SEGUIDORES

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

CAMINHADA DA INDEPENDÊNCIA 2015- primeira parte



PAZ: Não basta que só as crianças sejam educadas em valores. É preciso que esta educação seja estendida aos pais, professores, comunidade escolar e sociedade. É um trabalho de orientação, conscientização e comprometimento. Porém, os valores não podem ser impostos, sufocando a personalidade da criança, mas percebidos por elas nas atitudes de todos que educam. Portanto, precisamos oferecer uma educação que conduza para a paz, para a formação de valores, e essa educação não pode acontecer apenas de maneira teórica, mas prática, começando pelas crianças.


SOMOS O FUTURO! Nosso Brasil é gigante pela própria natureza. E olha que gigante é uma maneira modesta de se referir ao tamanho da imaginação de uma criança ou de se referir ao futuro dela. Com a instrução recebida na escola e a educação dada pela família forma-se a base do cidadão consciente, ético, responsável, amoroso e preparado para exercer a profissão com a qual melhor se identificar.
Neste desfile trazemos à frente o profissional que prepara todos os outros: o Professor. A principal lição do professor é que ensinar e aprender é processo para a vida inteira. O bom profissional sabe que novos conhecimentos surgem todos os dias e também aprende que precisa saber se comunicar bem com seus clientes. Essas habilidades são estimuladas e desenvolvidas dentro de sala de aula e a prática delas precisa ser cobrada fora dos muros da escola.

Portanto, nós, adultos, temos a importante missão de ajudar esses futuros profissionais desde já. Eles aprendem principalmente com nossos exemplos e aprimoram sua aprendizagem praticando o que aprenderam. O político, gari, médico, enfermeira, cantor, policial ou qualquer outro profissional só será bem-sucedido se souber conviver, ser responsável e atencioso.

É esse o espírito que deve existir em cada um de nós que formamos essa brava gente brasileira. E que pessoas de todas as idades possam amar e ser amadas dentro de nossa pátria, dentro desta grande pátria amada, o Brasil.



Para se construir um mundo melhor, onde reina uma sociedade de paz e de alegria é preciso fazer disso uma vivência experimentada no dia a dia de nossas escolas, trabalhos, relacionamentos. De modo que, em nossa rua, com nossos vizinhos, em nossa cidade, caminhemos com ética, sendo solidários, justos e possamos demonstrar com nossos gestos e atitudes que se é possível viver em um ambiente sem divisões ou disputas. Este é o exemplo que queremos dar aos nossos pequenos, que muito nos ensinam….sabendo acolher o outro com suas opiniões diferentes e fazendo das diferenças, motivos de crescimento e de aprendizado.

A E. M. “Tenente Ezequiel” quer fazer da paz uma bandeira e dos valores morais, éticos e religiosos um jeito de caminhar, apontando para as crianças que o segredo para ser feliz e viver bem é respeitar o outro, valorizá-lo em suas capacidades e, sobretudo, saber que ele me completa, e que, juntos, de mãos unidas, não somos um modelo de perfeição, mas somos muito mais fortes e capazes de grandes mudanças . A paz que precisamos está no esforço que fazemos para tornar o outro feliz!!!

Segundo Dalai Lama, “quanto mais coisas vemos no mundo, mais claro fica que, sejamos ricos ou pobres, instruídos ou não, todos desejamos sermos felizes e evitar o sofrimento. Podemos constatar que de modo geral, as pessoas cuja conduta é eticamente positiva são mais felizes e satisfeitas do que aquelas que descuidam da ética. O que significa a expressão conduta ética positiva, que uma revolução se faz necessária, mas não uma revolução política ou mesmo tecnológica. O que ele propõe é uma revolução humana.”

O Instituto Educacional Criativo usa as palavras de Dalai Lama.


