SEGUIDORES

domingo, 1 de maio de 2011

MARIAS, ROSAS E JOÃOS...

Fonte: Foto R. Arruda- abril/2011.

Neste primeiro de maio quero homenagear a todos os trabalhadores através daqueles que fizeram parte da minha história.

Com saudades me lembro do Zé Nico, Peão, João da Izefa, Orlando da Zeca, Cota, Vicente do Sô Toim Preto... que povoaram a minha infância de sonhos e me deram a oportunidade de ser feliz correndo pelos pastos e estradas da fazenda, brincando de nadar no poço de águas barrentas.

Fonte:Arquivo da família-setembro/1986.

As árvores plantadas com carinho, o chão bem cuidado, a prosa no final do dia, a tacha de melado, a rapadura saindo da forma de madeira, o pilão velho de uso, o jirau com o polvilho secando, farinha de mandioca, sabão de coco macaúba...

Vaqueiros, caseiros, mas acima de tudo amigos.

João da Praxedes, Basilinho, Norberto da Rialina que foi um guerreiro na lida com o gado, na comida gostosa feita no fogão a lenha, no terreiro enfeitado de perus, gansos e galinhas, nos versos declamados enquanto tomava a sua cachacinha.

E o santo Divino que mantinha sempre acesa a luzinha da paz, da serenidade... pronto para executar as mais diversas tarefas.

A Lena, a dona Zefina e a Judite lavadeira com as mãos doloridas e calejadas de tanto esfregar a roupa mas um sorriso capaz de interromper uma guerra.

Genis... Marias e Rosas. Josés e Joãos. Trabalhadores e trabalhadoras. Grandes guerreiros e guerreiras que deixaram a "túia" cheia de arroz, colheram o milho, cuidaram do gado, entregaram a roupa limpa , doaram muito da sua própria vida e mal tiveram tempo para aprender a desenhar o nome.

Hoje vocês partiram para sempre ou apenas partiram para o descanso merecido... Pessoas simples que viveram e vivem com simplicidade, ouvindo uma moda de viola, arriscando um toque de sanfona ...

Vocês são personagens importantes na minha vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Linda homenagem a todos os trabalhadores, representados pelas "Marias, Rosas e Joãos"!! Parabéns por esse belo texto!!