SEGUIDORES

quarta-feira, 18 de julho de 2012

TRIBUNA DE ABAETÉ- ABRIL/1987

Órgão oficial do município de Abaeté, o jornal trouxe  no seu número 47 uma reportagem sobre o bairro São Pedro, bairro novo da cidade. O material foi enviado pelo historiador abaeteense Antônio Campos de Abreu e faz parte do seu arquivo particular.

Veja alguns trechos da reportagem: São Pedro:um bairro que cresce

O bairro São Pedro é um dos bairros novos da cidade e de importância vital pois nele se acham instalados, além do campo de pouso para aviões, algumas indústrias da cidade.Quem viaja para Belo Horizonte ou Dores do Indaiá vê um entroncamento onde foi construído um monumento, tido como histórico pelos moradores do bairro." O monumento é uma homenagem a São Cristóvão prestada pelo então proprietário da Viação Sertaneja, Moacir Mendes Morato". Houve uma festa muito bonita na inauguração com benção de centenas de caminhões, com missa, discursos e outras coisas mais- afirmou o vereador José Eustáquio, morador da região.Com o surgimento do bairro São Pedro não houve interesse na desapropriação da praça, e o terreno, por pertencer a terceiros, foi vendido, sendo somente regularizado um pequeno triângulo em frente ao bar São Cristóvão, de propriedade do referido vereador, nesse local se encontra o monumento.Sua conservação é um problema, já foi danificada a imagem e a vidraçaria  do nicho da mesma(...)

No entroncamento das ruas Dr, José Feijó,Coronel Jacinto Alves e a BR surgiu a mais nova praça do bairro São Pedro.A praça leva o nome de Francisco Dirino Arruda homenagem justa a um dos batalhadores abaeteense.Francisco Dirino era casado com Dona Maria Dirino Arruda, conhecida como D. Marieta Arruda.O casal teve 20 filhos, dos quais 14 ainda vivem. Era dono da fazenda São Félix, no município de Abaeté,criador de gado e ( ? ).Extraia cal de sua propriedade para construção de todo o município e possuía um bem equipado engenho para cana de açúcar para fabrico de rapaduras e aguardente.Considerado um dos fortes fornecedores de mantimentos para a população da cidade.(...)

O campo para aviões tem para mais de 40 anos de existência. Construído em local bastante apropriado (...) Entretanto, com o progresso e devido ao traçado da BR que liga nossa cidade a Belo Horizonte ou Martinho Campos não há condições de ampliá-lo.(...)

Nenhum comentário: