da sociedade! Parabéns, em especial, à minha Mãe, que já foi minha professora na escola e, mesmo aposentada, continua me ensinando, e a todos os professores que passaram pela minha vida escolar! Carol Melgaço"

"Flores para todos os PROFESSORES! Para eles eu tiro o CHAPÉU!!! LUZES!!! Valério Gabriel"

"Nesse 15/10 fico pensando em como a História nos prega algumas peças. Sobre como valores e a linguagem se invertem e o mestre/professor vira uma categoria subjacente e o ministro, um chefão de Estado - a quem os mestres estão mesmo subordinados. Invertemos os valores. Transformamos o Estado em um fim em si, por vezes dominado pela mediocridade autorreplicativa, e a Escola - aquela que pariu os estados modernos - as convertemos, pelas péssimas condições físicas e de apoio à formação dos mestres, em reprodutórios de complacência e apatia política... E não faço reservas; o melhor poderia ser ainda melhor!
Mas bem, os rastros linguísticos não deixam dúvida de que invertemos esses valores. Veja:
Mestre vem do latim "magister". Matou a charada? Sim, "magister", aquele que faz o "magis", o MAIS; o superior; o exelso pela sabedoria; o ponto de referência social; o sábio; O MESTRE.
Por sua vez, ministro vem do latim "minister", aquele que faz o "minus", o MENOS, a tarefa menos importante; que está em posição mais BAIXA; aquele que serve a um fim.
Se não têm o devido reconhecimento, Mestres/Professores, faço saber que para mim vocês são A BASE e O TOPO da sociedade. Invejo-os e quero um dia ainda também ensinar, se um dia eu puder...

Parabéns a todos os professores. Vocês não são mestres, são maximistros! Saulo Mendes"

Nenhum comentário: