SEGUIDORES

quarta-feira, 25 de julho de 2012

DIA DO ESCRITOR




No dia 25 de julho de 1960, após a realização do primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores – tendo João Peregrino Júnior na presidência, e Jorge Amado, como vice-presidente - foi criado o Dia do Escritor. Uma justa homenagem a todos aqueles que receberam o dom de transcrever em palavras, relatos, histórias, fantasias, sentimentos e vivências.

Rendo sinceras homenagens a todos os escritores e escritoras através das internas da Vila Vicentina de Abaeté, que em 1997  presentearam os meus alunos com lindos versos que escreveram apenas para espantar o fantasma da solidão.


“Senhora dona de casa
sai daqui deste salão
eu quero beber um gole
na palma de sua mão.

Minha rodinha, minha rodinha,
me ajude a fiar
eu fio a semana inteira
nem um quarto não dá”.
Autora: Salvina


"Plantei um pé de rosa
numa panela sem fundo
meu amor é bandoleiro
namora com todo mundo

Eu subi naquela serra
prá ver o capim nascer
Avistei o mundo todo
mas você não pude ver
Autora: Nelza

“A estrela corre do céu
eu também quero correr
ela corre atrás da lua
eu quero correr atrás de você.

A cachaça na garrafa
tá fazendo mais que nada;
Quem não canta, tá bebendo
eu que canto, não bebo nada.

Você veste de vermelho
só pra me fazer pirraça.
Pra você que não sabe
é o vermelho que acho graça.

Quando ganhei um cavalo
joguei meu lenço pra trás
A vida de solteiro
é a vida que não se esquece mais.

Meu amor não é este
nem aquele que invém
Meu amor é o Cabrito velho
não mistura com ninguém”.
Autora: Luísa Ferreira Amaral
( Os versos foram publicados em dezembro de 1997 no Nosso Jornal)


A Vila Vicentina foi construída em 1925 através da iniciativa e trabalho dos confrades de São Vicente com o objetivo de dar asilo aos indigentes, abrigando idosos de baixo poder aquisitivo, que por algum motivo, ficaram sozinhos, desamparados ou foram abandonados por seus familiares.


Atualmente, ela também abriga pessoas de diferentes idades e geralmente com problemas diversos ou até mesmo portadores de deficiências, agressivos e que exigem cuidados diferentes e pessoas qualificadas.
Fonte: livro História de Abaeté e Nosso Jornal.

Nenhum comentário: