SEGUIDORES

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ESTAÇÃO DE ABAETÉ- PAREDÃO


A estação de Abaeté foi inaugurada em 1892. A cidade de Abaeté já existia, mas ficava muito distante da estação: está, com o nome da cidade, ficava junto à margem esquerda do Rio São Francisco, a quase 30 kms da sede do município, onde a linha costeava o Rio São Francisco desde a Ponte de Ferro em Martinho Campos até o seu final em Barra do Paraopeba. Em 1962, a linha foi desativada de Martinho Campos para frente até Barra do Paraopeba, e a Estação de Abaeté fechou.

Acima a Locomotiva 58 em frente à Estação de Abaeté "Paredão", em 1950. Ultimamente a Locomotiva 58 encontrava-se no pátio ferroviário de São João Del Rei em péssimo estado de conservação. A Estação de Abaeté "Paredão" e a Ponte de Ferro foram demolidas.

( Antônio Carlos- via facebook)

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma pena que tenhamos perdido tanto com a desativação da linha férrea. Uma pena também nossa história não ter sido preservada. Lembro das histórias de minha avó contando que minha bisavó vendia frutas, como jabuticabas, e doces na estação de Abaeté. A estação ficava localizada onde hoje é a fazenda de meu avô, segundo minha avó foi demolida pelo mesmo, pois servia de parada para muitos andarilhos, o que o incomodava. Já da ponte de ferro, só restam as ruínas dos pilares no meio do São Francisco que ainda resistem ao tempo. Segundo histórias também contadas por minha avó, a forração foi roubada da noite para o dia e nunca mais se teve notícia. É triste saber que a locomotiva 58 se deteriora em São João Del Rei, seria importante a iniciativa de empresários de tentar restaura-la e trazê-la de volta, pois, desses "anos de ouro", parece que foi a única peça que restou pra contar história.