Abaeté reverencia os frades e freiras franciscanos

Quem de nós, nossos pais e avós não ouviu falar ou se lembra dos trabalhos realizados pelos franciscanos em Abaeté? As Freiras que durante 25 anos dirigiram o Colégio Nossa Senhora de Fátima… Quanta formação foi dada especialmente às alunas naquele educandário transformando-as em verdadeiras senhoras professoras e ou donas de casa. Sete de Setembro era comemorado em grande estilo, com muito garbo… Os frades franciscanos realizaram aqui um verdadeiro trabalho missionário se responsabilizando pela maior parte da religiosidade e a prática da caridade em nossa terra…Nada mais justo que homenagear aos franciscanos que aqui deixaram tão grande legado.





Os valores são essenciais para uma boa convivência. Toda educação tem por fim, criar hábitos que tornem possível viver em sociedade e formar adultos responsáveis em busca de um futuro melhor para si e para a humanidade.


“Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade…”

Respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade e a arte do bem conviver são sementes diárias, que a Escola Municipal “Chico Cirilo” lança, no terreno fértil do conhecimento, a todos os seus alunos e comunidade escolar; convidando-os a se tornarem jardineiros da paz!! Esse é o nosso ponto de partida: lançar a semente dos valores morais e éticos para ver florescer a paz e a justiça!!

“Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida!!!!”


Tema: “Valores guiando nossos passos”

“Os valores são regras que fazem a sociedade girar”. Caminhar se aprende cedo, caminhar guiado por valores se aprende sempre, e quanto mais se aprende mais se ensina mais se conscientiza… Uma escola que se alicerce em valores e princípios éticos para educar, ensinar, conviver, socializar, estará fazendo história com certeza de final feliz. “Toda educação humana deve preparar cada um para viver para os outros”, pois a harmonia e solidariedade entre as pessoas é que constrói uma sociedade verdadeiramente democrática.

A independência hoje comemorada só se fortalecerá se alimentada pelos bons e imprescindíveis princípios e valores que trazemos do seio familiar e reforçamos em uma escola pautada pela responsabilidade de ensinar e educar nos valores da ética e do amor. Nós educadores temos em nossas mãos pequenos cidadãos, que podemos e devemos moldá-los com muita humanidade, acreditando sempre que “o humanismo é o valor mais puro que podemos ter. Dele uma série de outros valores existenciais se multiplicam”. Não podemos e nem devemos nunca nos esquecer de que “a preciosidade humana se revela no olhar, nos valores, no pensamento, nos sentimentos, no caráter”.









Escola Municipal “Senador Souza Viana” Educação de Qualidade Transformando Vidas e Promovendo a Paz; destaca no desfile de 7 de setembro relatos de práticas educativas e reflexões importantes indispensáveis que indicam caminhos para melhorar a qualidade do ensino e promover a paz. Os temas tratados demonstram esta preocupação entre educadores, através de uma busca constante de metodologias que os levem a aprender, desenvolver competências e formar valores, acreditando que só pela educação é possível revolucionar as mentes e os corações em busca de um mundo mais fraterno e humano.

Através também do Programa Mais Educação (Escola em Tempo Integral) os alunos são acompanhados pelas práticas pedagógicas e oficinas de cultura, lazer e esporte .






A Universidade Brasileira de Capoeira Sol Nascente, juntamente com o Projeto Pé na Ginga e o Projeto Bênção de Bimba tem a imensa honra de participar mais uma vez do desfile de 7 de setembro em honra a nossa cidade, onde trabalhamos com crianças, adolescentes, jovens e adultos, trazendo educação, respeito, sinceridade, honestidade e evitando as drogas e o crime. Trabalhamos a verdadeira cultura raiz, através de capoeira angola, capoeira regional e várias danças culturais e também contra o preconceito e discriminação. Viva a Nação Rastafári e a Pele Negra! Sob a coordenação do Contra Mestre Gato Preto(MG) e supervisão geral de Mestre Romeu(BA). Deus é Fiel!



Fonte: Fotos Rita Arruda, texto da apresentação retirado da página do Nosso Jornal.

Nenhum comentário: